Projeto em Equipe

14 respostas Resolvido
B

Galera, tranquilo

Minha dúvida hoje é sobre como trabalhar em equipe na parte de desenvolvimento. Gostaria de saber como vocês fazem para trabalhar em conjunto com outros desenvolvedores no mesmo projeto?
Por exemplo, temos um projeto A com algumas classes, ambos os programadores estão abrindo e alterando as classes de acordo com as necessidades, se um programador abrir a classe B e outro programador abrir a mesma classe, tenho certeza que acontecerá um erro, pois alguém vai perder o que fez, como isso funciona? Existe algo para controlar isso? Ou tem que ser tipo Ei! Eu to usando a classe tal, ninguem mexe nela!!!

Por enquanto é isso, vlw

14 Respostas

R
Solucao aceita

Olá meu grande amigo,
Acredito que sua duvida estar relacionado ao desenvolvimento propriamente dito, conforme descrito por você, recomento que estude um pouco sobre github, também tem outras é claro mais essa é uma da mais usada no mercado, com essa ferramenta você poderá desenvolver em equipe e ter um controle bacana dos arquivos que são alterado.
github https://tableless.com.br/tudo-que-voce-queria-saber-sobre-git-e-github-mas-tinha-vergonha-de-perguntar/

https://git-scm.com/book/pt-br/v1/Primeiros-passos-Sobre-Controle-de-Versão

B

Legal cara, estava conversando com um amigo agora e ele comentou sobre o git, vou dar uma olhada nele, vlw mesmo hein

R

qualquer duvida estamos ai, é só chamar.

B

o git é muito burocrático pra quem está começando e se vc tiver um projeto “que te vai render alguma coisa” vc precisará pagar para ter uma conta particular eu gosto muito do:

https://bitbucket.org/product

ele permite até 5 usuarios na mesma conta e é gratuito “se precisar de mais” daí vc paga…

Obs.: Sei que a questão foi resolvida só queria poder dar mais uma opção

R

muito bom também

Oni_Humura

Pra equipes pequenas eu acho melhor o Subversion trabalhando com locks obrigatórios nos artefatos. Acredito que o conceito do Subversion seja mais simples pra quem ainda não tem conceito claro de como funciona o controle de versão.

https://subversion.apache.org/

B

Opa, muito obrigado, vou ler a respeito dessa ferramenta tbm, Vlw!!!

B

Legal, vlw pela dica, vou pesquisar sobre!!

igor_ks

Github é um site/repositório que usa o Git como controle de versão. Não confundem as coisas. O que o autor do tópico está procurando, é sobre versionador de código, portanto: Git

Já em outra resposta, onde disseram que SVN é melhor usar para equipes pequenas. Errado. SVN é um versionador de código mais antigo, e tem bem menos recursos que o GIT. GIT é usado tanto para projetos minúsculos, quanto para projetos gigantescos.

Conclusão: vá de git e seja feliz :slight_smile: . Github e Bitbuckets são repositórios que vc pode usar como opção.

B

Vlw pela dica, deixa eu te perguntar, eu posso usar o Git em conjunto com o GitHub ou com o Bitbuckets, foi isso que vc quis dizer?

igor_ks

isso mesmo, o github e o bitbucket usam o git como versionadores de código

B

Entendi, muito obrigado !!!

B

De fato Git tem mais recursos do que SVN, não discordo, porém pelas equipes que passei notei que equipes menores, de no máximo 10 programadores, se deram melhor com o conceito do SVN do que com Git, o que pode ser simplesmente devido a experiências e cultura da equipe em si do que facilidade dessa ou aquela ferramenta, porém é o que eu vi das equipes que já passei. A minha experiência é que o conceito de versionamento do SVN é mais claro, mas é a opinião de quem trabalha com SVN diariamente e com o Git esporadicamente. Que o Git é mais promissor não se discute, só acho a curva de aprendizado dele um pouco maior.

rmendes08

Concordo @Bruno_Almeida. Eu já trabalhei profissionalmente com as 2 ferramentas e realmente, para quem nunca trabalhou com versionamento de código começar direto no Git pode ser um pouco difícil. Já fiquei a frente de equipes com programadores com pouca experiência em Git e perdemos um bom tempo ensinando a ferramenta ou resolvendo conflitos.

Criado 12 de julho de 2017
Ultima resposta 13 de jul. de 2017
Respostas 14
Participantes 7