Minha dúvida hoje é sobre como trabalhar em equipe na parte de desenvolvimento. Gostaria de saber como vocês fazem para trabalhar em conjunto com outros desenvolvedores no mesmo projeto?
Por exemplo, temos um projeto A com algumas classes, ambos os programadores estão abrindo e alterando as classes de acordo com as necessidades, se um programador abrir a classe B e outro programador abrir a mesma classe, tenho certeza que acontecerá um erro, pois alguém vai perder o que fez, como isso funciona? Existe algo para controlar isso? Ou tem que ser tipo Ei! Eu to usando a classe tal, ninguem mexe nela!!!
Olá meu grande amigo,
Acredito que sua duvida estar relacionado ao desenvolvimento propriamente dito, conforme descrito por você, recomento que estude um pouco sobre github, também tem outras é claro mais essa é uma da mais usada no mercado, com essa ferramenta você poderá desenvolver em equipe e ter um controle bacana dos arquivos que são alterado.
github https://tableless.com.br/tudo-que-voce-queria-saber-sobre-git-e-github-mas-tinha-vergonha-de-perguntar/
o git é muito burocrático pra quem está começando e se vc tiver um projeto “que te vai render alguma coisa” vc precisará pagar para ter uma conta particular eu gosto muito do:
Pra equipes pequenas eu acho melhor o Subversion trabalhando com locks obrigatórios nos artefatos. Acredito que o conceito do Subversion seja mais simples pra quem ainda não tem conceito claro de como funciona o controle de versão.
Github é um site/repositório que usa o Git como controle de versão. Não confundem as coisas. O que o autor do tópico está procurando, é sobre versionador de código, portanto: Git
Já em outra resposta, onde disseram que SVN é melhor usar para equipes pequenas. Errado. SVN é um versionador de código mais antigo, e tem bem menos recursos que o GIT. GIT é usado tanto para projetos minúsculos, quanto para projetos gigantescos.
Conclusão: vá de git e seja feliz . Github e Bitbuckets são repositórios que vc pode usar como opção.
De fato Git tem mais recursos do que SVN, não discordo, porém pelas equipes que passei notei que equipes menores, de no máximo 10 programadores, se deram melhor com o conceito do SVN do que com Git, o que pode ser simplesmente devido a experiências e cultura da equipe em si do que facilidade dessa ou aquela ferramenta, porém é o que eu vi das equipes que já passei. A minha experiência é que o conceito de versionamento do SVN é mais claro, mas é a opinião de quem trabalha com SVN diariamente e com o Git esporadicamente. Que o Git é mais promissor não se discute, só acho a curva de aprendizado dele um pouco maior.
Concordo @Bruno_Almeida. Eu já trabalhei profissionalmente com as 2 ferramentas e realmente, para quem nunca trabalhou com versionamento de código começar direto no Git pode ser um pouco difícil. Já fiquei a frente de equipes com programadores com pouca experiência em Git e perdemos um bom tempo ensinando a ferramenta ou resolvendo conflitos.