Projeto Greenfoot: ensinando programação com joguinhos Java ME

Segue mensagem do Daniel de Oliveira, do DFJUG, nessa nova empreitada de traduzir o projeto Greenfoot

Nós do DFJUG estamos comecando um novo projeto comunitario ao qual pedimos a colaboração do GUJ. Começamos a tradução do material educacional do Greenfoot (www.greenfoot.org), da universidade de Kent, que é software livre e objetiva capacitar crianças a partir dos 5 anos de idade na programação Java, através de joguinhos para celulares.

Nosso objetivo é difundir este conteúdo nos 415 telecentros do Serpro, do qual temos uma parceria educacional por conta do JEDI. São milhares de jovens que poderão se beneficiar desta ação. Para participar da tradução, enviar email para a Luciana em lucianahh@gmail.com

Não conhecia o projeto Greenfoot.

Minha reação ao passear pelo site foi “Cara, que iniciativa maneira!”.

Acho muito legal que lógica (não linguagem de programação específicamente) seja inserida desde cedo no processo de aprendizagem.
Acho que isso ia melhorar e muito os profissionais de diversas áreas.

Grande notícia!

Eu geralmente uso o Scratch, do MIT: http://scratch.mit.edu/

[quote=lgi2020]Não conhecia o projeto Greenfoot.

Minha reação ao passear pelo site foi “Cara, que iniciativa maneira!”.

Acho muito legal que lógica (não linguagem de programação específicamente) seja inserida desde cedo no processo de aprendizagem.
Acho que isso ia melhorar e muito os profissionais de diversas áreas.

Grande notícia![/quote]

Concordo, focar o aluno em uma IDE desde o princípio não é melhor solução

Boa iniciativa, fiz um trabalho de faculdade uma vez utilizando o greenfoot, apesar de ser Java, a ferramenta foca muito no clicar e arrastar para criar joguinhos. Para usuários avançados ela é bastante limitada, mas para quem não tem ainda a noção da lógica de programação e desenvolvimento de jogos é um ótimo começo. Fora que a demanda fará a ferramenta evoluir com certeza, além do mais, é open source!

=D

Caraca…
Não conhecia esse projeto…
Vou querer participar dessa tradução…
Tenho uma filha e já vou indicar isso para ela quando ela começar a ler…
\o

Obs: Ela ainda só tem 2 meses de vida… Mas já tenho planos… kkkkk

Oi gente, estou desenvolvendo utilizando o greenfoot na escola e gostaria de saber de vocês duas informações: é possivel criar uma tela e mostrar uma mensagem no greenfoot? E é possível criar um labirinto simples ou com obstáculos no greenfoot? Se puder, como seria o desenvolvimento do código do jogo? Desde já agradeço. :slight_smile: :*

Selena Melo

Ótima iniciativa, acredito que progamação deveria fazer parte da grade escolar do ensino fundamental e médio nos dias de hoje. Para falar verdade deveria ter sido incluído há dez anos.

Mesmo quem está iniciando na programação java pode participar do projeto?
O projeto é social ou tem fins lucrativos?

Agora que vi que é um post antigo.

Esse tópico não é exatamente de “hoje em dia”. Mas acho que o mercado é cada vez menor.
E reduziu ainda mais depois do Android.

Paulo Silveira,

Uma boa iniciativa séria desenvolver um curso online desse projeto no Alura.
Fica a dica.

Abraços

VEJAM O SEGUINTE : Meu velho veja bem eu estou tentado realizar a multiplicação entre duas matrizes 9x9: matrizMK e a matrizK.inverse().
Contudo a palavra fica com sublinhado vermelho(erro), e a mensagem quando compila é a seguinte: Exception in thread ?main? java.lang.RuntimeException: Uncompilable source code ? Erroneous sym type: Array.inverse.

Como faço para multiplicar a matrizMK com a Inversa da matrizK???
O CÓDIGO:

public static void main(String[] args) {

double[][] matrizMK = {{65,57,36,20,77,155,35,83,165},{90,10,15,76,25,107,13,47,193},{57,36,3,0,101,85,7,121,139},
{27,54,66,18,46,25,62,131,41},{68,47,33,48,6,131,126,24,162},{62,41,99,70,79,105,3,86,137},{14,77,60,76,6,138,98,126,13},
{25,73,78,50,54,113,40,143,41},{9,2,36,0,11,0,0,0,18}};

double [][] matrizK = {{1,0,0,0,0,0,0,0,2},{0,2,3,0,0,0,0,0,0},{0,0,3,0,1,0,0,0,0},{0,0,0,4,0,5,0,0,0},
{0,0,0,0,5,0,0,6,0},{0,3,0,0,0,6,0,0,1},{0,0,0,0,0,0,7,1,0},{1,0,0,2,0,0,3,8,0},{4,0,0,0,0,1,0,0,9}};

//int aux = 0;

System.out.println(?MATRIZ Recebida:?);
Matrix matriz=new Matrix(matrizMK);
matriz.print(5,0);

System.out.println(?MATRIZ chave publica?);
Matrix chave= new Matrix(matrizK);
chave.print(5,0);

System.out.println(?MATRIZ INVERSA da chave pública?);
Matrix inversa= new Matrix(matrizK).inverse();
inversa.print(5,0);

// PRODUTO DAS MATRIZES MK E MatrizK.inverse()

int row, column, i;
double aux;
double c[][] = new double[matrizMK.length][matrizK.inverse()[0].length];
for (row = 0; row < c.length; row++) // multiplicação das matrizes
{

for (column = 0; column < c[row].length; column++) {
aux = 0;
for (i = 0; i < matrizMK[row].length; i++) {
try {
aux = aux + matrizMK[row][i] * matrizK.inverse()[i][column];
} catch (Exception e) {
e.printStackTrace();
}
} c[row][column] = aux;
}
}
// define matriz produto
Matrix matrizProduto = new Matrix©;
System.out.println(“Produtoatriz MK com a matriz Inversa”);
matrizProduto.print(5,0);
}

}

Galera gostaria que alguém pudesse me responder o mais breve possível. Agradeço