Projeto matisse, truque de marketing?

Reproduzindo a notícia do JavaFree , quero a opnião da galera e que falta para melhorar, aspecto de “free design” :wink:

Não sei relativamente muita coisa sobre a api e relacionados do java mas pois experimentei faz dois dias… realmente falta uma ferramenta desta no estilo RAD, mas não concordo em ter quer usar o GroupLayout da JDesktop, já que o seria muito mais produtivo que utilizar o Null layout

Também quero saber o prós e contras destes Layouts.

Valeu galera :mrgreen:

Huhn? :?

Voce e a favor da improdutividade?
O bom e NullLayout?

:shock: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :shock:

ate… :thumbup:
[]'s

Utilizar NullLayout é coisa de programador Delphi/VB, é incrível como a maioria dessas aplicações “comerciais” nunca tem aquele botãozinho “maximizar” ali em cima, e quando tem, fica tudo uma bagunça.

O GroupLayout é uma forma de dar suporte ao free designer nas maquinas virtuais anteriores ao java 6. No mustang, esta api será nativa, e as IDEs interessadas poderão então suportar este tipo de designer tranquilamente, sem inclusão de API adicional alguma, Quanto a layout é indiscutível a sua utilização, porém deve-se sabe-los usar adequadamente, pois todos os layouts padrões podem ser utilizados, bem como de terceiros. Eu trabalho com GUI Swing a algum tempo, e posso garantir que não vivo mais sem layouts managers.
Quanto ao projeto Matisse, é uma forma de facilitar-se o desenvolvimento GUI, já que ele trabalha parecido com o Forms Layout, tem uma implementação diferente, mas a idéia não foge muito.

[]'s

[quote=gui]
Voce e a favor da improdutividade?
O bom e NullLayout?

:shock: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :shock:

ate… :thumbup:
[]'s[/quote]

Claro que não. Mais produtividade do que nunca! Estou testando, não conheço ainda a ferramenta, mas tenho fé que dará… como disse no post anterior

Uma carência que precisa ser preenchida.

Caro gui, acho que se o matisse utilizasse o null layout para fazer o desenho da tela ficaria ao meu ponto de vista o matisse está mais para null layout porém realmente entre os layout não sei o que eles me oferecem.

Reforço também

Rapaz, o gerenciador de layout do Matisse é exatamente a mais completa contraparte do NullLayout.

O NullLayout posiciona os componentes com medidas absolutas e em posições absolutas, já o do Matisse vai exatamente no caminho contrário, posiciona tudo com posições e medidas relativas, pra que quando for necessário mudar o tamanho da tela, com componentes possam mudar de tamanho também.

[quote=Maurício Linhares]Rapaz, o gerenciador de layout do Matisse é exatamente a mais completa contraparte do NullLayout.

O NullLayout posiciona os componentes com medidas absolutas e em posições absolutas, já o do Matisse vai exatamente no caminho contrário, posiciona tudo com posições e medidas relativas, pra que quando for necessário mudar o tamanho da tela, com componentes possam mudar de tamanho também.[/quote]

Agora sim, deu para entender! Mas uma questão como faço herança visual :roll: , vou ter problemas ao utilizar este layout?

Estou testando tudo que for nele! :wink:

public MinhaOutraClasse extends MeuPanelDeBotoes..

// —

Qual tipo de problema voce espera?

valeu? ate… :thumbup:
[]'s

[quote=gui][quote=farribeiro]
Mas uma questão como faço herança visual ?
[/quote]

public MinhaOutraClasse extends MeuPanelDeBotoes..

// —

Qual tipo de problema voce espera?

[]'s[/quote]

Na verdade a pergunta foi mal interpretada, eu perguntei sobre na hora da herança visual irei ter problemas? ou terei que trabalhar com um Border Layout e um Painel com GroupLayout?

Acredito que o GroupLayout nao sera a solucao
para TODAS as situacoes…

[]'s

[quote=gui]Acredito que o GroupLayout nao sera a solucao
para TODAS as situacoes…

[]'s[/quote]

Então o correto é fazer um coquitel de Layouts :roll:

Vou fazer o meu. :wink:

Valeu :mrgreen:

Cara, baixa o eclipse 4.2dev, instala, e faz um testes como matisse.

É muito bom, eu nunca vi nada igual nem em VB, Delphi ou qualquer coisa, to aqui abismado. Da até vontade de desenvolver com Swing. Muito facil. Muito massa ver as telas como elas se espandem, parece que ele adivinha como eu queria que funcionasse.

Eu só tenho uma questão sobre o Netbeans. Porque o editor JSP dele é tão ruim. Fica coloridinho, mas eu coloco qualquer coisa no código e ele NUNCA diz que esta errado. Muito chato isso.

marcelo, o eclipse 4.2 não tem matisse, ou melhor, em existe :mrgreen:

Não é isso cara, eu não uso nem o NetBeans, nem o Eclipse. Mas eu torço muito pelo sucesso dos dois (em especial pelo sucesso do NetBeans).

Mas um editor que eu escrevo no JSP:

System.out.pasdasldkjh(lkjad)

e ele não aponta o erro fica dificil de torcer neh.

No 4.2 tem o mesmo esquema do Eclipse, fica um quadradinho verde no canto superior direito informando que o arquivo esta sem erros, e eu vendo os erros, ele apontando que não tem erros, e eu vendo os erros… Agrrrrrrrrrr!!!

[quote=marcelomartins]Mas um editor que eu escrevo no JSP:

e ele não aponta o erro fica dificil de torcer neh.[/quote]

Pra todas as coisas na vida tem Eclipse. Pra outras, IntelliJ :wink:

[quote=cv][quote=marcelomartins]Mas um editor que eu escrevo no JSP:

e ele não aponta o erro fica dificil de torcer neh.[/quote]

Pra todas as coisas na vida tem Eclipse. Pra outras, IntelliJ ;)[/quote]
hehehe… muito bom… :wink:

Bem que os desenvolvedores do NetBeans poderia fazer um estagio na JetBrains :mrgreen:

Nesse caso tem que copiar tudo mesmo. Não falta muita coisa pro NetBeans ser um produto comparavel os concorrentes, mas esses detalhes fazem toda a diferença.

JGoodies Forms + Abeille (para quem é absurdamente preguiçoso). Ta-da.

Onde posso encontrar este eclipse? Fiu no www.eclipse.org e não achei nada a respeito

Realmente concordo, eu de primeira impressão somente deixava a tela mais alinhada, mas depois que o Maurício deu um toque, percebi a força do matisse.

O editor do netbeans realmente não é bastante eficiente… acho que realmente precisa é união das qualidades das duas IDEs para que o mundo java fique perfeito. :wink:

Editado

Foi mal… realmente não sabia, sobre o eclipse!

Bah, vocês não perdoam hem! Custavam falar palavras de apoio do tipo:

:mrgreen:

Acho que vou dormir… :roll: