Projeto Mono

Se estava escrito isso na JavaMagazine, não é bem verdade.

A licença da especificação do J2SE permite que exista uma implementação open-source, mas a especificação nunca será open-source nem a Sun vai fazer isso para essa versão, que eu saiba.

A Sun está suportando um processo mais aberto para a implementação deles, mas daí a ser open-source, é outra coisa.

:?
VC tem tetalhes sobre esse assunto?
Parece que estamos caindo em um novo assunto.
Devemos criar um novo post?

Que detalhes você quer, exatamente? :slight_smile:

Eu sei que existe uma discução entre a comunidade do software livre (aqui entende-se como as pessoas que usam a licença GPL em seus aplicativos) e a sun.
Me parece que a cimunidade quer ou está tentando desenvolver uma JVM Sobre a licença GPL. Segundo eles a SPL (Sun Public Licence) é muito restritiva.
Algumas pessoas na Sun dizem que o Java é livre porque vc já pode baixar os fontes no site. Só que os mais “Xiitas” com relação a GPL dizem que não justamente porque a licença que a Sun usa impoe algumas restrições consideradas severas pela comunidade GPL.
Em alguns artigos na Java Magazine dizia que a Sun reconhecia as falhas na Licença SPL e estava trabalhando para modifica-la.
Depois surgiu este artigo dizendo que talves a Versão 6 (Mas apenas a versão 6) fosse lançada nos padrãoes de software livre exigido pela comunidade.
A idéia é ter uma implementação de JVM livre Suficiente para a comunidade dar continuidade no projeto. Tal como aconteceu com o firebird

O fato de a JVM da Sun nao ser opensource (e opensource nao quer dizer necessariamente ser GPL, mas sim usar uma licenca reconhecida pela OSI) incomoda tanto assim? Qual eh o problema, afinal? Nao poder ser inclusa no Debian? Hmmm.

Sobre a Sun liberar ou não como open-source, pra mim tanto faz contanto que a comunidade consiga fazer uma JVM tão, digamos, “funcional” quanto à da Sun, ou talvez até melhor, de modo que a versão open-souce se torne um padrão, assim como aconteceu com o JBoss no ramo de servidores de aplicações. Vejam o exemplo do compilador Java open-source do JDT do Eclipse…

Eu tinha um post no JavaFree falando sobre isso, aliás o tópico em si era muito interessante, mas com a confusão do ataque foi-se :frowning: :frowning: :frowning:

Ná prática não tem muito problema, mas se for pensar bem, se for ver a coisa com uma visão mais geral, se você for carismático das causas open-source e/ou de software livre, verá que a Sun detém o controle sobre a JVM. Se um dia ela quisesse cobrar (acho que não seria tão burra, mas vamos teorizar!!!) pela sua JVM, não terámos escolha senão pagar, se não houvessem outras alternativas viáveis livres, que por sinal não poderiam ser baseadas na JVM da Sun. Resumindo não tem muuuuito problema não, mas fica aquela coceirinha na cabeça :slight_smile: (no caso do Stallman, ele deve passar mal mesmo :smiley: )

Um dos maiores usos que a JVM da Sun tinha que agora pode com a licensa de pesquisa é modificar ela e distribuir as modificações.

Sim e não. Você ainda não pode distribuir sua VM comercial modificada com novas features e se você estiver sob a JRL, sua versão modificada vai ter que impor os termos da JRL sobre o usuário final também.

Existem outras opções licenças sendo desenvolvidas no momento, mas nenhuma prevê a distribuição com novas features.

A SCSL proíbe qualquer forma de distribuição.Nesse sentido que eu falo que a JRL é um avanço. Por exemplo, quem quiser agora pode usar a JVM da Sun para pesquisar sobre como interpretar CLR nela e mostrar para todo mundo, com as devidas resalvas da licensa.

Eu duvido que a Sun um dia libere a JVM sob uma licensa que permite exploração comercial, não faz sentido.

Concordo com você, mas boa parte do pessoal por trás destes gritos por Java open-source tem essas “altruístas” intenções.

O mono hoje só está tão avançado porque tem a Ximian/Novell bancando umas 4 pessoas fulltime nele.

Falando nisso…

A parte boa e ao mesmo tempo chata do produtos open Source é a grande quantidades de sabores disponíveis.
A liberdade de escolha que vc tem é fora de série mas é preciso baixar instalar e testar várias distribuições antes de optar por uma.
Aí o barato acabou custando caro. Bom isso pode ser resolvido com a troca de experiência entre os desenvolvedore que já esperimentaram diversos sabores de JVM’s. (MAs até aí alguém teve que pagar o preço)
Eu ainda não consegui fechar a boca depois de ter visto o Java 5 e agora já se fala de Java 6.
O mais fantastico de tudo é que vc pode participar do desenvolvimento e ajudar a construir (não atraves de pesquisas idiótas) a ferramenta que vc usa.