Projeto Mono

E Aí Galera.
alguns de vc’s já devem conhecer o projeto Nono.
Para quem não conhece aí vai.
O Mono é uma implementação Open Source do Microsoft .Net Framework para multiplas plataformas.
Os caras já fizeram versões para Unix, Linux e Mac OS.
Assim os programadores que trabalham com .NET podem executar suas aplicações em diversas plataformas da mesma forma que fazemos em Java.
Até aí normal mas ao dar uma visitada no site vi algo surpreendente.
segue o link
http://www.mono-project.com/Java.

Segundo o Site tambem é possivel compilar e executar aplicações Java.
Pelo que eu vi no site esse projeto tem um dedinho da Novell.
O que vc’s acham disso.
Na minha humilde opnião de desenvolvedor acho que nós (a galera do java) só estamos ganhando.
Veja só os detalhes.
Ganhamos mais uma implentação de JVM (é mais uma para a coleção).
Atraves do Mono (Mesmo porque ele é fonte aberto) á possivel utilizar o Winforms do .NET, ou seja, Mais uma biblioteca grafica para coleção.
Tudo aquilo que os programadores .NET contavam como vantagens para os desenvolvedores java agora está disponivel para o “lado claro” da força.

Enquanto o .NET ganha mais liberdade no que diz respeito aos OS, O java ganha mais funcionalidade tornando-se ainda mais rico em ternos de escolha quanto as bibliotecas a serem utilizadas, Vm’s e sistema operacional.

A parte deficiente do projeto é que foi desenvolvido uma JVM que roda sobre o Framawork .NET (VM Sobre VM? qual será o desenpenho deste treco?).

Está aí um bom assunto para debates.
O que vc’s me dizem?

Faz algum tempo que vejo falar sobre esse Mono.
Se não me engano foi idealizado pelo Miguel Icaza, o mesmo cara que criou o GNOME (GUI Linux).

Agora com o dedo da Novell pode a ter sair.
Mas se o código do VS .NET da M$ vai rodar nesse Mono aí é outra história.
O que acontece que os framework da M$ sofre implementacões totalmente independentes desse projeto que a M$ não está nem aí.
Cabe aos desenvolvedores do Mono correrem atras do prejuizo.

O windows forms pode ajudar a desenvolver GUI.
O ASP.NET para desenvolvimento WEB pode ajudar ater produtividade maior.

Vamos ver !!!

Sim, é um projeto muito interessante e já tem um certo tempo que o ex-líder do gnome e sua equipe estão o projetando.

Mas afura, acho que você entendeu errado a idéia do projeto. Eles não querem portar o .NET para o Linux, Mac ou outras plataformas, apenas cria uma Virtual Machine que possa suportar C#, Java e outras linguagens, até mesmo foi deixado claro que não será compatível o C# do .NET, será uma implementação um pouco diferenciada, ele não terá suporta ao pacote de Window Forms do .NET ao invés disso suportará uma extensão GTK+ para criar as telas. E eles também darão suporte ao Java.

Mas de fato é um projeto muito interessante.

Desculpe, mas eu ainda não consegui ver o que tem de interessante no MONO.

Pra mim parece mais o esforço de certas pessoas de terem “seu proprio ambiente”.

Acho bom a liberdade de desenvolvimento, mas isso gera esforços em vão.
Ao inves de investir nisso, por que o pessoal não investe em Java.

Mesma coisa com os frameworks. Cada um faz o seu.
Porque o pessoal não se junta e tentar criar padrões.
Isso é o ruim da liberdade…

[quote=jprogrammer]Acho bom a liberdade de desenvolvimento, mas isso gera esforços em vão.
Ao inves de investir nisso, por que o pessoal não investe em Java.[/quote]
Pois é. Ou em Python, ou em Ruby, ou em Gambas :). Eu também acho despericio de esforço e ainda ajuda a Microsoft a [color=red]disseminar[/color] o .NET (Todo dia alguém fala que o .NET roda em linux por causa disso)

[quote=jprogrammer]Mesma coisa com os frameworks. Cada um faz o seu.
Porque o pessoal não se junta e tentar criar padrões.
Isso é o ruim da liberdade…[/quote]
Pra cada um ter o seu, Só pode ser :slight_smile:

Realmente tem esse lado.

Por exemplo, quem deixará de programar em Java para rodar na VM da Sun para rodar na VM da Mono? Já que ambas não serão totalmente compatíveis.

[quote=jprogrammer]Porque o pessoal não se junta e tentar criar padrões.
Isso é o ruim da liberdade…
[/quote]

Isso se chama libertinagem.

A intencao do Mono nao eh competir com o .NET, do jeito que foi implementado da Microsoft. A intencao eh produzir um ambiente de desenvolvimento produtivo para o GNOME, e por acaso a Microsoft disponibilizou a receita do bolo atraves das padronizacoes do ECMA.

Quem analisa o Mono achando que eh uma competicao, ou que eh o pessoal do Linux correndo atras, ta vendo a coisa de um jeito meio distorcido. O importante aqui eh que o GNOME ganha um ambiente moderno (com GC, JIT e tudo mais) pra ele, e de quebra ainda numa linguagem que o pessoal que antes programava pra Windows tem familiaridade. :wink:

Ai! Que pensamento mais obtuso. Ui!

CV, nunca te falaram que .NET roda em linux?

Qual foi tua resposta?

O mono tem a mesma parcela de “APIs proprietarias” que o .NET. Ou seja, APIs que te prendem ao GNOME. E isso é tão bom e ruim quanto no caso do produto da MS.

O Icaza nunca quis criar um produto para desenvolver sites web, entretanto hoje tem muita aplicação asp.net que roda em linux + mono por que a comunidade criou o port.

[quote=marcelomartins]CV, nunca te falaram que .NET roda em linux?

Qual foi tua resposta?[/quote]

Que MONO roda em Linux, e .NET roda em Windows. C# e a CLR sao compativeis entre os dois, mas eh soh isso, tambem. Alguns xaropes portaram bons pedacos da WinForms pra Mono, mas, como o louds apontou, sao ports que nao estao nos planos do pessoal do Mono e nao tem la muito futuro se depender dos criadores da plataforma. :wink:

A propósito, já que mencionaram o IKVM.NET (a tal JVM feita para rodar sobre o CLR), só alguns esclarecimentos:
:arrow: a implementação não é totalmente funcional ainda. Você consegue executar algumas aplicações Java, inclusive algumas que usam GUIs feitas em AWT. A performance é pífia, mas promete!
:arrow: você não consegue (ou não deveria poder) acessar as APIs .NET Framework/Mono Framework.
:arrow: você consegue executar a IKVM.NET dentro do CLR da MS e da turminha do Icaza.

O que CV quer dizer é o que eu ratifiquei no início, o Mono não é MS, não tem haver com a MS, é apenas um ambiente de desenvolvimento assim como o dotNET e o Java são. E ele suporta algumas das mais amplas linguagens. :wink:

Olá

As vezes é bom ler certos tópicos para confirmar como se é feliz. Meu caso neste momento quando estou pensando que até hoje nunca precisei fazer nada com .NET, uso uma coisa ou outra sem saber porque na minha máquina este monstrengo foi baixado e do tal de Mono sei muito pouco. :roll:

Em contrapartida neste espaço do meu cérebro que seria ocupado com estes trecos consigo armazenar algumas poesias, um ou outro pensamento bonito e até mesmo uns sentimentos de raiva pelo tempo que perco vendo Big Brother ou lendo alguns tópicos! :frowning:

[]s
Luca

A idéia de se explorar melhor dos dois mundo parace muito boa mas pelo visto com o mono só é possível explorar o básico dos mundos .NET e Java.
O projeto ainda tem muito a ganhar em termos de maturidade.
O suporte a java pode se benificiar com o lançamento do Java 6 que promete ser uma implementação Open Source.
Será que futuramente teremos comunidades e grupos de usuários Mono espalhadas pelo mundo?

De onde você tirou essa “promessa”? :slight_smile:

Nem Linux se espalhou pelo mundo como deveria! Nem Free BSD, nem QNX, nem merda nenhuma!

Poucos softwares de código aberto conseguiram um bom espaço no mercado. E o Linux que é um dos principais, ainda tem muito o que conquistar.

Repare que o software livre está difundindo(acho q é isso) mais dentro da tecnologia java. Isso por que o perfil de programadores é de certa forma diferente de programadores vindos das tecnologia MicroSoft.

Para um software como o mono virar uma realidade a ponto de haver tantos seguidores e entrar em linha de produção, com certeza ainda tem muito arroz com feijão para comer!

Repare também que é mais fácil um programador Java desenvolver no Mono do que um programador dotNet desenvolver em mono. Vc acha que os programadores dotNet vão deixar o Studio deles para se aventurar no software livre?

Eu só vejo o mono como mais uma opção. Isso também tem sido um bom Marketing nas palestras da Microsoft também, prometendo que Linux para rodar aplicações dotNet…

Prefiro continuar criando o java, e se tiver que trabalhar em softwares livres, opções diferentes é o que não falta!

Abraços!
Thiago

Java 6 Software livre?
Li isso em um artigo da revista JavaMagazine!
Não existe nada oficial dizendo que vai ser Open Source mas o artigo apontava alguns indícios de que a versão 6 caminha nesta direção.
Não me lembro o nº da edição mas isso eu posso passar para vc’s mais tarde.
Realmente o perfil dos programadores Java e .NET é muito diferente.
Eu prefiro o mundo do sofware livre sem as complicações de custo e licenças.
Não que essas coisas deixam de existir mas elas se tornam mais simples.
Por outro lado é ridicula a postura de alguns desenvolvedores (tado MS, Java ou qualquer outra linguagem/Plataforma) que ficam idolatrando a empresa, a API, a linguagem e sei lá eu o que mais.
Posso dizer que amo Java (como algumas pessoas também assim o podem) pelos meus motivos profissionais e pessoais. Mas pelo amor de Deus! Nós temos um cliente com um problema que precisa ser solucionado, a ferramente usada para desenvolver bem como a linguagem não faz diferença para o Cliente desde que as suas necessidades sejam atingidas e o seus problemas resolvidos.