Projeto Open-Enterprise (Alguém se habilita?)

Caros,

Sem qualquer aspiração megalomaníaca venho por meio desta propor a criação de um projeto open-enterprise com o objetivo de desenvolver um site e/ou serviço com aspirações comerciais.

Se alguém tiver “tempo livre”, bons conhecimentos de Java e desenvolvimento web (Servlet/JSP), noções de mysql e boa visão comercial, porque não participar ???

O número máximo de participantes não poderá ultrapassar 5 pessoas.

Sugestões para o projeto:

-> Sistema de impressão e controle de Banners. (Ex: www.predicta.com.br)

-> Portal de video-locadoras, para o aluguel de fitas pela Internet.

-> VOD (vídeo on-demand) para condomínios. (Que filme vc quer ver agora?)

-> Portal de Ensino a Distância e palestras em tempo real.

-> Site de Escambo ou Troca de Mercadorias, principalmente livros. (Essa foi horrível!)

Se alguém tiver outras idéias, favor sugerir. Qualquer idéia (boa ou ruim) serve. Depois é só escolher a melhor. :wink:

Bom, eu to dentro, não estou fazendo nada mesmo, melhor do q ter q assistir novela.

Essa deve ser a 2982542308964205798234a vez que esse tipo de topico rola aqui no GUJ, e invariavelmente, da sempre na mesma: zilhoes de pessoas postam que estao interessadissimas, e ficam aguardando “ordens” do “coordenador” do projeto.

Bom, eu tenho uma noticia pra voces… isso nunca deu certo. Se voce quer um projeto OpenSource e tem uma ideia legal, IMPLEMENTE SOZINHO PRIMEIRO, e depois quem gostar se junta. Falar eh extremamente facil, mas na hora do vamuve, a galera desbanda. Entao, trabalhe primeiro, fale depois. :wink:

Pior que é verdade… :cry:

[quote=“cv”]
Bom, eu tenho uma noticia pra voces… isso nunca deu certo. Se voce quer um projeto OpenSource e tem uma ideia legal, IMPLEMENTE SOZINHO PRIMEIRO, e depois quem gostar se junta. Falar eh extremamente facil, mas na hora do vamuve, a galera desbanda. Entao, trabalhe primeiro, fale depois. ;)[/quote]

Valeu pela ajuda, cv. Já fiz bastante coisa sozinho, principalmente na área de ensino a distância, que é uma das minhas idéias. Dê uma olhada em www.smartjava.com.br, especialmente no projeto Lohis:

http://www.smartjava.com.br/lohis.jsp

Não gosto muito de projetos open-source, já participei de alguns, já comecei outros, mas no final eu fico desmotivado. Gosto de coisas “comerciais”, que visem o lucro. Gosto de resultados, clientes satisfeitos, cases de sucesso, lucro. Acho que os nossos chefes, que pagam os nossos salários gostam disso também.

Esse sou eu, mas há pessoas que pensam diferente, e elas não estão necessariamente erradas. Viver em comunidade é saber aceitar as diferenças! :wink:

Outra idéia q dah dinheiro eh transmissão de video(streaming) via net…
Tem gente ganhando 150K fazendo site (ok,normalmente são pornôs…) com essa capacidade…

IMHO,essa idéia:

É algo q se tornará indispensável em pouco tempo…invista.Vc vai ganhar uma boa grana com isso!

“Uma andorinha sozinha não faz verão !!!” 5 cabeças pensam 50 vezes melhor do que uma. Estou justamente procurando pessoas motivadas e capazes para desenvolver um projeto. O core é legal de fazer, mas e os milhares de detalhes? “O inferno está nos detalhes!”

Já duas pessoas se interessaram. Como anda o seu tempo livre ??? Está a fim de fazer um brain-storm e participar ???

Apoiando a opiniao do villela, isso nao vai dar em coisa alguma se voce ficar esperando por pessoal para contribuir. Alias, mesmo que os 5 comecem, no primeiro “imprevisto” que aparecer no meio do caminho, eles irao pular fora.
Se voce realmente quer levar isso para frente, de uma maneira seria, coloque uma empresa no meio, que cobre resultado… ou, pelo menos, tenha uma definicao do que fazer, o pq fazer, quais beneficions e tudo mais que o projeto ira trazer para os membros, antes de comecar.

O pessoal simplesmente vai ficar com 30 pés atras para participar de algo que nem se sabe o que vai ser ainda. Comece o projeto, divulge alguns resultados e “documentos” mostrando as reais capacidades do mesmo, e entao tenha alguma esperanca de participantes serios.

Sem ter algo assim, essa “agitacao” esta destinada a se tornar mais um item de estatistica sobre projetos que falharam antes mesmo de comecar.

Rafael

[quote=“Rafael Steil”]Apoiando a opiniao do villela, isso nao vai dar em coisa alguma se voce ficar esperando por pessoal para contribuir.
[/quote]

Respeito a opinião de vcs, apesar de achá-la um pouco arrogante. Como diz um ditado popular, já ajuda muito quem não atrapalha, mas se vcs querem continuar tacando pedra, tudo bem só que isso é muito pouco produtivo e um pouco inconveniente.

A idéia é dividir o trabalho entre 5 pessoas e eu mesmo, ou outra pessoa do grupo, coordenaria os trabalhos.

Quem ficar com 30 pés atrás não precisa participar, e tb não precisa entrar no forum marretando. Pode simplesmente ignorar.

O projeto não será open-source, logo os documentos, especificações, etc. serão organizados pelo grupo em alguns brain-storms. Depois o trabalho será dividido. Não há como pegar o bonde depois que ele partir. Mais uma vez repito: ISSO NÃO É UM PROJETO OPEN-SOURCE !!! Se vc quer participar de um projeto open-source basta acessar o portal java.net. :slight_smile:

Já fiz muita coisa sozinha. Acho legal tentar fazer agora alguma coisa em grupo. Há pouco a perder e muito a ganhar.

Quem quiser participar e se sentir intimidado de falar isso aqui, pode me mandar uma mensagem em particular pelo GUJ. Acho que é até melhor fazerem isso para que esse assunto não venha incomodar ainda mais a diretoria.

Um professor de matemática meu sempre dizia:“Ninguém tropeça no pão-de-açúcar,só nas pedrinhas…”

Participo do brainstormming qdo vc quiser,mas em WEB tenho tanto conhecimento como um estagiário…esse eh um dos motivos q me levou a fazer o SIAP(Sistema de Informações Acadêmicas Prevalente)…para aprender mais! :wink:

Não seria uma força de trabalho(no sentido capacidade de desenvolvimento)como um Philip ou o Cv.Mas tamos aí…

[quote=“saoj”][quote=“Rafael Steil”]Apoiando a opiniao do villela, isso nao vai dar em coisa alguma se voce ficar esperando por pessoal para contribuir.
[/quote]

Respeito a opinião de vcs, apesar de achá-la um pouco arrogante. Como diz um ditado popular, já ajuda muito quem não atrapalha, mas se vcs querem continuar tacando pedra, tudo bem só que isso é muito pouco produtivo e um pouco inconveniente.

[/quote]

Participo de 5 projetos, mais os da empresa que paga o meu salario. E, apos alguns anos acompanhando forums e listas dos mais variados tipos, e mais ainda por experiencia propria, eu diria, de novo: isso nao vai dar em nada com base na proposta que voce esta fazendo.

Se voce realmente acredita em alguns desses projetos, entao junte pessoas que voce conhece e confia. Se manter um projeto open source co pessoas nos n cantos do pais ja eh ultra complicado, manter um projeto comercial, com deadlines e tudo mais, vai ser bem mais complexo.

Rafael

[quote=“Ironlynx”]
Não seria uma força de trabalho(no sentido capacidade de desenvolvimento)como um Philip ou o Cv.Mas tamos aí…[/quote]

Respeitando voce totalmente e a sua boa vontade, mas diga: no momento em que a faculdade pegar ( levando em consideracao que voce estuda, claro ), ou a namorada encher o saco, ou o emprego exigir mais, ou qualquer outra coisa "forte’ da sua rotina, comecar a interferir no projeto, voce estara realmente disposto a abir mao de tais coisas para se dedicar ao projeto? Voce realmente ira encarar como algo que deve ser terminado em um prazo, e nao como um hobby?
Participar de projetos eh uma decisao seria, e implica varias mudancas em sua vida.

Rafael

Acho q vc jah percebeu mas o pessoal tem péssima experiência aqui com projetos tocados(ou começados) online…

Bom,só me faltam 3 matérias na facul,só pego freelas(desktop) eventuaispois codo por q gosto(Tô oficialmente no primeiro q entrego agora em agosto).Namorada,só se for a ciccarelli:bonita,saudável e com dimdim no bolso!(BANI não leia isso… :lol: )e jah tah acompanhada…hauhahaha
Agora esse lance de prazo(leia-se deadline)eh algo realmente a qual eu não fui testado!Como projetinhos de cadastro de clientes/videolocadoras ou coisa q o valha são banais perante algo q ainda esta por planejar,nesse quesito,nao posso opinar…mas qto a renunciar isso ou aquilo, digo:“Grandes poderes exigem grandes responsabilidades!” ou seja é tudo dependente da expectativa de retorno nisso…
Vc falando em rotina,taí uma coisa q não combina comigo…não gosto de ser “empregado” no sentido de “pertencer” a alguma empresa…soh se for por curta duração,pois a maioria parasita vc!Mas desejo adquirir conhecimento suficiente para quem sabe,abrir a minha…

Bom, levei em consideracao que voce captou a ideia :wink:

Para os que viajaram, eh relativamente simples: alguem chega com uma ideia “legal”, e convida a participar. Tudo parece muito legal, voce pode testar isso ou aquilo, pegar experiencia com codigo, se relacionar e tudo mais.

Porem, o “core” eh sempre legal de fazer, mas sistemas que funcionam e vendem tem mais partes chatas e entendiantes que partes legais. E, se sendo pago para fazer o trabalho ja eh um terror, imagine em um projeto que voce nao vai ganhar nada com isso alem de "fama’ ( claro, falando de uma maneira mais geral, nao em relacao a proposta inicial do topico, que, teoricamente, no final, poderia ser revertido em dinheiro no bolso ).

Ao menos que o projeto seja com o intuito de aprender x o y, ninguem vai querer aceitar pessoas como commiters que nao contribuam de fato e frequentemente.

Entrar em algum projeto eh facil. Desistir eh 10 vezes mais facil ainda.

Rafael

Compreendo perfeitamente Rafael o q vc quer dizer…Mas muitas vezes soh descobrimos tentando né?

Sérgio,o Lohis me parece muito interessante…
O painel tah claro,apesar de achar o L&F Java péssimo(Jah pensou num LAF ou Kunststoff?)
Wow vc conseguiu rodar legal o JMF…aonde está o código dele(do Lohis)?

Compreendo perfeitamente Rafael o q vc quer dizer…Mas muitas vezes soh descobrimos tentando né?
[/quote]

E nem desejo que voce nao tente, muito pelo contrario. Eu realmente espero que o projeto de em algo e que contrarie as estatisticas nao-favoraveis.

Rafael

[quote=“Ironlynx”]
Sérgio,o Lohis me parece muito interessante…
O painel tah claro,apesar de achar o L&F Java péssimo(Jah pensou num LAF ou Kunststoff?)
Wow vc conseguiu rodar legal o JMF…aonde está o código dele(do Lohis)?[/quote]

Mexo com ensino a distância desde 98. Já dei várias aulas gratuitas pela Internet e a galera se amarra muito. É bastante divertido também.

O Audio é super complicado. Na verdade não usei JMF pra nada. Comecei a mexer com isso quando nem tinha JavaSound e tive que fazer tudo em C usando uma API de baixíssimo nível (mmsystem.h) com JNI. Depois joguei tudo fora e comecei a mexer com JavaSound, que é a solução atual.

JavaSound + GSM + TCP + Supressão de Silêncio + Silence Packet + Release Time + Attack Time + Bufferização.

Fiz tudo isso na mão, com exceção do GSM que tem biblioteca gratuita em Java na Net. É um trabalho hercúlio mas depois que funciona vc não acredita.

Só que essa solução só é boa para fazer streaming do professor para os alunos, e há o delay da bufferização de uns 5 segundos. Os alunos têm que poder falar também na aula, e não apenas o professor. Eu dei algumas aulas sem problemas, mas teve outras que o servidor de Audio explodiu no meio da aula. Nada bom. Tem que depurar isso ainda…

Eu já trabalhei muito nisso (alguns anos) e estou praticamente desistindo, ou seja, estou disposto a chegar para o aluno e falar o seguinte: “Para o audio nós vamos utilizar o netmeeting ou o skype.” Da última vez que eu participei de um treinamento online da Oracle, eles mandavam vc ligar para um número 0800 e te botavam em conferência com a turma. Não deixa de ser uma solução tb. :?

JMF eu só usei para capturar o video!

Se bem que hoje em dia, eu acho melhor tentar utlizar JMF com RTP mesmo, só que se o cara estiver num IP inválido (a maioria dos casos) acho que não rola. Por isso que na minha solução eu utilizo TCP !!!

O Skype passa por todo o tipo de firewall. Não tenho idéia como ele faz isso. Gostaria de saber. Acho que ele parasita a galera que tem IP válido e usa ela como proxy. Essas paradas são complicadas… É um projeto a parte. De repente é melhor usar o NetMeeting mesmo, ou o próprio skype.

Humm…alto mesmo…

Cara,com tais problemas,o melhor eh o skype mesmo…o algoritmo de compactação de dados dele eh algo alucinante…ele deixa o tráfego(seu up/down a 4KB/s)muito baixo…e se no meu problemático win/me roda redondo sem consumir mtos recursos…ele come muuito pouco da sua banda…
E um dos próximos recursos eh streaming de vídeo!

Mas mesmo assim,parabéns pela iniciativa!
Universidades como Puc e UFF tem projetos de cursos não-presenciais,e esse tipo de programa(seja integrado a outro como um Skype ou não) terão seu espaço num futuro próximo!Olho vivo! :wink: