[quote=“Ironlynx”]
Sérgio,o Lohis me parece muito interessante…
O painel tah claro,apesar de achar o L&F Java péssimo(Jah pensou num LAF ou Kunststoff?)
Wow vc conseguiu rodar legal o JMF…aonde está o código dele(do Lohis)?[/quote]
Mexo com ensino a distância desde 98. Já dei várias aulas gratuitas pela Internet e a galera se amarra muito. É bastante divertido também.
O Audio é super complicado. Na verdade não usei JMF pra nada. Comecei a mexer com isso quando nem tinha JavaSound e tive que fazer tudo em C usando uma API de baixíssimo nível (mmsystem.h) com JNI. Depois joguei tudo fora e comecei a mexer com JavaSound, que é a solução atual.
JavaSound + GSM + TCP + Supressão de Silêncio + Silence Packet + Release Time + Attack Time + Bufferização.
Fiz tudo isso na mão, com exceção do GSM que tem biblioteca gratuita em Java na Net. É um trabalho hercúlio mas depois que funciona vc não acredita.
Só que essa solução só é boa para fazer streaming do professor para os alunos, e há o delay da bufferização de uns 5 segundos. Os alunos têm que poder falar também na aula, e não apenas o professor. Eu dei algumas aulas sem problemas, mas teve outras que o servidor de Audio explodiu no meio da aula. Nada bom. Tem que depurar isso ainda…
Eu já trabalhei muito nisso (alguns anos) e estou praticamente desistindo, ou seja, estou disposto a chegar para o aluno e falar o seguinte: “Para o audio nós vamos utilizar o netmeeting ou o skype.” Da última vez que eu participei de um treinamento online da Oracle, eles mandavam vc ligar para um número 0800 e te botavam em conferência com a turma. Não deixa de ser uma solução tb. :?
JMF eu só usei para capturar o video!
Se bem que hoje em dia, eu acho melhor tentar utlizar JMF com RTP mesmo, só que se o cara estiver num IP inválido (a maioria dos casos) acho que não rola. Por isso que na minha solução eu utilizo TCP !!!
O Skype passa por todo o tipo de firewall. Não tenho idéia como ele faz isso. Gostaria de saber. Acho que ele parasita a galera que tem IP válido e usa ela como proxy. Essas paradas são complicadas… É um projeto a parte. De repente é melhor usar o NetMeeting mesmo, ou o próprio skype.