Pessoal, precisamos marcar a proxima reunião, será q domingo as 22:30 ta bom pra todos?
E não deixem de ver o tópico sobre sugentões de nome clicando aqui
Pessoal, precisamos marcar a proxima reunião, será q domingo as 22:30 ta bom pra todos?
E não deixem de ver o tópico sobre sugentões de nome clicando aqui
Só tem um problema: o pessoal da UML e UC ainda não me retornou nada para publicar; sendo assim, teremos pouca coisa para discutir…
O que vocês me dizem?
Estou de VOLTA!!!
primeiramente desculpa por eu ter sumido e nao ter entrado na outra reunião e desculpa por nao ter feito nada até agora…
mas como eu ja tinha dito estava com problemas familiares… e o duro que piorou bastante…
meu avô tava internado e acabou falescendo quinta feira (até ae tudo bem, ele ja estava mal mesmo), mas vcs imaginam como é a correria, correr atras das coisas e etc…
mas o pior foi que o avô da minha namorda teve infarte e esta no hospital, infartou domingo (no dia da reuniao), e eu estou ajudando ela nisso, ficando bastante com ela, com a familia, indo no hospital e etc… por isso eu nao entrei domingo e estou meio sumido… fora que começou semana de prova na facul e como um bom brasileiro deixo tudo pra ultima hora…
consegui arrumr um tempo agora (domingo 12:45, estou em casa vou almoçar e ja vou sair)…
se vcs forem marcar outra reuniao hoje provavelmente eu nao vou estar… pra mim fica melhor de semana pelo menos enquanto essa fase nao passa…
alguma novidade favor entrar em contato comigo por ICQ (que nem to mais tendo tempo pra abrir) e email que é mais facil, porque email pelo menos eu vejo todos os dias… eu li como foi a segunda reunião… britanico se tu quiser passar algumas coisas pra mim fazer pode mandar mas da uma explicada do que esta acontecendo que infelismente eu estou fora das novidades…
Desculpa ae galera…
Sobre o nome do projeto eu achei legal Jangada e com o logo que o Luiz fez…
isso ae… qualquer novidade me contatar…
Junior
Ae Dango…foi mal… mas to fazendo aos poucos os UCs por conta d problemas familiares tbm… * assassinato d 1 primo meu…Porem realmente acho q pra esse domingo (hj) nao ha possibilidades…Mas creio q como estamos em clima de feriado… acho q quarta feira…dar pra rolar uma reuniao sim…pois “PROMETO” a vc…enviar os lances completos até o final de amnhã…Pois n terei aula amanhã mesmo e tal… Entao eh ± isso…Peço desculpas a todos os participantes + 1 vez…Ae manchester…desejo melhoras ai pra o avô da sua namorada…e q td possa Dar certo… Conto com a compreensão e confiança d todos…
Sem mais, atenciosamente…
== britanico ==
Pô! :shock:
ManchesteR e britanico… meus sentimentos.
Non tem problema britanico… ta tudo ok! Assim q vc mandar eu publico no site. Dai marcamos a reunião.
Essa semana pra mim vai ser um pouco complicado, mas eu acho que dá pra fazer sim. É que eu estou de mudança então fica tudo mais complicado.
Mas beleza. Vamos tentar fazer uma reunião ainda essa semana.
Bom dia pessoal , primeira mente meus sentimentos a vc maschester e espero que o familiar da sua namorada melhore , essas coisas de doença é complicado , e a vc britanico meus sentimentos tb sei que estamos num pais muito violento ultimamente , ta fogo , da medo até de sair , pessoal podem ficar tranquilo , que como o dango falou não temos por que correr com o projeto ,e também acho que todo mundo que estuda entrou em epoca de prova esta semana.
Valeu dango e icefox…
sobre o projeto, vi que o britanico está montando os use case já, mas tipo, tem alguma documentação como se fosse os cenários dos requisitos???
britanico, poderia me mandar os use case pra mim dar uma analisada também, ae quem sabe terei idéias novas…
[]´s
Junior
É isso mesmo, pessoal. ManchesteR, você, o britanico e o luiz_ross podem perder o tempo que for necessário para os UC. Quando tiverem o material mandem que eu publico.
Só tem uma “coisa” que eu não gostei: aquele PDF que o scsantos mandou, ficou massa e tal… mas aqueles nomes de campos todos maiusculos com sublinhado pra todo lado no meio… eu não sei não… pra representar aqueles campos nos métodos dos objetos para o Hibernate vai dar trabalho, não vai não?!
bom dia
ae dango, nem tinha visto o PDF ainda…
sbore os UCs eu realmente nem estou fazendo porque nem sei direito o que foi feito, estou meio por fora :roll:
sobre o PDF achei interessante, nao analisei ele porque achei bem grandinho, mas ja é um começo…
sobre os nome eu nao gostei também… Vou falar como eu trabalho com nomes na tabela, não sei se é padrao, se é o melhor jeito o que for, mas eu trabalho assim a um bom tempo e está funcionando… eu não uso nome ID e sim uso sempre “Codigo” e todas as letras com começo maiscula e o resto minusculas… nos nomes eu ponho apenas Nome, nao ponho por exemplo Nome_Transportadora ou etc… eu ponho apenas Nome, ou Telefone, Endereco e assim vai… pelo menos comigo funciona e na hora de criar o Objeto para o Hibernate não dá problema, eu tenho um exemplo de software parte gráfica com o Hibernate, se alguem quiser eu posso dar uma arrumadinha nele e mandar…
foi uma opinião, falow pessoal
Ae manchester…hj to terminando a parada…e te mando algo pra vc dar 1 sacada…Sem problemas!!!
Qto a nome d tabelas, acho bom distinguir a referencia qdo usar mesmas palavras, tipo : NomeCliente , NomeTransp …ou entao no nosso caso por exemplo :
ao invés de ser NomeFilme, coloca-se “Titulo” , NomeCliente , ah…sei la…
CodCliente , CodMidia , CodFunc , e por ai vai…bem, essa é apenas minha sugestão…Falta pouquissimo o lance do UC, pq d qquer forma so temos praticamente apenas o Ator “Cliente” pra fazer, pois o operador ainda falta montão d coisas, e o gerente tbm ainda vai ser debatido…
Ae britânico… depois manda la pra mim dar um olhada sim…
voltando aos nomes, eu acho interessnate sempre padronizar por exemplo Codigo em todas as tabelas, é um modo padronizado pra saber, Nome também para Cliente e Funcionario por exemplo, pois na minha opinião (e do jeito que eu trabalho tb), fica mais facil pra entender, e se vc precisar distinguir nome em uma consulta SQL vc monta alias e no hibernate vc usa os Objetos, ae fica tranquilo por exemplo
clientes.Nome.setText()
funcionarios.Nome.setText()
apenas uma opinião…
Olha só… vou postar a minha opnião, mas isso é uma decisão de vocês!
Seguinte. Acho “Codigo” muito grande. Meu ponto de vista é:
Nomes de campo como “NomeCliente” é uma herança maldita da informática, por que vocês tem que concordar que um campo chamado “NomeCliente” em uma tabela de “Cliente” é, no mínimo, redundante, vejam:
SELECT Cliente.NomeCliente …
Nem pensar, né!
A terminação “ID” é útil para foreign keys, vejam:
… WHERE Midia.GeneroID=Genero.ID
Acho muito mais didático.
Mas, repito, isso é uma decisão vossa.
Mudando de pato para ganso: ManchesteR, vc tá por fora pq quer, heheh!
Os dois chats tão publicados… eu tenho estado e estarei muito tempo off-line essa semana, mas o icefox, o britanico e luiz_ross estão ai… deixe de preguiça homi!
Abraços a todos.
Olá Pessoal…
Descupem por estar um pouco sumido nos últimos dias, pois da mesma forma que os outros dois colegas relataram, tb estou com problemas de doença na família. Ainda bem que tudo está se resolvendo.
Bom, mudando de assuno vamos ao que interessa.....O PDF que enviei para o dango para publicação.
Nós já temos uma definição sobre a plataforma de banco de dados a ser adotada?
Os campos saíram todos em maísculos, pois na ferramenta CASE usada para gerar o modelo utilizei a definição do Oracle para o modelo físico. Muitos devem estar se perguntando pq utilizei a definição de dados do Oracle. As respostas são três....A primeira delas é por ter uma intimidade muito grande com o banco de dados. A segunda é que a definição do PostgreSQL se aproxima muito da definição do Oracle. A terceira é que encontrei uma ferramenta CASE muito ruim que faz modelagem para MySQL e nenhuma para PostegreSQL; assim sendo resolvi utilizar o ERWin que não suporta MySQL nem PostgreSQL.
Não sei se todos sabem, mas o ORACLE a partir do momento que você cria uma tabela, se você usa nomes de colunas em caixa baixa ele irá converter automaticamente para caixa alta. O PostgreSQL também tem um comportamento semelhante. Cabe ressaltar que tanto faz como tanto fez, você ter o nome em maiúsculo ou minúsculo, pois nestes dois bancos de dados, a partir do momento que você envia a query, com os nomes das colunas em maiúsculo ou minúsculo, ele já te retorna o resultado da consulta. Mais uma vez, nada impede em mudarmos de minúsculo para maiúsculo.
Bom, os campos sublinhados. Utilizei assim pois acho confuso, por exemplo, CODIGOAREA. Acho que dificulta a leitura.
As ferramentas CASE mais comumente utilizadas, como por exemplo, ERWin, Designer da Oracle e PowerDesigner da Sybase adotam critérios próprios de seus fabricantes e os critérios definidos por Peter Chen em 1976. Só a título de curiosidade foi o Peter Chen, que criou e definiu as primeiras "normas" da aboradegem entidade-relacionamento. Embora modelagem não seja igual a SQL, que tem um padrão ou pelo menos tenta ter, prefiro utilizar a abordagem do Peter, por considerar clássica.
Em relação a se utilizar código, ID ou # vai muito de gosto. Acostumei com ID, pois acho código muito grande, e alguns bancos de dados tem limite para o nome objetos o que seria um problema caso se decida a utilizar codigo. Como exemplo o pessoal da Oracle, na modelagem do dicionário de dados do SGDB, tudo que se relacionava a chave eles utilizaram o símbolo # antes do nome para identificar. Vai um exemplo da proposta de modelo que enviei. Ao invés de ID_PESSOA tem-se #PESSOA. Eu particularmente não gosto.....mas gosto é gosto.
Bom, para terminar e para esta mensagem não ficar maior do que já ficou (heheh).....procurei seguir ao máximo as propostas do Prof. PhD em BD Carlos Alberto Heuser, contidas em seu livro de Projeto de Banco de Dados na quarta edição......Recomendo a todos....é um livro fantástico e o Houser é super gente boa. Conheci ele no último SBBD em gramado. Da mesma forma que coloquei no e-mail que enviei ao dango o arquivo em pdf é só uma proposta inicial, tendo em vista que aquele modelo nem está pronto ainda....falta um monte de coisa a ser implementada nele. Agora uma coisa que acho interessante é que seja mantida a terceira forma normal, pois se começarmos descambar para a primeira ou segunda o negócio vai virar zona. Na área de banco de dados, mais especificamente em Tunning e Performance de Banco de Dados existe uma máxima de um sujeitinho.....
“Nenhum aplicativo de porte será executado na Terceira Forma Normal”
George Koch…Concordo e discordo com ele em partes…
Um abraço a todos e desculpem pelo mensagem gigantesca…
Conforme está no site, o projeto será feito com o Hibernate para a persistência de objetos e o banco de dados de base será o MySQL.
Já que todo o projeto é baseado em ferramentas open source, é legal usar o
www.fabforce.net/dbdesigner4/index.php pra fazer a
modelagem do banco, é uma ferramenta própria pra trabalhar em
conjunto com mysql.
Embora tenha lido, talvez não tinha tido a devida atenção a todas as partes do projeto, principalmente a que se referia ao MySQL. Conheço do DBDesigner na sua versão 4 e sinceramente, não gostei dele, por isso optei fazer no ERWin. Creio que não deva ser muito problema, pois o ERWin exporta em XML no padrão SQL ANSI e qualquer ferramenta CASE hoje lê definições SQL ANSI no padrão XML.
Só por curiosidade. Por que o MySQL ao invés do PostgreSQL? Seria o fato do PostgreSQL não ser free para windows?
somente uma sugestao …
como banco de dados tbm temos o Firebird como opção
é gratuito tanto para windows quanto para linux.
o banco de dados mySQL será usado como base, mas cada um pode usar qualquer banco de dados, pois quem fará a comunicação entre BD e software será o hibernate, e pra alterar nele o banco de dados é só alterar um arquivo .properties e pronto!! software sem nenhuma dependencia de um BD específico…
eu no inicio que conheci ele (a uns 3 anos), nao gostei muito pois ele nao tinha foreig key, ele nao parecia ser tao profissional, ae na época eu usava o interbase… hoje a partir da versão 4 do mysql (que eu uso), acho ele muito bom, uso ele para desenvolver em java (em delphi eu continui com o firebird). o PostgreeSQL eu nao usei devido a windows ele nao ser gratuito realmente…
Metendo o bedelho: PostgreSQL nao eh “nao-free” para Windows. De onde voces tiraram isso? A licenca do PostgreSQL eh “BSD-like”, ou seja, ele eh software livre.
POREM, no Brasil existe (ou existia, nao sei) a DBExperts, que vende o PostgreSQL no modelo “caixinha”, com instalador amigavel para Windows e tudo mais. Mas nada impede que voce ponha a mao na massa e faca tudo sozinho. Exitem inclusive docs que ajudam nesse sentido.
BTW, acredito que o PostgreSQL eh melhor que o MySQL e seus remendos. Mas, para quem esta comecando, o MySQL parece ser mais amigavel (como o publico-alvo do projeto sao iniciantes, acho a escolha plausivel).
Boa sorte.
Marcio Kuchma