Contato do dois safados envolvidos nisso:
[quote=neófito][quote=Leozin]desculpem a minha ignorância, mas ainda tenho MUITA dúvida a respeito dessas coisas
por exemplo
uma vez regulamentado isso (essa parafernália de ter que ser formado pra atuar e blablabla) e, na minha situação (consultor sem formação superior), poderia:
- Continuar atuando como consultor? Ou seja, trabalhando como PJ mesmo sem ter formação?
- Poderia ter uma empresa? Digo, um esquema de fábrica de software (cujo qual eu estaria desenvolvendo também) ou desenvolvimento de produto? (tá tanto faz…)[/quote]
Bom, não tenho certeza, mas se funcionar semelhantemente a engenharia, teria que haver um profissional “responsável” para assinar os projetos. Portanto, ter uma empresa sem um responsável legal (ou seja, com canudo) não seria possível. Já atuar como consultor, dependeria da empresa para a qual o serviço seria prestado. Se ela tiver alguém para assinar, sem problemas, caso contrário, adeus.
:evil: [/quote]
Eu posso estar enganado pois não li o texto do PL mas pelo que entendi é regulamentacao da profissao de analista de sistemas e tecnico de informatica. Você nao poderá ter o cargo de analista de sistemas na sua carteira de trabalho se nao possuir diploma. Acho que não há nada dizendo sobre a necessidade de se ter um analista de sistema para assinar a construcao de um sistema de software.
Mas outra dúvida que me surgiu foi: E seu for contratado como programador ou desenvolvedor na carteira de trabalho? O que esse PL diz sobre esses casos?
[quote=cmoscoso]… Eu posso estar enganado pois não li o texto do PL mas pelo que entendi é regulamentacao da profissao de analista de sistemas e tecnico de informatica. Você nao poderá ter o cargo de analista de sistemas na sua carteira de trabalho se nao possuir diploma. Acho que não há nada dizendo sobre a necessidade de se ter um analista de sistema para assinar a construcao de um sistema de software.
Mas outra dúvida que me surgiu foi: E seu for contratado como programador ou desenvolvedor na carteira de trabalho? O que esse PL diz sobre esses casos?[/quote]
http://www.senado.gov.br/agencia/verNoticia.aspx?codNoticia=72306&codAplicativo=2
Realmente preciso ler o texto do projeto de lei, mas a afirmação do nosso querido senador Eduardo Azeredo dá a entender a necessidade de um profissional para assinar os projetos.
Sou a favor da regulamentação da profissão, mas acho que não é para a nossa geração. Esses projetos não visam proibir ninguem de trabalhar, eles sempre contemplam os profissionais que não tem nivel superior e quem determina se um cara vai ganhar mais ou menos é o mercado e a empresa na qual o cara vai trabalhar.
Mesmo nas profissão que já tem conselho, essa parada de piso salarial é só figuração, na pratica, isso não existe.
Concordo com um post anterior que diz que educação superior hoje, NÃO é Diferencial e SIM Essencial.
Abraços a todos.
Luís César
[quote=luiscesarinfo]“Sou a favor da regulamentação da profissão, mas acho que não é para a nossa geração.”
“Concordo com um post anterior que diz que educação superior hoje, NÃO é Diferencial e SIM Essencial.”
Abraços a todos.
Luís César[/quote]
Tem que regulamentar sem tirar o mérito de quem já é um profissinal por experiência em determinadas áreas da Tecnologia da Informação.
Na certa isso vem valorizar a Categoria de TI, mas temos que ficar esperto em não deixar que certas pessoas em fazerem disso tratados ou acordos políticos.
8) O Mercado interno roda por empresas Multinacionais que estão no Brasil, ao mesmo tempo isso pode vir a ser um efeito perigoso por essas empresas começarem a importar mão de obra especializadas, tirar os profissionais brasileiros que já estão alocados em suas funções.
:idea: Poderia ser feito assim, as pessoas que já tem uma experiência comprovada poderiam fazer uma prova de eliminação de materia ao curso superior de sua especialização e eliminar grades da graduação e tirarem seu Diploma de Nivel Superior em áreas desejadas, caso ele não atinja média cursaria em 1 ou 2 anos dependendo do assunto teorico que irá encarar, assim adquerindo o Diploma de Bacharel ou Tecnologo.Isso não é um vestibular, e sim um ajuste à dar guarda para quem já tem anos de Camisa em TI.
Acho justo pelo fato de que eles ja vem atuando nessas Multinacinais, e já seguraram a bronca de muitos Gerentes de TI Graduado em CC, que nem um comando IF sabe usar.
O que me incomoda na maioria dos posts é o fato de falarem que estão desmerecendo quem não tem nível superior, e acabam desmerecendo quem procurou estudar e hoje tem uma graduação. Só pra constar…
[]'s Luis Cesar
[quote=luiscesarinfo]
O que me incomoda na maioria dos posts é o fato de falarem que estão desmerecendo quem não tem nível superior, e acabam desmerecendo quem procurou estudar e hoje tem uma graduação. Só pra constar…
[]'s Luis Cesar[/quote]
Investimento para formar um profissional em CC é caro realmente sem falar que o curso é estressante.
Na Espanha quem Estuda ou Cursa uma Universidade não Trabalha e ainda tem apoio financeiro do governo, todavia no BRASIL não temos essa realidade e quem já vestiu a Camisa de TI deu as caras e se em caixaram nas Empresas e Consultorias, eles hoje merecem serem reconhecidos, se o Brasil não tem economia para dar uma igualdade de educação, as pessoas que foram autodidatas e conseguiram se posicionar , merecem Mérito de ser.
Acho que devem procurar fazer uma intervenção frente ao órgão Disciplinar da USP através do MEC e pedir uma solicitação especial para cursar a Universidade assim fazendo eliminação de Matéria, como uma forma até mesmo de reparação ao Estado falido, frente a situação desse profissional que tanto já beneficiou o seu País.- Pra que dar minha vaga pra Gringo ?
[quote=luiscesarinfo]Sou a favor da regulamentação da profissão, mas acho que não é para a nossa geração. Esses projetos não visam proibir ninguem de trabalhar, eles sempre contemplam os profissionais que não tem nivel superior e quem determina se um cara vai ganhar mais ou menos é o mercado e a empresa na qual o cara vai trabalhar.
Mesmo nas profissão que já tem conselho, essa parada de piso salarial é só figuração, na pratica, isso não existe.
Concordo com um post anterior que diz que educação superior hoje, NÃO é Diferencial e SIM Essencial.
[/quote]
Luis, se você vai ler o resto dos arumentos vai ver que isso não soluciona nem metade dos roblemas citados nesta thread.
Otima ideia esta de poder eliminar as materias atravez de provas… deveria ser assim as coisas… mesmo quem fez uma materia na facul e não conseguiu passar com isto poderia ter a chanse de um “retake” e aqueles que ja estão a tempo na area tbm tem a chanse de conseguir um diploma com menos tempo cursando a facul…
quem ja é auto-didata e trabalha a tempo com desenvolvimento so vai perder seu tempo em diciplinas de programação basica, engenharia de software basica, bd basico… etc… se querem forçar o profissional a ter diploma pelomenos não force ele se atrasar na vida dele com coisas basicas…