Se essa lei realmente entrar em vigor vai ser um caos pra quase
todo mundo que trabalha com informática…
E a mão-de-obra vai ter que abaixar pra todos nós
:?
Se essa lei realmente entrar em vigor vai ser um caos pra quase
todo mundo que trabalha com informática…
E a mão-de-obra vai ter que abaixar pra todos nós
:?
Boa sorte! Mas não é mais o mar de rosas que dizem! O mercado de TI por lá tem sofrido muito nos últimos tempos… Já ouvi dizer que talvez a pontuação para o visto em TI diminua! Também, com China e Ìndia como vizinhos, fica difícil competir…
Bem ou mal, o que segura o mundo hoje são os ditos BRIC (talvez só o RIC )[/quote]
Não sei se é verdade, pois não li nada a respeito, só escutei de boca no trabalho. Mas estavam comentando que algumas empresas de IT da América do Norte estavam voltando atrás quanto ao Outsourcing para a Índia devido a problemas com a qualidade.
O mercado da Australia eu não conheço, mas aqui no Canadá Java anda bem aquecido, e tem empresa com difuldade de contratar. Quando fui contratado, eles queriam dois developers, mas só eu entrei pois não encotraram outra pessoa que se encaixava no perfil. Até que apareceram alguns candidatos, mas não sairam bem nas provas de conhecimento (aqui é prática comum fazerem testes teórico, prático e até entrevista com psicólogos).
Vi uma reportagem no Jornal que as empresas estão sofrendo para preencher vagas, depois do estouro da bolha de 2001 o interece por graduação em IT diminuiu muito. O mercado reaqueceu e o número de novos profissionais entrando no mercado não tem acompanhado o rítmo, para piorar a situação os Boomers estão se aposentando.
O profissional de IT do Brasil normalmente é muito bem visto pelas empresas por onde passa. Já está tão acostumado a carregar piano nas costas que quando entra num ambiente mais “realista” acaba tirando de letra.
Fora que devido ao mercado selvagem do Brasil ele acaba tendo que se preparar muito mais.
Isso sempre acontece! Há um boom, surge muita gente, mas no fim restam os melhores! (Corrida do ouro!)
O que falar da qualidade dos produtos japoneses?? Eles já foram considerados de péssima qualidade (o que a China é hoje)! Atualmente os coreanos já estão encostando e a China daqui um pouco estará lá!
A minha empresa (Européia) aqui no Brasil possui vagas abertas a meses, sem conseguir preencher! Ela deve abrir um centro fora da capital para ficar perto de uma Universidade e atrair “cérebros”…
[quote]
Vi uma reportagem no Jornal que as empresas estão sofrendo para preencher vagas, depois do estouro da bolha de 2001 o interece por graduação em IT diminuiu muito. O mercado reaqueceu e o número de novos profissionais entrando no mercado não tem acompanhado o rítmo, para piorar a situação os Boomers estão se aposentando.[/quote]
Os EUA (e outros países) nunca preencheram todas as vagas! Sempre “importaram” milhares de indianos! Só que os Indianos estão querendo ficar em casa! Se os mexicanos tivessem a formação que os indianos têm, os EUA derrubavam o muro! Só pra constar, universidades indianas e escolas técnicas produzem 2 milhões de graduados, sendo 300 mil não-engenheiros, mais de 200 mil engenheiros, 9 mil PhDs. O Brasil forma 36 mil engenheiros por ano…
Sugiro a leitura do livro The World is Flat. É uma boa introdução sobre a dita “Globalização do Século XXI” http://en.wikipedia.org/wiki/The_World_is_Flat
[quote=recoma]
Boa sorte! Mas não é mais o mar de rosas que dizem! O mercado de TI por lá tem sofrido muito nos últimos tempos… Já ouvi dizer que talvez a pontuação para o visto em TI diminua! Também, com China e Ìndia como vizinhos, fica difícil competir…
Bem ou mal, o que segura o mundo hoje são os ditos BRIC (talvez só o RIC )[/quote]
Até onde eu sei a Austrália nunca foi mar de rosas nenhum, bem como qualquer lugar do mundo. O único lugar que eu li sobre pontuação em visto não contar mais com TI foi no blog de um certo brasileiro cujo único objetivo é… falar mal de brasileiros. Pode ser verdade mas isso não impede que se venha para cá a trabaho. Dá uma olhada no Seek IT (uma versão do Seek só para TI) e você vai ver que, como em quaquer lugar do mundo capitalizado, aqui existe alta demanda por profissionais de tecnologia.
Ah, e é claro, a ThoughtWorks AU está sempre com vagas abertas.
BTW, alguem entendeu alguma coisa (qualquer uma!) do que o DuranDuran Crocodilo falou?
[quote=pcalcado]
BTW, alguem entendeu alguma coisa (qualquer uma!) do que o DuranDuran Crocodilo falou?[/quote]
Juro que tentei várias vezes. Desisto.
Cara, eu juro que eu tentei. To falando sério, sem ironia, mas é impossível entender.
DuranDuran Crocodilo foi ótimo. Lembro bem das threads com o Crocodilo. Será que realmente é a mesma pessoa?
Dessa vez ele caprichou no gerador de lero-lero… Não entendi nada!
Mas eu acho que ele tem melhorado em relação ao que já foi.
estive pensando esta lei ate teria uma vantagem… no mercado de TI a concorrencia é muito grande… falta emprego e ja falta emprego porai… com esta lei a concorrencia tende a diminuir bastante… com isto tera mais empregos para os formados e alem disso qdo se tem mão de obra escassa o salario e maior… como são poucos que se formam em CC e cursos afims… tendo menas mão de obra teoricamente o salario seria melhor ja que não dara mais pra achar qualquer neguinho para ocupar os cargos… isto ate que seria bom para um lado mas tbm ruim para outro lado… sendo que quem ja esta na area a tempo teria q se formar mesmo ja sabendo a maioria das coisas que vai aprender e tendo que aprender um monte de baboseiras inuteis… e tbm sera ruim para quem ainda esta cursando a faculdade como no meu caso… em base tem um bom lado e um lado ruim… mas que lado pesa mais na balança?
O lado de aumentar o salário não acho que iria acontecer. O que acho que iria acontecer é as empresas contratarem fornecedores estrangeiros para fazer o trabalho.
Quanto ao lado negativo é isso ai que você falou mesmo. E pior, muita gente iria procurar outra coisa pra fazer.
isto seria apenas péssimo …
se não tiver mão de obra, as empresas vão parar de trabalhar com isto no brasil …
efeito contrario ao esperado …
até um limite de falta de máo de obra, simplesmente aumenta o valor dela, quando de escassa passa a quase inexistente, a demanda começa a ser redirecionada …
Nao falta emprego em TI para profissionais competentes (não necessariamente graduados!), pelo contrario, falta é profissional. O que você considera como “lado bom” nada mais é do que piorar ainda mais essa situação.
Nao falta emprego em TI para profissionais competentes (não necessariamente graduados!), pelo contrario, falta é profissional. O que você considera como “lado bom” nada mais é do que piorar ainda mais essa situação.[/quote]
http://www.convergenciadigital.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=12809&sid=46
Alguém ainda acha que essa proposta é válida?
Com todo respeito, de onde você tirou isso?
Falta, e muito mesmo, mão-de-obra. Demais. O problema é que as empresas precisam de mão-de-obra qualificada, o que geralmente a maioria das faculdades não produz. Que faculdade por aí ensina OO de verdade, técnicas atuais e eficientes de análise e programação (como TDD por exemplo, que resolveria muito dos problemas encontrados por aí hoje), tecnologias eficientes para aumento da produtividade como MDD ou DSL’s, entre muitas outras coisas?
Me entristece muito ver que no Brasil as faculdades estão cada vez mais voltadas para o mercado corporativo, ou seja, elas procuram ensinar o que empresas dirigidas por administradores, que não entendem nada de tecnologia, acham bom. Como os administradores querem cada vez mais não depender de pessoal técnico, acabam engessando os modelos de desenvolvimento. E pior que todo mundo acha isso bom. O caminho é o inverso! Menos burocracia inútil e mais produtividade. Mas eles são os administradores, eles sabem o que fazem.
Digo isso por experiência própria. Fiz um ano de sistemas de informação em uma faculdade que se auto-intitula a melhor de informática de SP. Certa aula com o professor da matéria sistemas de informação, que estava lecionando sobre CMM, eu perguntei como esses modelos de desenvolvimento lidavam com metodologias ágeis. O cara enrolou, enrolou, e não falou nada. Ele nem sabia o que era um metodologia ágil, uma tendência atual e moderna!!! É a esse tipo de professor que eu vou confiar meu desenvolvimento acadêmico? Jamais.
Parei com a facul por que eu estava ficando burro, eheheh. Se eu ia pra facul, não tinha tempo de ler os meus livrões e aprender um monte de coisas q eu sei que vai ajudar muito no meu desenvolvimento profissional. Para se ter uma idéia os últimos livros que comprei foram o Object-Oriented Software Construction, do Bertrand Meyer (sugestão do calçado), e um de C++ para baixo nível. Quando eu aprenderia isso em uma faculdade convencional?
Bom, já me extendi demais.
É isso ae.
depois que eu lí isso http://www.senado.gov.br/agencia/verNoticia.aspx?codNoticia=72306&codAplicativo=2 já começo a pensar que terei que… voltar pra faculdade
Pelo que entendi não muda nada, a nao ser que você queira ser um analista de sistemas.
desculpem a minha ignorância, mas ainda tenho MUITA dúvida a respeito dessas coisas
por exemplo
uma vez regulamentado isso (essa parafernália de ter que ser formado pra atuar e blablabla) e, na minha situação (consultor sem formação superior), poderia:
Fatos interessantes sobre o senador Expedito Júnior (autor do projeto):
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u91287.shtml
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u92558.shtml
Engraçado é lembrar que o senador Eduardo Azeredo, que defende o projeto junto a CCT (Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática), é o criador (?) do projeto de lei para controle da internet. Curioso não?
[quote=Leozin]desculpem a minha ignorância, mas ainda tenho MUITA dúvida a respeito dessas coisas
por exemplo
uma vez regulamentado isso (essa parafernália de ter que ser formado pra atuar e blablabla) e, na minha situação (consultor sem formação superior), poderia:
Bom, não tenho certeza, mas se funcionar semelhantemente a engenharia, teria que haver um profissional “responsável” para assinar os projetos. Portanto, ter uma empresa sem um responsável legal (ou seja, com canudo) não seria possível. Já atuar como consultor, dependeria da empresa para a qual o serviço seria prestado. Se ela tiver alguém para assinar, sem problemas, caso contrário, adeus.
:evil: