Projeto Simples

9 respostas
tiagomodena

Bom dia pessoal, preciso desenvolver um projeto bem simples em java, com os seguintes requisitos:
-Herança
-Método Static
-Singleton

Alguém ai tem alguma idéia, mas bem simples para que um iniciante consiga entender,
Agradeço pela atenção!! :lol:

9 Respostas

nel
tiagomodena:
Bom dia pessoal, preciso desenvolver um projeto bem simples em java, com os seguintes requisitos: -Herança -Método Static -Singleton

Alguém ai tem alguma idéia, mas bem simples para que um iniciante consiga entender,
Agradeço pela atenção!! :lol:

Já leu sobre isso ? FJ-11 (leia essa apostila).

Herança:

public class A { }

public class B extends A {}

Método static:

public class  A {
   public static void sayHello() {
       System.out.println("Hello!");
   }
}

Singleton:

public class A {
   private static A instance;

private A () {}

public static A getInstance() {
       if (null == A) {
           A = new A();
       }
       return A;
   }
}

Vou nem me atrelar aos detalhes do Singleton.

tiagomodena

obrigado nel pelas dicas, e pelas apostilas, vou estudá-las…

nel

Bons estudos. Novas dúvidas, é só postar.

tiagomodena

Estou pensando em fazer assim o projeto, onde tem um veiculo e neste veiculo posso acrescentar acessórios e por fim mostro o veiculo com os acessórios selecionados, o que vc acha?

nel

Absolutamente tranquilo. Faça com que a classe veículo possua uma Lista de acessórios, onde acessórios pode ser outro objeto ou simplesmente uma String.
A cada novo acessório, adiciona a lista e no fim, quando quiser verificar essa lista, basta recupera-la.

Não vejo necessidade Herança, Singleton ou métodos estáticos para esse caso.
Mas fica totalmente ao teu critério.

tiagomodena

Então, mas é [color=red]obrigatório[/color] que no projeto contenha
-Herança
-Método Static
-Singleton

mas acho que apenas com Veiculo e Acessório não dá pra ter herança, vou criar as classes; VeiculoPasseio e VeiculoUtilitário ai sim da pra ter herdar de Veículo. será que meu raciocínio está correto?? :shock:

S
tiagomodena:
Então, mas é [color=red]obrigatório[/color] que no projeto contenha -Herança -Método Static -Singleton

mas acho que apenas com Veiculo e Acessório não dá pra ter herança, vou criar as classes; VeiculoPasseio e VeiculoUtilitário ai sim da pra ter herdar de Veículo. será que meu raciocínio está correto?? :shock:

Seria algo assim:

Veiculo.java
public abstract class Veiculo {

protected int velocidade;
protected int rodas;

protected abstract void acelera(int tempo, int velocideAcelerada);
//todo o resto que todos os veiculos têm em comum
}
Carro.java
public class Carro extends Veiculo {

protected void acelera(int tempo, int velocideAcelerada) {
		velocidade = tempo * velocideAcelerada;
	}
}
Seria algo mais ou menos assim.
nel

tiagomodena:
Então, mas é [color=red]obrigatório[/color] que no projeto contenha
-Herança
-Método Static
-Singleton

Ah bom, é obrigatório. Sim, podes tornar a classe Acessório um Singleton (que por sinal já tem o método estático) e criar as classe VeiculoPasseio e VeiculoUtilitário herdando de Veículo. Vai atender todas as três exigências, perfeitamente.

tiagomodena

A idéia base é + ou - essa muito obrigado!

Criado 31 de maio de 2012
Ultima resposta 31 de mai. de 2012
Respostas 9
Participantes 3