Tenho um projeto ja em estado estavel e sendo utilizado por varios
colegas meus que tem por objetivo ser uma alternativa agil a JSPs,
usando puramente Servlets, mas sem embutir todo o codigo HTML
dentro delas. Podem ver o projeto com os fontes em: http://submacro.dev.java.net/
e um artigo introdutorio em: http://www.fes.br/~edilmar/submacro/.
Edilmar, me desculpe pela indelicadeza aqui, mas onde esta o “agil” nisso tudo? Se for em agil do tipo “metodologia agil”, entao esta faltando testabilidade. Se for agil do tipo “produtivo”, entao ou eu estou passando por cima de algo mto importante, ou eu nao estou vendo como isso pode ser melhor do que um bom framework MVC (WW2, Spring, Shocks - http://shocks.codehaus.org - ou o que for) e uma linguagem de templates…
A ideia da agilidade é no sentido de programacao mesmo.
Eu ja trabalhava com esta ideia de macro-substituicao desde
quando havia apenas Servlets (nao havia JSPs, em 2000).
Depois, com aquele marketing todo sobre o JSP, resolvi fazer
um projeto com MVC Sun (Servlet + JSP). O fato é que aquele
negocio de ficar “esperando” a JSP compilar para testar cada
pagina, e as vezes, devido a mudancas de layout (ex. mudar
a cor de fundo de 100 pags), para testar as 100 pags eu ficava
esperando a compilacao de cada uma. Achei isso muito produtivo
e voltei para o meu esquema de trabalho. Entao, basicamente
organizei meu framework em um pacote JAR, documentei e
disponibilizei para outras pessoas usarem, atraves do SubMacro.
Com a ideia de substituir macros, voce tem um template e nao
precisa ficar esperando compilar nada, a troca de macros nos
HTMLs é mais “agil” do que esperar JSPs compilarem.
Somente respondendo a 1a. msg: quando comecei com Servlets em 2000,
nao havia nenhum framework. E como eu, “Graças a Deus”, nunca precisei
usar VB, nao conheci o tal WebClasses, que parece usar a mesma ideia. Na verdade eu trabalhava desde 1996 com Delphi que tinha um componente PageProducer, que tinha exatamente a mesma ideia de macro-substituicao, mas quando comecei com Servlets, nao havia nada do genero.
Depois ate cheguei a usar um pouco o Velocity, mas uma dificuldade que vejo nas pessoas usarem este template é ter que acabar programando em duas linguagens: Java e Velocity. Mas ainda acho esta ferramenta melhor que JSP. Alias, qq framework que conheci acho melhor que JSP.
O problema nao eh o Velocity, em si, mas sim ter que programar em alguma coisa nao-Java. De qualquer forma, pra quem desenvolve aplicacoes Web, ficar totalmente longe de HTML, JavaScript e CSS eh praticamente impossivel, entao ja sao 3 linguagens alem de Java logo de cara.
Cv,isso eh realmente um problema,principalmente quando é necessário q aplicação seja “bunitinha” além de funcional…a parte java acaba sendo menos importante…e o problema maior q ás vezes o indivíduo q eh f*** na programação stand-alone,não saca nada de layout de página…vira um sufoco!Por isso q tô correndo atrás de um designer para fazer teclado virtual,formulários dos alunos e outros bixos(para meu projeto final)…se eu tiver q me preocupar com isso,vou perder um tempo incrível… :roll: