Projeto Web Ágil

Estou planejando desenvolver um sistema para web, o qual irei utilizar o Grails ou Rails. Inicialmente estou pensando em usar o Grails, mas devido à alguns problemas que eu encontrei durante o desenvolvimento de um projeto, eu estou pensando seriamente em aprender Rails. Mas o “agravante” do Rails é a curva de aprendizado do Ruby.

Gostaria de saber se os desenvolvedores de Grails, se estes já consideram esse framework maduro e confiável? Idem para os de Rails.

Por que vc tomou essa decisão de usar Rails ou Grails ???

Inicialmente eu estava pensando em usar Ice Faces(JSF), mas vi que com o uso deste frameworks eu vou despender muito tempo e existem soluções como Rails e Grails cuja a filosofia é ganho em produtividade. Inicialmente eu estava testando o Grails, mas este tem muitos bugs e como postei acima ainda não o considero confiável, a alternativa é o Rails, cujo foi inspiração para o Grails.
O que eu quero é colher as experiências das pessoas com esses dois frameworks para determinar qual irei usar, mas como não sou de ficar parado estou estudando o Rails. Estou no aguardo por respostas :stuck_out_tongue:

Entendi…(ou talvez não)

Eu não posso te ajudar com o Rails pois só fui a uma ou outra palestra para conhecer. Agora quanto ao “despender muito tempo” com o uso de JSF , essa frase foi uma bica na minha cara.

JSF tem um ganho enorme de produtividade E não é só isso.

1 - É uma plataforma estável
2 - É uma plataforma robusta
3 - É Expansível (Rich Faces, MyFaces, Facelets)
4 - Metade da comunidade java provavelmente conhece e vai poder te ajudar.

Assim…é lógico q a escolha é sua…eu só quis debater mesmo…

[]'s e boa sorte no projeto.

Primeiro: não existe nada que traga “enorme ganho em produtividade”, sério. No máximo, o que alguns frameworks podem te trazer como diferencial são dores de cabeças a menos, mas isso é porque tal framework é mais adaptado ao seu problema e ao ambiente.

A diferença entre Rails e JSF é que o primeiro valoriza aplicações sem estado no servidor e o segundo valoriza aplicações com estado no servidor. Qual a implicação disso? IMHO, JSF é melhor quando se quer criar uma aplicação na web que se pareça com desktop, ou seja, muitos botões, menus, listas e tabelas. Rails é melhor quando a aplicação web tem que ser web, ou seja, sites navegáveis, “bookmarkable” e resiliente ao botão voltar; além de se usar poucos botões e outras “frescuras” de navegação.

Não acho que a curva de aprendizado ao Rails seja alta, acho bem menor que a curva dos frameworks Java.

Quando me referi que a curva de aprendizado do Rails era “alta”, vc’s não notaram as aspas :P. Em relação a Rails & JSF, esqueci de comentar que a intenção de uso é para um projeto pequeno e simples. E eu não creio que o Rails não possa ser usado para guardar estado, ou será que não? Como é então que ele mantém o estado de um usuário logado por exemplo???