E aí pessoal, td bem? É a minha primeira mensagem nesse fórum das muitas que pretendo enviar.
A algum tempo venho lendo algumas apostilas, tutoriais e livros de java. O meu nível de conhecimento ainda é básico nessa linguagem.
Na empresa que eu trabalho é tudo MS e estamos pretendendo migrar para o linux com o java, mas claro q isso vai ser aos poucos.
Para começar fui informado que eu teria que desenvolver um sistema de ponto eletrônico para os funcionários. Como é uma empresa pequena, terei eu mesmo que fazer todo o sitema, desde a parte gráfica até a codificação.
A minha primeira dúvida é com relação ao frontend dos usuários, não conheço nada de design e queria saber de vocês do forum por onde começar. Um site que eu achei legal é o site da fiap(http://www.fiap.com.br/portal/index.jsp). Como eu faço para fazer um menu igual?
Obs: O sitema será em JSP
Blz Paulo!? Mas é aí q vai pegar. Para o usuário não adianta ter um sistema com uma boa performance se n tem uma interface agradável. Vc sabe onde eu encontro alguns templates?
E aí Kardon. Cara, vc vai ter que aprender a utilizar um programa de edição de imagens (Fireworks ou Photoshop) e talvez um editor HTML (como o Dreamweaver). Mas existem várias técnicas e tecnologias para você estudar.
No caso dos menus (tem três) do site da FIAP foi utlizado CSS para fazer os itens do menu lateral ficarem vermelhos quando o ponteiro do mouse passar por cima, Flash para fazer aquele menu em que os ícones ficam girando (Classificados, Shopping, Webmail, …) e no menu mais ao topo (Alunos Graduação, Alunos Pós-graduação, …) foram inseridos botões que mudam de imagem no OnMouseOver e isso pode facilmente ser feito no Fireworks.
Lógico que o site em questão é bem feitinho e vc não precisa fazer igual. Se você nunca trabalhou com internet é bom procurar alguns sites que falem sobre web design, como o www.imasters.com.br. Lá tem um Fórum e vários links para outros sites bons.
Valeu pela dica!!!
Uma outra dúvida. A validação no lado do cliente em asp, asp.net poderá ser feita em js, vbs, etc. No java o que eu vou utilizar para fazer essa validação?
Aindo não uso JSP mas acredito que seja normal. No caso de um formulário, por exemplo, vc pode:
fazê-lo em um arquivo HTML e usar JavaScript para validá-lo. Aí você chama (no <form action…) o arquivo .asp para salvar os dados, enviar um e-mail com eles, etc. Com o JSP deve ser a mesma coisa.
inserir o código JavaScript de validação entre as tags head ou em um arquivo include e chamá-lo no on_submit do form.
Não sei se falei besteira, mas acho que não tenha diferença nenhuma (a não ser a linguagem).
[quote=“r2_d2”]Aindo não uso JSP mas acredito que seja normal. No caso de um formulário, por exemplo, vc pode:
fazê-lo em um arquivo HTML e usar JavaScript para validá-lo. Aí você chama (no <form action…) o arquivo .asp para salvar os dados, enviar um e-mail com eles, etc. Com o JSP deve ser a mesma coisa.
inserir o código JavaScript de validação entre as tags head ou em um arquivo include e chamá-lo no on_submit do form.
Não sei se falei besteira, mas acho que não tenha diferença nenhuma (a não ser a linguagem).[/quote]
o que vc falou esta correto, vc pega os dados no formulario e valida com JavaScript. Ou se vc já trata os erros que podem ocorrer no Bean ou no DAO, vc nem valida. Deixa que estas classes disparem as excessoes.
Olá Renan, blz?
A minha preferência será sempre que possível fazer a validação com js, pois com isso n irei sobrecarregar o servidor.
Bom, com essas informações e tutoriais que consegui aqui na web já da para começar a desenvolver.
[quote=“renan_daniel”]
o que vc falou esta correto, vc pega os dados no formulario e valida com JavaScript. Ou se vc já trata os erros que podem ocorrer no Bean ou no DAO, vc nem valida. Deixa que estas classes disparem as excessoes.
Abraços,[/quote]
renan_daniel uma boa pratica de programação no desenvolvimento de sistemas web, preza que deverá ser passado o minimo de validações para a sua aplicação, portanto o melhor mesmo em um form é validar o maximo possivel da sua aplicação no lado cliente (Javascript mesmo), no lado servidor você pode até novamente colocar estas validações, mas só para certificar-se que não está indo sugeira para sua persistência. Assim evita um maior trafego na rede, estas coisinhas.
Concordo com que vc escreveu, mas isso são validacoes simples…
Ex:
Eu estou iserindo uma descricao de produto que possui um comprimento de 20. Se o cara digitar 22, que tem que tratar isso é DB que vai fazer a insercao, e naum fazer uma rotina JavaScript que trate isso.
Resumindo, os tratamentos mais simples são feitos pelo JavaScript, mas outros mais complexos naum.
bom renan_daniel
é questão de gosto, eu validaria isso no Javascript mesmo, se foi como eu entendi, colocaria uma validação do lado do servidor apenas por segurança. Isso pode não representar muito, mas quanto menos acesso sujo eu tiver indo para minha aplicação melhor. Logo validar um campo apenas para saber se é mais de 20 caracteres no banco de dados é maior trafego de informações, isso pra conexão discada, vc mandar um dado e este já voltar com um exceção já atrasa o seu processo no cliente, logo quando o cliente submter seu form já iria tudo validado (o campo permitindo apenas um numero menor que 20) eu faria dessa maneira.
bom renan_daniel
é questão de gosto, eu validaria isso no Javascript mesmo, se foi como eu entendi, colocaria uma validação do lado do servidor apenas por segurança. Isso pode não representar muito, mas quanto menos acesso sujo eu tiver indo para minha aplicação melhor. Logo validar um campo apenas para saber se é mais de 20 caracteres no banco de dados é maior trafego de informações, isso pra conexão discada, vc mandar um dado e este já voltar com um exceção já atrasa o seu processo no cliente, logo quando o cliente submter seu form já iria tudo validado (o campo permitindo apenas um numero menor que 20) eu faria dessa maneira.
[quote=“kardon”]Blz Paulo!? Mas é aí q vai pegar. Para o usuário não adianta ter um sistema com uma boa performance se n tem uma interface agradável. Vc sabe onde eu encontro alguns templates?