Projetos de curto prazo: Struts ou VRaptor?

Ladim , confiar em pessoas que falam o que querem, onde querem e sem fonte que prove cada palavra saída de sua boca é o que faz o Wikipedia deixar de ser uma fonte não confiavel!.. Lamentável…

Ladim , a maioria das ofensas aqui dita não tiveram fundamentos e nem foram provadas por seus autores…Então, segue a galera que quer te ajudar.

Estuda Mentawai para faculdade e com o conhecimento em um framework-action e MVC o estudo com o Struts vai ser mais tranqüilo e a curva de aprendizado ficará mais reduzida…

O único problema de aprender o Mentawai ou Vraptor é depois ter que aprender o Struts… Realmente é uma grande perde de produtividade e prazer…Pode ter certeza! Haahahaha

E aí pessoas?

Seguem algumas considerações:

1º - Não acredito no que me falam. Tanto que vim aqui exatamente para isso: pesquisar e tirar dúvidas.
2º - Minha intenção não era criticar, muito menos ver alguem criticando determinado framework ou projeto, principalmente quando se trata de iniciativas nacionais, apesar da liberdade que cada um tem em opinar. Queria apenas saber o que era mais viável: nem pior, nem melhor, apenas viável ao meu projeto.
3º - Eu não conhecia a capacidade do mentawai nem do Jboss Seam. Desculpas caso tenha dito alguma bobagem. Mas, pelo menos aqui na minha região, dificilmente vc ouve alguém sequer citar o mentawai. Posso estar errado, mas acredito que pelo menos 85%, ou mais, das empresas que trabalham com JEE aqui da região Norte do Paraná utilizam o Struts como framework e é só sobre ele que rolam os papos por aqui.

Como tecnologias envolvem, na maioria das vezes, gostos pessoais, cada um tende a opinar sobre o que lhe convém, ficando difícil escolher uma ou outra solução.

Agradeço as opiniões, apesar do meu trabalho ter triplicado depois do tópico: pesquisar Mentawai, JBoss Seam e VRaptor… :lol:

Thanks…

Até mais.

Ladim.

[quote=Ladim]E aí pessoas?

Seguem algumas considerações:

1º - Não acredito no que me falam. Tanto que vim aqui exatamente para isso: pesquisar e tirar dúvidas.
2º - Minha intenção não era criticar, muito menos ver alguem criticando determinado framework ou projeto, principalmente quando se trata de iniciativas nacionais, apesar da liberdade que cada um tem em opinar. Queria apenas saber o que era mais viável: nem pior, nem melhor, apenas viável ao meu projeto.
3º - Eu não conhecia a capacidade do mentawai nem do Jboss Seam. Desculpas caso tenha dito alguma bobagem. Mas, pelo menos aqui na minha região, dificilmente vc ouve alguém sequer citar o mentawai. Posso estar errado, mas acredito que pelo menos 85%, ou mais, das empresas que trabalham com JEE aqui da região Norte do Paraná utilizam o Struts como framework e é só sobre ele que rolam os papos por aqui.

Como tecnologias envolvem, na maioria das vezes, gostos pessoais, cada um tende a opinar sobre o que lhe convém, ficando difícil escolher uma ou outra solução.

Agradeço as opiniões, apesar do meu trabalho ter triplicado depois do tópico: pesquisar Mentawai, JBoss Seam e VRaptor… :lol:

Thanks…

Até mais.

Ladim.

[/quote]

Relaxa que eles tão reclamando é de mim. Eu aguento…

Minha intenção não foi ofender ninguém (e acredito que não tenha ofendido, afinal foi uma discussão, e não uma briga)… Apenas cada um tem a sua opinião, e se não se puder expor esta opinião, onde estaria a liberdade de expressão?

[]´s

Eu usaria o vRaptor.

Gosto da simplicidade e de convenções. Pra mim é um dos melhores frameworks MVC construídos ultimamente.

Não gosto de JSF, mas é a tendência de mercado agora.

Apenas para constar, eu utilizo o Mentawai em meu projeto que é responsável
pelo fluxo de mais de 40 Milhões de Reais por mês de uma empresa de turismo
no Brasil, que tem postos de atendimento espalhados no país e clientes corporativos
espalhados pelo mundo, a aplicação chegou a ter 1.523 usuários logados no sistema
simultaneamente!
.
Considerando que a ferramenta é bem servida de Ajax e conexões com WebServices que
alimenta minhas consultas baseadas nas companias aéreas do mundo todo, o número de
usuário simultâneos, e a velocidade de desenvolvimento e manutenção, acho absurdo alguem
reclamar do Mentawai sem embasamento.
Até hoje não tenho oque reclamar do Mentawai, e isso é um dos motivos que comecei a utilizá-lo
e até a contribuir com o projeto.

eita flames

aeuehiahea :twisted:

É complicado.

Muitos falam e recomendam o Struts2, Vraptor, ETC… legal… mas tem detalhes nessas recomendações ai… principalmente com relação ao VRaptor que NORMALMENTE são pessoas envolvida com o projeto de alguma forma, ou é amigo dos caras lá, isso é FATO. NORMALMENTE metem o pau no mentawai, o motivo… certeza é o Sérgio, motivo não sei, não me interessa, e não importa, o que importa é o framework não tem nada a ver com o fato dele ser amigo ou não de outras pessoas.

Uma vez entrei no GUJ e solicitei uma inclusão de uma NOTICIA a respeito de Mentawai + Jruby, algo muito bacana para a comunidade… pois bem… até hoje to no aguardo.

Vc conhece aquela música… é mais ou menos assim:
"Tam nam nam nam nammmmm, Tam nam nam nam nammmmm, Tam nam nam nam nammmmm, Bem no meio do seu… " Pois eh, é por ai.

1 - Uma coisa tenho certeza, o mentawai NUNCA foi refeito do zero, se vc diz que leu isso ESTA REDONDAMENTE ENGANADO PONTO.
2 - Vc nunca ouviu alguem do mentawai dizer… VRaptor não presta, é um lixo, muito pelo contrário, e nem que o mentawai é a melhor solução. Eles sempre te dão motivos para escolha, desde issotrocus, jsf, bla bla bla.
3 - Se vc quizer apoio via forum etc… o mentawai está MUITO mais preparado NA MINHA OPNIÃO (com base ok) que o Vraptor basta olhar seus respectivos FORUNS.
4 - Na boa, se vc procurar posts no guj sobre os 2 frames vc sempre vai ver uma turminha elegendo sem Prefeito ai. Agora tem gente que faz de sacanagem mesmo, e não é por parte dos criadores do VRaptor nao, que fique claro. PONTO.

Uma coisa é certa. É complicado se criar um projeto nacional, pq NORMALMENTE nego mete pau mesmo. Inveja? Ciumes? Birra?.. poucos fazem críticas construtivas… ninguem chega pro projeto e diz… “poxa é louvável e tal, mas acho que vc pode melhorar assim…” é PORRADA atras de PORRADA, sem justificativa.

No próprio post que vc citou, onde o Sérgio se indigna com o cara… logo o Sérgio responde sobre os tests ai o cara se faz de desentendido… não…é que é que… pois é… eu tava falando era do jogo do mengão ontem ?

Na boa… toca a musiquinha ai pro cara. Pq o cara é exatamente o que o Sérgio o chamou. NA BOA.

Tem muita gente que se vende por ai… nego tem que ser experto pra distinguir o VENDENDOR de um VENDEDOR.

Temos vários exemplos de projetos brasileiros que só apanham.

E com certeza tem muitos outros.

Critica vale… criticar é necessário… pois a crítica ajuda a construir. Agora BIRRA é outra historia.

Experiencia própria.

Meu projeto final a ~3 anos foi utilizando mentawai, e quer saber SUCESSO. A verdade ? Não importa qual o framework escolha, simplesmente escolha o frame certo para o projeto certo. PONTO. É pra projeto final ? Então meu conselho é:

  • Não se trata de EMPREGO. Se trata de TEMPO. E tempo vc tem de sobra? Porque se escolher errado…
  • Eu sinceramente escolheria Menta ou Vraptor (Ja mexi com os 2 e prefiro o menta) e digo é pela RAPIDEZ de aprendizado que eles são os melhores, e para essa sua tarefa seriam as melhores escolhas.

Pra mostrar que o menta não é um problema segue algumas das minhas experiencias:

  • Tenho projeto utilizando mentawai que tem 40 mil usuários e taxa crescente de 1000 novos usuarios ao mês. FUNCIONA. PONTO. Esse deverá atingir cerca de 150 mil até o final do ano que vem.

  • Outra solução, Sistema em TEMPO REAL, para telecom e com necessidades pouco comuns, isso não facil nao… usa mentawai. FUNCIONA. PONTO.

Já fiz projeto com Struts 2. FUNCIONA. PONTO.

Ja fiz com o Vraptor. FUNCIONA. PONTO.

Acho que vc deve pensar em seu projeto, que nesse momento é o que importa.

Abraço.

Acho que não há necessidade de criar um bicho-de-sete-cabeças em torno disso. Verdade seja dita que faz muito tempo que não há web framework flames aqui no GUJ. Eu só fiquei intrigado porque falaram que eu tinha dito algo totalmente inverídico, e isso é claro não é nem um pouco legal… Mas posso aceitar que foi apenas uma excitação momentânea para criticar de forma emotiva e não racional. No hard feelings…

Opa, quanto a essa parte eu peço desculpa, eu soube que você tinha dito… Foi uma afirmação infeliz, apenas. Não tive intenção de esculaxar o menta, tanto que elogiei a idéia e o recomendei por causa da sua curva de aprendizado.

[]'s

Sem querer me meter na briga toda…

Ouvi falar muito bem do Mentawai, porém infelizmente nunca tive a oportunidade de utilizá-lo. Pretendo conhece-lo em breve.

Em relação ao VRaptor, utilizo em projetos de todos os tamanhos, não só em pequenos projetos, e acho fantástica a produtividade que ele oferece. Acho realmente um framework muito bom, não limitando-o a projetos pequenos não. E tem mais, não sou amigo ou conheço ninguém que participe do projeto, e também não tenho nada contra quem quer q seja q faça parte do Mentawai.

Entendi o ponto de vista dos dois lados na discussão, cada um com as suas razões e direitos, mas se cada um q entrar para participar do tópico ficar tomando partido de um lado, isso vai virar bagunça. Vamos focar em ajudar quem abriu o tópico com o problema dele, afinal acho que está resolvida a questão né, todos tem direito de preferirem o que quiser, e todos tem direito de tentar se explicar quando mal compreendidos.

Voltando ao tópico, Struts ainda tem muito no mercado, mas realmente não é algo que aconselho para ninguém… pouco produtivo e muito amarrado aos famigerados xml. Acho o VRaptor uma boa, mas não desconsidere o Mentawai também, pois ouvi muito bem dele também já, e tendo pessoas envolvidas com ele ativas no forum, pode facilitar se encontrar problemas.

Espero ter ajudado em alguma coisa.

Abraço

Struts2, Menta, SpringMVC, Seam, VRaptor…

Quem se importa com isto??

Vcs são contratados prq conhecem um framework MVC somente?

O que menos me importa é o frameworkMVC. Vc vai ser mais produtivo com o que vc conhecer melhor isto é fato. Esta discução de teste unitario no Menta é ridicula. Eu nunca utilizei o Menta na vida mas tenho vontade de adotar para um projeto aqui na minha empresa por curiosidade, de tanto que eu ouvi falar mal dele por aqui…

Bem tem um ditado que diz, Narciso so ve blz no que é espelho. Ou seja o que não for TDD não presta…

Se um Eric Evans da vida fala-se que codigo sem teste em Grafo fosse a mesma coisa que não ter codigo o que sera que aconteceria…

Pessoalmente eu acho testes de integração muito mais importantes que teste unitarios.

Bom… Quem ler o que eu escrevi tem que entender, senão fica dificil.

A dúvida dele (landim) não é com relação ao MERCADO e sim ao PROJETO. Ela não pediu ajuda para entrar no mercado, ele quer ser “formar”. PONTO.

Repito, pra projeto final com necessidade de curto tempo de aprendizado é Menta ou Vraptor. É claro que mesmo assim vai depender dele.

A resposta é tanto faz, escolha um a dedo já que vc não é sabido nada sobre eles.
Não é o framework MVC que vai ser fator diferencial da produtividade do projeto.

Eu estou lendo o Jboss seam e estou achando muito bom, ja tabalhei com struts 1.x e struts 2, recomento
na orderm
Jboss Seam, VRaptor ou Struts2.

veja qual é melhor para você nesse projeto, pra quem nunca mexeu com JSF perde uma semaninha ai para ver os componentes, enteder um pouco de facelets e ai aplica o Seam que é um otimo fw tenho certeza que tem bons desenpenhos.

Att

Eu não concordo. Respeito.

Tenho um companheiro de trabalho, que chupa cana, assovia, cantarola e bebe agua e não se engasga. E o que isso tem a ver ? Tempo, será q ele consegue fazendo isso tudo, ainda teria tempo para aprender STRUTS, STRUTS2, JSF… ou melhor… RUBY ? :twisted:

Profissionalmente falando qualquer framework. Blz, certo.

Não é o caso dele. Ele pode ser formar desenvolvendo em Struts2… e se especializar em “tunning”. :shock:

???

O que sua resposta tem haver eu não entendi vc poderia me explicar?