Projetos de curto prazo: Struts ou VRaptor?

E aí povo, blz?

Seguinte… Neste semestre estou cursando uma disciplina de Projeto Web.
Conheço bem JEE e tenho a necessidade de utilizar um framework de livre escolha pra desenvolver meu projeto.
Comecei a estudar o Struts, que pelo que eu vejo é o mais famoso/falado.
Mas para o meu projeto que é bem simples (uma lista telefônica online) acho que o Struts2 é “muita” coisa, no sentido de aprendizado: muitas configurações, etc.
Então busquei alternativas para evitar o Struts2, pois tenho apenas 2 meses e meio para desenvolver o projeto, e encontrei o VRaptor que, pelo que eu pude ler segundo outras opiniões aqui no GUJ, é bem mais simples de se utilizar.
Gostaria de saber a opinião de vocês: para projetos de curto prazo, o VRaptor seria uma solução melhor ao Struts2? Qual é o futuro que vocês veêm para o VRaptor relacionado a mercado de trabalho? E, por fim, a grande dúvida: na opinião de vcs eu deveria utilizar Struts ou o VRaptor?

Thanks…

Até mais.

Ladim.

Eu optaria por vraptor ou mentawai, depende de gosto dai.
Quanto a mercado tem muito legado em struts, migrações para struts2 e muita coisa surgindo em jsf. Eu estou apostando meus estudo no JSF.

Usaria Jboss Seam, produtividade altissima…

Não citei o mentawai pois ouvi falar que o VRaptor está um pouco mais sólido que ele. Não sei até que ponto é verdade.

Também tenho ouvido falar e visto muito sobre isso. Mas no meu caso acho que JSF cairia mais ou menos como o Struts2.

O Jboss Seam não é proprietário?

Até mais.

Ladim.

[quote=Ladim]E aí povo, blz?

Seguinte… Neste semestre estou cursando uma disciplina de Projeto Web.
Conheço bem JEE e tenho a necessidade de utilizar um framework de livre escolha pra desenvolver meu projeto.
Comecei a estudar o Struts, que pelo que eu vejo é o mais famoso/falado.
Mas para o meu projeto que é bem simples (uma lista telefônica online) acho que o Struts2 é “muita” coisa, no sentido de aprendizado: muitas configurações, etc.
Então busquei alternativas para evitar o Struts2, pois tenho apenas 2 meses e meio para desenvolver o projeto, e encontrei o VRaptor que, pelo que eu pude ler segundo outras opiniões aqui no GUJ, é bem mais simples de se utilizar.
Gostaria de saber a opinião de vocês: para projetos de curto prazo, o VRaptor seria uma solução melhor ao Struts2? Qual é o futuro que vocês veêm para o VRaptor relacionado a mercado de trabalho? E, por fim, a grande dúvida: na opinião de vcs eu deveria utilizar Struts ou o VRaptor?

Thanks…

Até mais.

Ladim.
[/quote]

Se isso é só um trabalho e esta aplicação não vá passar disso, veja o Mentawai (www.mentaframework.org). É bem fácil de aprender, e você será bem produtivo com ele em algumas horas, ou então o vraptor mesmo… VRaptor é bem fácil de aprender, sem contar que tem várias apostilas no site da caelum…

Agora se não for só um trabalho de faculdade, esqueça o menta. VRaptor e Struts2 são boas opções…

++

A questão não é a solidez do menta… O grande problema é que o menta não possui testes e o líder do projeto é totalmente contra eles…
Outro dia ele disse que refez o framework inteiro… Como ele pode garantir que as coisas que funcionavam continuam funcionando se ele não possui testes?

[quote=wariows]
A questão não é a solidez do menta… O grande problema é que o menta não possui testes e o líder do projeto é totalmente contra eles…
Outro dia ele disse que refez o framework inteiro… Como ele pode garantir que as coisas que funcionavam continuam funcionando se ele não possui testes?[/quote]

Entendi. Na verdade um amigo meu foi quem deu um toque sobre utilizar VRaptor ou Mentawai por se tratar projetos brasucas, por serem simples, com docs + exemplos em português e tanto um quanto o outro cairem bem para projetos pequenos como estes de faculdade. E ele mesmo quem me disse que o VRaptor era um pouco mais sólido (acho que deveria se referir no sentido de “completo”) que o Mentawai.

Até mais.

Ladim.

Antes de acreditarem no que as pessoas lhe falam, em Papai Noel e nessas coisas, pesquisem e tirem suas próprias conclusões.

O menta no momento possui 4511 testes unitários: http://www.mentaframework.org/test/

Não coloque palavras na minha boca, ainda mais quando elas são inverdades.

O Menta nunca foi refeito do zero. Por isso mesmo que está na versão 1. Desde do princípio (2005) que somos fiéis a nossa metodologia e filosofia. Tem dado bastante certo, obrigado! Não temos o Mentawai 2.0, como existe Struts2.0 e VRaptor2.0. Esses sim foram totalmente refeitos do zero… (não que isso seja mérito ou desmérito)

O Mentawai é um dos poucos frameworks web Java que não utiliza xml nem annotations e sim configuração programática. É um dos poucos full-stack então daí vc conclui se é completo ou não. (Favor me dizer se há algo que vc não consegue fazer com o Mentawai.)

A questão é que o Menta faz muito sucesso, é usado por diversas empresas no Brasil e no exterior, possui dezenas de casos de sucesso registrados aqui e isso incomoda muita gente que ao invés de trabalhar e tentar fazer alguma coisa prefere marretar o trabalho dos outros para ter uma oportunidade de se sobressair. Essa mentalidade é repugnante e quem a tem deveria ter vergonha.

Esses dias mesmo recebi o seguinte email:

Isso não garante que o Menta seja melhor ou pior que ninguém, mas por favor faça sua pesquisa e tire essa conclusão você mesmo ao invés de acreditar no que o outros dizem sem qualquer escrúpulo.

[quote=Ladim]O Jboss Seam não é proprietário?

Até mais.

Ladim.[/quote]

:roll:

Eu apostaria em Mentawai ou JBoss Seam. Esquece Struts cara, é coisa pré-histórica. :slight_smile:

[quote=saoj]Antes de acreditarem no que as pessoas lhe falam, em Papai Noel e nessas coisas, pesquisem e tirem suas próprias conclusões.

O menta no momento possui 4511 testes unitários: http://www.mentaframework.org/test/

Não coloque palavras na minha boca, ainda mais quando elas são inverdades. Pode deixar que eu sei falar por mim mesmo. Nem mesmo sei quem você é…

O Menta nunca foi refeito do zero. Por isso mesmo que está na versão 1. Desde do princípio (2005) que somos fiéis a nossa metodologia e filosofia. Tem dado bastante certo, obrigado! Não temos o Mentawai 2.0, como existe Struts2.0 e VRaptor2.0. Esses sim foram totalmente refeitos do zero… (não que isso seja mérito ou desmérito)

O Mentawai é um dos poucos frameworks web Java que não utiliza xml nem annotations e sim configuração programática. É um dos poucos full-stack então daí vc conclui se é completo ou não. (Favor me dizer se há algo que vc não consegue fazer com o Mentawai.)

A questão é que o Menta faz muito sucesso, é usado por diversas empresas no Brasil e no exterior, possui dezenas de casos de sucesso registrados aqui e isso incomoda muita gente que ao invés de trabalhar e tentar fazer alguma coisa prefere marretar o trabalho dos outros para ter uma oportunidade de se sobressair. Essa mentalidade é repugnante e quem a tem deveria ter vergonha.

Esses dias mesmo recebi o seguinte email:

Isso não garante que o Menta seja melhor ou pior que ninguém, mas por favor faça sua pesquisa e tire essa conclusão você mesmo ao invés de acreditar no que o outros dizem sem qualquer escrúpulo.[/quote]

Não me baseei nos que os outros disseram, mas no que você mesmo diz… Segue um trecho de um outro tópico (http://www.guj.com.br/posts/list/15/57053.java):

[quote=saoj][quote=fmeyer]

Codigo sem teste unitario eh codigo inutil.

ps. isso vai ser engracado … [/quote]
Vc é patético. Eu trabalho numa empresa que gira milhões de dólares por dia, coloca mais de 2 milhões de ordens no mercado por dia e realiza perto de 150 mil transações em bolsa por dia.

E lá não tem um teste se quer. Zero testes unitários.

O sistema e a empresa vão muito bem, pode ter certeza disso.

Inútil são esses seus comentários… [/quote]

Mudou de idéia?
Me lembro de um post que se discutiu esses testes unitários do menta, não me lembro o endereço, mas lembro que o azenha falou alguma coisa sobre um gerador :stuck_out_tongue:

Não, eu não te conheço. Achei a idéia do mentawai bastante interessante (embora algumas coisas como o mentabeans eu ache desnecessário,mas isso a gente desconsidera), pensei em adotar em alguns projetos pessoais, mas li bastante coisa que você mesmo disse, e discussões sobre testes unitários e confiabilidade… E isso me fez abandoná-lo, mesmo gostando bastante da idéia…

Alias, Struts não foi refeito… O WebWork simplesmente mudou de nome…
E só por passar de 1.x para 2.x não quer dizer que a aplicação tenha sido refeita do zero…

[]´s

Ah sim, Agitar é o nome da aplicação usada pra gerar esses testes…

http://www.agitar.com/solutions/products/automated_junit_generation.html

Mas aonde eu falei que o Mentawai foi refeito do zero?

Vc sem qualquer escrúpulo fala o seguinte:

Gostaria que vc me mostrasse onde eu disse isso.

Minha opinião quanto a testes unitários continua a mesma e as pessoas podem procurá-la em outros tópicos amplamento debatidos pela comunidade. Esse tópico que vc postou não tem nada haver com testes unitário (pelo menos não deveria) mas se vc procurar no google achará muitos tópicos do GUJ sobre esse tema dos quais eu participei: http://www.google.com.br/search?q=testes+unit�rios+site%3Awww.guj.com.br

A confiabilidade do Menta é bastante alta, visto a quantidade de pessoas que o utiliza em produção. Entre a sua opinião e a deles, sou obrigado a ficar com a deles, mas respeitarei a sua liberdade de escolha e de crítica.

Apenas quiz abrir o olho das pessoas para não acreditarem em qualquer coisa que lhe falam por aí… Procurem a resposta vcs mesmo, pois ela é muitas vezes subjetiva… Algumas pessoas podem ter opiniões totalmente parciais ingenuamente ou propositalmente…

Sim, usamos essa ferramenta automatizada, que por sinal é bastante interessante. E qual é o problema disso? O Mentawai nunca disse para ninguém que seria baseado em TDD…

Não entendi o que uma faculdade tem haver com isso.

Cara, use o que o mercado adota ou está começando a adotar. Mesmo o teu projeto sendo pequeno, voce vai querer aprender algo que vai te agregar maior valor como profissional, não?

<2cents>
Eu utilizaria Seam ou JSF.
</2cents>

[quote=saoj]Mas aonde eu falei que o Mentawai foi refeito do zero?

Vc sem qualquer escrúpulo fala o seguinte:

Gostaria que vc me mostrasse onde eu disse isso. Apenas se eu estivesse bêbado, mas como não bebo essa hipótese tb não se aplica…

Minha opinião quanto a testes unitários continua a mesma e as pessoas podem procurá-la em outros tópicos amplamento debatidos pela comunidade.

A confiabilidade do Menta é bastante alta, visto a quantidade de pessoas que o utiliza em produção. Entre a sua opinião e a deles, sou obrigado a ficar com a deles, mas respeitarei a sua liberdade de escolha e de crítica.

Apenas quiz abrir o olho das pessoas para não acreditarem em qualquer coisa que lhe falam por aí… Procurem a resposta vcs mesmo, pois ela é muitas vezes subjetiva…

Sim, usamos essa ferramenta automatizada, que por sinal é bastante interessante. E qual é o problema disso?
[/quote]

Não vejo confiabilidade nela… Eu tenho liberdade de escolha e de crítica, certo?
:stuck_out_tongue:

[quote=Lobo][quote=wariows]
Agora se não for só um trabalho de faculdade, esqueça o menta. VRaptor e Struts2 são boas opções…
[/quote]

Não entendi o que uma faculdade tem haver com isso.[/quote]

Você não vai utilizar nunca mais na sua vida, e não precisa de confiabilidade… apenas que funcione quando for mostrar pro professor… foi isso que eu quis dizer…

:stuck_out_tongue_winking_eye:

Claro! Só que geralmente quando a crítica vem acompanhada de embasamento lógico e não apenas sugestões pejorativas ela tem uma receptividade maior, tanto por parte do criticado quanto por parte de quem assiste.

Vc só confia em sistemas baseados em Testes Unitários. Ok, posso respeitar isso. Se você sempre utiliza a metodologia TDD então sem testes unitários nada pode existir.

Eu acredito que um bom sistema independe de testes unitários. Teste Unitários são legais, mas há muitas outras coisas mais importante do que eles. E eu também acho que uma ferramenta automatizada que gera testes unitários é plenamente válida, principalmente para aqueles sistemas que não são baseados na metodologia TDD. E parece que outras pessoas também acham isso, tanto é que existe uma empresa suprindo essa demanda.

++

Amigo, tem muita gente que fala besteira…Vai de mentawai para ser produtivo e prazeroso o seu trabalho.

Visite o forum e tire suas duvidas! Seus idealizadores e colaboradores irão te ajudar sempre que possível…!

E depois pro mercado de trabalho Struts…
Já no mercado acompanha as tendencias.