Projetos Web: JSF + JPA vs Laravel

Olá devs,

Conheço um pouco de JSF2 e JPA (Hibernate) e o que sei deles é que não são práticos de se escrever sistemas nele.
Falo em tempo de produção de código mesmo, não em nível de dificuldade, algumas coisas básicas requerem uma burocracia grande a ser seguida, principalmente nas views, as bibliotecas de tags e as diversas variações de listeners que até confundem: tags com uma função tem a mesma função como propriedade em outra tag, com uma mudança muito específica apenas.
Em resumo, gosto de JSF e JPA pois são do Java, ou seja, as implementações mojarra e hibernate seguem bem suas especificações, mas para desenvolver um sistema com os mesmos frames, só de planejar o que vai ter que ser codificado, já fico exausto.

Quanto ao Laravel não desenvolvi nada usando-o, mas sei que é prático e já vi alguns códigos com ele. Sei que é mais prático de ser escrito, e com ele, não se precisa de outro framework para persistência, ou seja, Laravel cobre todo o ciclo de desenvolvimento.

Quais os prós e contras de projetos web com JSF + JPA em relação a projetos web com Laravel?
O que incentiva você, programador Java a continuar preferindo JSF + JPA do que o Laravel?
Ou o que te incentiva a migrar pro Laravel?

Vamos discutir sobre. Abraços.