Cordiais saudações, pessoal do Guj.
Estou estudando Java há algum tempo e desde que comecei a me envolver com propostas de sistemas que, evidentemente, utilizam bancos de dados uma questão muito séria tem se instalado: durante o processo de instalação dos sistemas e seus bancos de dado como fica a questão de preparar o computador do usuário para que o nosso sistema fique totalmente operacional após sua instalação?
É uma questão que envolve o MySQL, no meu caso. Suponhamos que meu sistema esteja pronto e que ele use o banco de dados MySQL, mas no computador dos usuários não está instalado nem o MySQL nem o Java. Então, eu pergunto: Como devo proceder para instalar o banco de dados (MySQL) e o Java? Suponhamos que meu sistema vai funcionar baseado em um arquivo executavel com extensão jar, o que com muito esforço o pessoal do GUJ me ajudou a fazer. Mas e agora? Como eu instalo o Java, porque o jar precisa do Java para rodar; e que forma é mais conveniente para instalar o banco de dados?
Existe mais de um tipo de Instalação do MySQL que torna funcional o banco de dados? Existe uma estalação apenas de algum tipo de núcleo mais simples dos bancos de dados que torna funcional o sistema mas ocupa menos espaço e tem menos elementos do banco de dados?
Com relação a um banco de dados especifico do sistema, o arquivo de trabalho do nosso sistema e suas tabelas. Eu posso gerar o banco de dados e suas tabelas com comandos JDBA do Java?
Como vocês podem ver, minha cabeça esta cheia de duvidas quanto a tornar o sistema funcional com base em uma instalação feita por um arquivo de instalação, provavelmente um arquivo zipado com o Java, o banco de dados e o arquivo jar do sistema em questão.
Um grande abraço ao amigos do GUJ.
Atenciosamente,
Ronaldo