Propriedades de um JButton, jogo da memória (j2se)

Olá a todos, sou novo na linguagem, mas, ja trabalho com programação há vários anos. Estou fazendo um projeto de faculdadade, que é pra desenvolver um jogo da memória 8x8 em j2se. Já estou montando o projeto e estou tento as seguinte dificuldades:

segue meu código ate então:

[code]/**************************************************
Curso…: ADS (4 periodo)
Instrutor: Paulo
Projeto…: Jogo da Memória
Alunos…: Douglas Lira
Flávia de Aguiar
Rodrigo Otto
****************************************************/

package source;

// importação da classes de camada visual GUI
import java.awt.;
//import javax.swing.border.AbstractBorder;
import javax.swing.
;

import java.awt.Toolkit;
import java.awt.event.MouseEvent;
import java.awt.event.MouseListener;

public class JogoMemoria {
protected static void CentralizarObj(Component componente) {
// Centraliza a janela de abertura no centro do desktop.
Dimension screen = Toolkit.getDefaultToolkit().getScreenSize();
Rectangle r = componente.getBounds();
// Dimensões da janela
int widthSplash = r.width ;
int heightSplash = r.height;
// calculo para encontrar as cooredenadas X e Y para a centralização da janela.
int posX = (screen.width / 2) - ( widthSplash / 2 );
int posY = (screen.height / 2) - ( heightSplash / 2 );

        componente.setBounds(posX,posY,widthSplash,heightSplash);   
  }  	

public static void main(String[] args) {
	// instanciando o frame
	JFrame FramePrincipal = new JFrame("Jogo da Memória");
	
	// definição do tamanho do frame
	FramePrincipal.setSize(700,700);
	// usado apenas qdo for do tipo GridLayout
	FramePrincipal.setLayout(new GridLayout(8,8));
	// centralizando frame		
	CentralizarObj(FramePrincipal);
	// declaracao de uma variavel usada dentro do for várias vezes
	JButton Botao;               
    // criação dos botoes dentro do frame
    for (int i = 1; i<= 64; i++){
    	// instanciando botao
    	Botao = new JButton("Botao "+i);
    	Botao.addMouseListener(new MouseListener() {  
    	  public void mouseClicked(MouseEvent e) {  
    	    // nop  
    	  }    	   
          public void mousePressed(MouseEvent e) {  
            // nop  
          }  
          public void mouseReleased(MouseEvent e) {  
            // nop  
          }  
          public void mouseEntered(MouseEvent e) {
        	 //Botao.setBorder(b);
        	 //Botao.setBorderPainted(true);  
    	  }  
          public void mouseExited(MouseEvent e) {  
        	 // Botao.setBorderPainted(false);  
          }  
    	});        	
    	
    	// informando um nome ao botao
    	Botao.setName("Botao"+i);
    	// inserindo no frame
    	FramePrincipal.add(Botao);	
    } // for				
	// alterando a cor de fundo do frame
	FramePrincipal.getContentPane().setBackground(Color.DARK_GRAY);
	// deixando o frame visivel ao usuário
	FramePrincipal.setVisible(true);
	// informando a ação que sai do sistema ao fechar o frame
	FramePrincipal.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
	}		
}[/code]

O botão (jbutton) tem alguma propriedade onde posso guarda um valor (numero ou string)?
como posso acessar cada botao dentro do JFrame?

tipo, eu vou varrer cada botao, e nessa propriedade, onde irei guardar um texto ou numero, irei montar os pares de cada item do jogo. o jogo nao haverá imagem, apenas textos, exemplo: botao 01 com botao 01, botao 02 com botao 02 e assim por diante.

so que o label do botao será ???, apos clicar irei mostrar o numero do botao pra que ele acheo seu par.

alguem tambem teria aguma dica pra me auxiliar no desenvolvimento? será muito bem vindo.obrigado a todos.

pq vc não faz um método no onclick? label default do button é ??? no action onclick de cada botão vc diz q o label dele recebe botao xxx.

botao.actionPerformed(actionevent e){
botao.setlabel(“botao xxx”);
}

é isso?

Olá conterraneo, obrigado pela resposta. isso era um dos problemas, que eu nao iria ver agora, mas, ce ja matou uma das xaradas.

obrigado

Ola galera da terra. Sou iniciante em java. Gostaria de saber como fazer pra fechar uma janela (usando um JButton finalizar) sem matar o programa? Mas tem um porém, essa janela seria uma janela de cadastro. Sendo assim não adianta usar o setVisible(false). Seria só pra finalizar o cadastro e retornar pra janela principal.

Dah uma força aew, vlw.

de fato vc terá que implementar a classe ActionListener e tratar o evento do botão…Tipo vc deve esta esperando seguinte:

  • Quando clicar no primeiro botão, aguarde o usuário clicar em outro e compare os valores do botão correto…

-> acho que dá para fazer +/- assim:

 //Classe interna

   class JogoHandler implements ActionListener{
       public void actionPerformed(ActionEvent evento) {
              Object clique = evento.getSource();

             //aqui vc terá que fazer mais um if para verificar se o valor foi clicado pela segunda vez já...
             if(clique==botao1){
                //quarde o valor em uma variavel
             }
        }
   }

para fechar a janela faça o seguinte metodo:


//esse metodo precisa esta dentro do frame para quando vc clicar no botão fechar, dar tudo certo...
//também vera em algumas literaturas que teria que implementar 7 metodos, mas esse já supre sua necessidade....

addWindowListener(new WindowsAdapter){
   public void WindowsClosing(Windows e){
   System.exit();
   }
}