Protocolo usado em Caixas Eletrônicos

Pessoal,

Alguem saberia dizer qual protocolo é usado para troca de mensagens em sistemas de caixa eletrônico?

Do cartão para o leitor?

Não, do protocolo usado nas mensagens em si.
(Do caixa eletrônica para o servidor)

Esse ae deve ser proprietário da empresa que desenvolve o caixa.

Não acho que exista uma “regra” para isso…cada banco faz do seu jeito. Mas acredito que sempre em cima de TCP/IP.

Já a comunicação com os mainframes, essa é meio padronizada: utilizam o ISO-8583.
Mais informações sobre esse padrão, você encontra aqui.

iso8583, é o que suspeitava…

mas intaum a iso 8583 é usada somente na comunicação com os mainframes?
a iso 8583 eu já venho estudando…
vc não sabe onde eu posso encontrar um diagrama que mostre toda a arquitetura de telecomunicações por traz destas operações?

obrigado pelas informações!

Pelo que li aqui, ele está presente em toda transação que exige troca de dados entre cartões de credito.

A arquitetura está ae na wiki

Na verdade quando me referi à arquitetura, quis me referir a todo o fluxo de mensagens. Ex: Uma mensagem de um pagamento sai de um caixa eletrônico por exemplo e chega até o sistema brasileiro de pagamentos.
Quem processa essas informações, quem direciona essa mensagem…

Mas valeu pelas informações!

Me parece que a ferramenta mais usada para se trabalhar com essas mensanges iso8583 é o JPos. Pena que o guia do JPos é pago…

[quote=luis.txt]Na verdade quando me referi à arquitetura, quis me referir a todo o fluxo de mensagens. Ex: Uma mensagem de um pagamento sai de um caixa eletrônico por exemplo e chega até o sistema brasileiro de pagamentos.
Quem processa essas informações, quem direciona essa mensagem…

Mas valeu pelas informações!

Me parece que a ferramenta mais usada para se trabalhar com essas mensanges iso8583 é o JPos. Pena que o guia do JPos é pago…

[/quote]

Sistema brasileiro de pagamentos??? :?

Se bem entendi o que tu ta querendo vou explicar um caso, a cada pagamento processado e tals pelo BB por exemplo, ele gera um arquivo e disponibiliza a seus clientes.

Por exemplo eu trabalhava numa Secretaria de Estado, que gerava DARE’s e dava para seus clientes, os cliente entao vao no BB e pagam esses DARE’s, mas como a secretaria sabe entao que foi pago?
A coisa era meio tosca mesmo, tinha um FTP que de 10 em 10 minutos baixava todos os arquivos de pagamentos gerados pelo BB, e jogava no sistema da secretaria.

Ou seja ao meu ver cada Banco se vira para informar aos seus cliente corporativos que o pagamento de seu DARE/Boleto/etc.; foi pago. No exemplo citado isso é feito baixando arquivos textos via FTP.

Sobre os protocolos entre o Caixa Eletronico e a central do banco eu nao sei dizer. Porque nao seria TCP/IP? Eu sei dizer que aqui no meu trabalho tem um caixa eletronico, e eles usam um link da Embratel para se comunicar.

Até onde eu saibia ele utiliza X.25 mas se não me engano este protocolo como se diz em java é “deprecated”.

Valeu pelas informações.

Na verdade é TCP/IP o protocolo, o iso8583 é apenas um padrão para a estrutura das mensagens que serão enviadas pela rede. Ele apenas diz quais campos terão nas mensagens e a ordem deles, e a mensagem será enviada através do tcp/ip através de uma rede privada.
Bem, até onde entendi é isso.

o protocolo deve ser o TCP/IP mesmo, por causa da sua confiabilidade!

Confiabilidade??? boa sorte então!

Voltando ao assunto original do tópico, nada impede que toda a comunicação seja feita usando ISO-8583 em cima de TCP/IP. Mas isso não é um regra do tipo “tem que ser assim e ponto final”.

Em todos os clientes bancários que já trabalhei, a comunicação com o mainframe sempre foi em ISO-8583, mas neste caso havia um servidor entre a ponta e o mainframe.

A comunicação com esse servidor intermediário varia bastante: já vi em ISO-8583 mesmo, HTML puro e simples (GET/POST), WebServices, EJB, ISO enviado como POST HTML, e por aí vai…tudo depende da estrutura que o cliente possui e daquilo que oferece mais facilidades para o caso específico.

O fluxo das mensagens também varia bastante. Pegue por exemplo duas transações que qualquer banco possui: DOC e TED. O primeiro é enviado ao fim do dia para compensação, por isso que o dinheiro só está disponível na conta destino no dia útil seguinte. Já a TED possui compensação instantânea: assim que confirma a operação o dinheiro sai da conta origem e chega na conta destino.

Resumo da ópera: não existe uma regra para essa comunicação. Cada um faz da forma que acha mais fácil e produtiva. Existem alguns padrões (como a ISO-8583), mas mesmo assim é um padrão, não uma obrigação.

Só para informação, dependendo da operação que você queira fazer os bancos usam o padrão ISO 8583, mas com a padronização realizadas pela Febraban para atender as necessidades dos bancos brasileiros.
Alguns bancos como a CEF, usam padrões próprios.
Eu trabalho com o protocolo da CEF baseado em ISO 8583 para serviços de pagamento de fatura de energia, posso dizer que é parto implementar isso.