Provider JCE

7 respostas
A

Bom dia pessoal,

Estou tentando desenvolvendo um Provider JCE e estou com um problema ao capturar a instancia de um Cipher. Consigo instanciar um objeto de assinatura mas quando tento instanciar um cipher recebo a seguinte exceção

Exception in thread main java.lang.SecurityException: JCE cannot authenticate the provider ProviderTeste

at javax.crypto.Cipher.getInstance(DashoA12275)

at javax.crypto.Cipher.getInstance(DashoA12275)

at providerteste.Teste.main(Teste.java:22)

Caused by: java.lang.SecurityException: Cannot verify jar:file:/C:/Desenvolvimento/workspace/ProviderTeste/bin/!/

at javax.crypto.SunJCE_d.b(DashoA12275)

at javax.crypto.SunJCE_d.a(DashoA12275)

at javax.crypto.SunJCE_d.a(DashoA12275)

at javax.crypto.SunJCE_b.b(DashoA12275)

at javax.crypto.SunJCE_b.a(DashoA12275)

3 more

Caused by: java.security.PrivilegedActionException: java.util.zip.ZipException: Acesso negado

at java.security.AccessController.doPrivileged(Native Method)

8 more

Caused by: java.util.zip.ZipException: Acesso negado

at java.util.zip.ZipFile.open(Native Method)

at java.util.zip.ZipFile.(ZipFile.java:203)

at java.util.jar.JarFile.(JarFile.java:132)

at java.util.jar.JarFile.(JarFile.java:70)

at sun.net.www.protocol.jar.URLJarFile.(URLJarFile.java:56)

at sun.net.www.protocol.jar.URLJarFile.getJarFile(URLJarFile.java:41)

at sun.net.www.protocol.jar.JarFileFactory.get(JarFileFactory.java:63)

at sun.net.www.protocol.jar.JarURLConnection.connect(JarURLConnection.java:102)

at sun.net.www.protocol.jar.JarURLConnection.getJarFile(JarURLConnection.java:69)

at javax.crypto.SunJCE_e.run(DashoA12275)

9 more

Obrigado
Arturo Garcia

7 Respostas

T

Para desenvolver um provider, acho que ele deve ser assinado de alguma maneira. É melhor consultar a documentação da Sun para ver o que deve ser feito (acho que você contacta a Sun, e eles emitem um certificado para você que permite a você assinar o JAR do seu JCE Provider. É questão de olhar a documentação).

O

thingol:
Para desenvolver um provider, acho que ele deve ser assinado de alguma maneira. É melhor consultar a documentação da Sun para ver o que deve ser feito (acho que você contacta a Sun, e eles emitem um certificado para você que permite a você assinar o JAR do seu JCE Provider. É questão de olhar a documentação).

http://java.sun.com/products/jce/doc/guide/HowToImplAProvider.html#Step%205
É exatamente isto que o thingol falou: gera as chaves, manda o CSR para a Sun que eles enviam um certificado para assinar o seu jar. Eu já pedi um destes certificados uma vez. Para JDK 1.4 e 5.0 é obrigatório fazer isto.

A

Mas tipo…
Ainda estou desenvolvendo o provider, esse erro ocorre quando estou debugando.
Não é possível debugar um provider então?
E pq consigo pegar um objeto de assinatura?

O problema está acontecendo especificamente com Ciphers.

O

Arturo:
Ainda estou desenvolvendo o provider, esse erro ocorre quando estou debugando.
Não é possível debugar um provider então?

Para acessar um algoritmo de criptografia a JVM faz uma verificação se o provider está assinado. Acho que debugar um código de um provider vai exigir que o mesmo esteja assinado. Ou seja, vai ter que gerar um jar e assiná-lo.

Arturo:
E pq consigo pegar um objeto de assinatura?
O problema está acontecendo especificamente com Ciphers.

Você também implementou os algoritmos de assinatura (hash e algum algoritmo assimétrico)? Se você usou MD5/SHA-1 + RSA/DSA, você provavelmente usou o provider da Sun.

A

Cara … Implementei de certo modo.
Esse provider que estou tentando desenvolver é baseado no wrapper da IAIK. Portanto tudo que é preciso usar a chave privada eu delego à sessão do token

O

Arturo:
Cara … Implementei de certo modo.
Esse provider que estou tentando desenvolver é baseado no wrapper da IAIK. Portanto tudo que é preciso usar a chave privada eu delego à sessão do token

Não sei como funciona o provider da IAIK (lembro de ter testado um provider com este nome a uns 6 anos atrás). Este token é um Smart Card ou HSM, ou apenas armazena chaves? No caso de Smart Card ou HSM, o algoritmo assimétrico é via “hardware”.

Este seu “… de certo modo…” ficou estranho. Você implementou RSA ou outro algoritmo assimétrico? Se não implementou, então ou está usando o da Sun ou o do IAIK (que provavelmente é assinado).

[Editado]
Para entender como funciona a verificação de assinatura de provider pela JVM, de uma olhadinha neste link
[/Editado]

A

oyama:
Você implementou RSA ou outro algoritmo assimétrico? Se não implementou, então ou está usando o da Sun ou o do IAIK (que provavelmente é assinado).

Sim na prática estou usando a implementadão do wrapper da IAIK (que é executada no hardware)

Curte só o trecho de código das classes de assinatura.

Na classe concreta SHA1RSASig que herda da classe abstrata de assinatura

protected Digest doGetDigest() {
		return new SHA1Digest();
	}

no método engineSign na classe abstrata de assinatura que herda de SignatureSpi

byte[] b = null;
	byte[] dig = null;
	try {
		dig = new byte[getDigest().getDigestSize()];
		getDigest().doFinal(dig, 0);

//Esse session é um objeto de sessão do token (smartcard)
		//toda operação que usa a chave prevada só pode ser executada pelo token
		Session s = getSession((Storage) prKey);
		s.signInit(getDefaultMechanism(),(Key) prKey);
		b = getSession((Storage) prKey).sign(derEncode(dig));
	} catch (TokenException e) {
		throw new SignatureException(e);
	} catch (IOException e) {
		throw new SignatureException(e);
	}
	return b;

enfim… é isso.

Já fiz a requisição do certificado de assinatura da Sun (já que vou precisar de qualquer modo mesmo)

Obrigado pela ajuda

Criado 11 de abril de 2007
Ultima resposta 12 de abr. de 2007
Respostas 7
Participantes 3