Provocação aos idólatras do Linux e desafetos do Windo$: Propaganda enganosa?

Nem me dei ao trabalho de ler todo o texto (preguiça)… É só pra provocar e descontrair mesmo e saber a opnião da galera a respeito da propaganda abaixo:


O estudo de caso está no seguinte link:
http://www.microsoft.com/brasil/fatos/casestudies/delvalle.mspx

Divirtam-se! :twisted: :twisted: :twisted:

De fato, acho que foi isso que “pegou” um pouco na decisão. Se você está localizado longe de alguma faculdade decente onde há um monte de Linux-lovers, você é obrigado a se virar com o que você tem.

Eu acho que isso não é a desculpa porque Americana é da microrregião de Campinas, portanto é “perto” da UNICAMP, da IBM em Hortolândia além da FATEC lá mesmo. Se a TI ficar em São Paulo, tem menos desculpa ainda.

Até!

Bem,

Se um dia eu pedisse para alguém um estudo de viabilidade entre uma rede Windows e Linux e o cidadão incluisse esse estudo de caso, ia direto pra rua :smiley: :smiley: :smiley: :smiley:

Como já falaram aí, o único problema dele foi não achar pessoas qualificadas…e não achou não sei como…Procurou no lugar errado!!!
A empresa que “resolveu” o problema de mão de obra fica em campinas…Bem, lá tem a unicamp…tem curso de computação…com certeza tem um monte de micrequeiro lá.
Estou pensando se o cara de TI realmente merece o dinheiro dele…

(PS: citei a unicamp pois é a unica que sei que tem em campinas…deve ter várias outras faculdades…tem que explicar né, se não o povo cai matando depois…rsrs)

Acho que há os seguintes pontos aqui:

  • O cara não sabia que existe o programa de certificação LPI (ou sabia, e tentou achar gente certificada LPI - realmente é meio difícil achar esses caras);
  • Ele simplesmente não quis procurar direito gente qualificada, ou então pegou só aqueles chatos que em vez de trabalhar ficam fazendo evangelismo do Linux;
  • Pode ser que ele tenha sido contratado para tirar a tal solução Linux, e precisou achar um pretexto;

Um “MS Agent” em carne e osso??? Espião talvez??? :lol:

E desde quando que propaganda tem alguma coisa a ver com coerência, honestidade, imparcialidade, respeito, decência, ética…?

[quote=renato3110]E desde quando que propaganda tem alguma coisa a ver com coerência, honestidade, imparcialidade, respeito, decência, ética…?
[/quote]
Falou tudo…
Como dira um caipira amigo meu: “Propaganda é a a[color=blue]r[/color]ma do negócio”…

Com essas justificativas.

[quote=thingol]Acho que há os seguintes pontos aqui:

  • O cara não sabia que existe o programa de certificação LPI (ou sabia, e tentou achar gente certificada LPI - realmente é meio difícil achar esses caras);[/quote]
    Não é só a falta de gente certificada LPI, mas também o número de profssionais MCP, ou que saibam o suficiente para administrar Windows direitinho.

Além de procurar, tem que pagar BEM. Porque esse caras não se vendem tão fácil, até que se valorizam bastante. E se o ‘responsável’ certificado mega-zord sair, será que acham outro profissional à altura em 30 dias? (temop do aviso)

Aí já é muita teoria da conspiração… mas se o responsável pela mudanca tiver vivência (e experiências felizes) com o ambiente Microsoft, ele provavelmente optará pela Microsoft (trocar o certo pelo duvidoso com o dele na reta? Complicado, hein…)

Olá

Li o estudo de caso e se as prioridades deles eram as que estavam descritas no estudo de caso então realmente era necessário a migração.

Provavelmente quem definiu as prioridades estava acostumado com as caras facilidades do ambiente Microsoft e nem quiz saber das naturais dificuldades de usar um ambiente gratuito porém hostil ao administrador semi leigo.

Acredito que haja muitos exemplos iguais a este por aí. O ambiente Linux cria uma dependência em cima dos profissionais e o Windows cria uma dependência em cima dos produtos. Para o gestor da empresa, às vezes, é mais fácil comprar mais produtos do que esperar pelo treinamento de profissionais.

Não acho que o Linux tenha evoluído nos últimos 5 anos tanto como o Windows. Este é um outro medo das empresas quando pensam no futuro.

Software de graça no servidor é apenas um dos itens do custo do ambiente de TI de uma grande empresa, principalmente aquelas cujo maior custo não está no ambiente do servidor.

[]s
Luca

Quando eu disse isso é que muitas vezes essas decisões (“vamos tirar uma tal consultoria que fez uma M* de serviço em Linux, que está saindo uma $$$ preta”) vêm de cima. Então não importa se ele é um Linux-man de coração; foi contratado para fazer isso, tem de fazer, e ainda defender a decisão do chefe.

pelo que li não tem nada de mentira ali, e por incrivel que pareça, nem estão puxando a brasa para o lado deles …
não tem nada parecido com a gerenciabilidade do ISA Server no linux …
tudo bem que para um firewall eu escolheria um linux, provavelmente pelo fato de eu saber configura-lo, mas em um ISA Server por exemplo, como ele tem integrado um proxy Socks é incrivelmente fácil configurar regras de rede por setor da empresa, baseado nos grupos dos usuários …

A parte dos relatórios até pode ser um certo grau de incompetencia dos administradores anteriores …

a diferença básica é que os logs do ISA Server vão para uma base SQL Server, e os de quase todos os softwares psra linux, vão para um arquivo de log …
claro que é possivel fazer algo automatizado que atualize um banco SQL de tempos em tempos (digamos de hora em hora) com os dados dos logs dos servidores no linux, mas acho pouco provavel que tivessem feito isto (até pelos comentários).

ou seja, neste caso, concordo 100% com a mudança para plataforma MS :smiley:

PS.: sim, eu ja trabalhei com administração de redes também :smiley:

De modo geral, se você precisa de manter um CPD relativamente pequeno (uma fábrica de sucos não precisa ter um CPD tão grande quanto um banco :stuck_out_tongue: ) e precisa ter muitos recursos avançados - e não quer pagar muito por isso, nem ter muita dor de cabeça - vale a pena pensar na solução Microsoft.

Agora, se você precisa algo grande e mais bitolado - como é o caso do banco - então a solução Microsoft não costuma escalar bem.

Aqui na empresa lidamos com dois grandes bancos, que usam Java, e com um monte de corretoras (que precisam de soluções complexas mas não precisam de grande volume), que usam .NET.

Mas alguém espera algo diferente de uma reportagem que saiu no jornal da própria Microsoft?
Da mesma forma que aparecem diversos casos de sucesso em tantas publicações do Linux, eles colocaram uma no jornal deles.

Mas essa “desculpa” de mão de obra qualificada e suporte não vale mais, visto que existe a Red Hat, entre outras, com contrato de suporte, pessoas qualificadas, etc. Até mesmo a comunidade do Debian afirma que resolve os bugs em 48h, que é um prazo excelente se comparado a muitas outras empresas.

flw!

obs: essa imagem do jornal está aparecendo em diversas revistas de TI.