Bom dia galera, estou estudando java e embora seja compreensível a sintaxe ou a lógica, eu tenho tido dúvida quanto ao método principal:
public static void main(String[]) args);
eu sei que é o primeiro método a ser executado, sem ele a jvm não compila o programa, também sem que ele não retorna nenhum valor. Agora, porque ele é public, static, não poderia ser dinâmico ? Outra dúvida, String[] é um tipo de classe, mas qual é função dela ?
Galera, estou tendo aula e estou me esforçando com o livro do Deitel, mas eles não consigaram me clarear as idéias. Aqui eu tenho certeza que vocês me ajudarão !!!
Valeu galera Alto nível !!!
Todo programa Java (em formato .class ou .jar) é executado por um programa em C++ chamado “java.exe”.
A primeira coisa que ele faz é procurar na classe que você passou como parâmetro, um método chamado “main” , que seja público (public), e que ele não precise instanciar um objeto da classe para chamar - é por isso que ele tem de ser static. Outra coisa que o programa em C++ faz é passar os argumentos da linha de comando para essa classe, nessa variável “args”. Ou seja, se você tem um programa:
java MeuTeste joao maria jose
ele chama o método “public static main” da classe MeuTeste e preenche a variável args com os seguintes valores:
args[0] = “joao”
args[1] = “maria”
args[2] = “jose”
Só uma outra coisa:
[quote=efcjunior] eu sei que é o primeiro método a ser executado, sem ele a jvm não compila o programa
[/quote]
Compila sim! Ele não é obrigatório!
[quote=pafuncio]Só uma outra coisa:
[quote=efcjunior] eu sei que é o primeiro método a ser executado, sem ele a jvm não compila o programa
[/quote]
Compila sim! Ele não é obrigatório![/quote]
Exatamente, o máximo que vai ocorrer é o código não ser executado por você não ter a classe main. Casos assim vão ocorrer quando você declarar uma classe que somente vai ter as variáveis e os getters and setters dessas variáveis, por exemplo.