Ola pessoas estou com uma duvida.
Qual diferenca entre ter o meu metodo principal public static void main(String[] args)
dentro de uma tela inicial de um programinha e separado fora em uma outra classe no caso?
Porque o método main é o primeiro método executado dentro de um programa java. Com ou sem telinha ele vai sempre existir.
Por exemplo se você for usar um programa java sem interface java você teria o método main.
Ex:
public static void main(String args[]){
minhaClasse myClasse = new minhaClasse();//Aqui estou instanciando a classe minhaClasse.
}
public static void main(String args[]){
jFrame frame = new jFrame();//Aqui estou instanciando a classe jFrame do pacote javax.swing, que é a interface gráfica.
frame.setVisible(true);//E aqui estou tornando o frame visível para o usuário.
}
Bom, eu vou ficando por aqui. Espero ter ajudado. Qualquer dúvida poste aqui.
[quote=samuelM]eu sei mas minha duvida é a seguinte
devo ter uma classe separada para usar o main ou posso colocar o main numa tela principal de um sistema[/quote]
Seguinte. Quando um programa Java é executado, o primeiro método que é procurado no seu código é o método main. Dentro desse método é que você coloca as intruções iniciais do seu programa. Você não deve colocar o método main dentro do código da Tela. O correto é ter uma classe separada que tenha o método main e dentro do método main você instancia a classe da sua tela. Entendeu?
O metodo main eh ponto de partida para qlq programa em java, esse conceito vem de outras linguagens como por exemplo C++…
o seu programa tem que comecar de algum lugar…e esse lugar eh o metodo main…por isso que ele eh o principal e sem ele nem compila, pois o compilador vai procurar o metodo main logo de cara…
Seguindo o que os colegas disseram e tentando responder sua dúvida, …
se for para estudos, colocar código na mesma classe que está o seu método main() não tem problema (seguir padrões é sempre bom), mas para construir um software o conveniente/padrão é colocar o método main() em uma classe separada das suas classes com responsabilidades específicas (telas, usuarios, acesso ao banco, etc.).
Para descontrair.
Pense que voce ao acordar é o método main(), e logo em seguida precisa se vestir para ir para o trabalho, entao vc começa a ‘chamar’ as classes (camisa, sapato, calça, relogio…) até vc ficar pronto(a aplicação completa) para ir trabalhar. Desculpem se o exemplo foi ridículo (rsrsrsrs).
Não é necessario mas se tu quiser trabalhar com parametros é bom criar o main numa classe separada pra ficar mais organizado, assim dependendo do parametro q tu passa tu trata na classe Main e executa os métodos em outras classes.