Publicar livro ou criar um curso online?

Olá pessoal, sou novo em postar aqui no fórum, mas venho acompanhando o fórum já um tempo. Apesar da minha dúvida ser um pouco off-topic e não relacionado a Java, talvez alguém possa me ajudar a decidir sobre um projeto que estou em andamento. Estou escrevendo um livro sobre desenvolvimento de jogos 2D, a ideia inicial seria apenas disponibilizar o conteúdo em PDF na internet, algo simples, seria apenas uma introdução, mas o conteúdo foi ficando mais detalhado e novas ideias foram surgindo, então decidi que estaria publicando como livro impresso, porém sem nenhuma experiência em como faria isso.

Estou utilizando uma engine 2D que está crescendo e a cada versão ela passa por algumas modificações que pode alterar a syntaxe, além de adicionar melhorias e novos recursos. Sem contar os programas que são utilizados para criar arte, gráficos, som, etc. Analisando um pouco descobri que o “livro” deveria ser atualizado com certa frequência, devido a necessidade de acompanhar novos lançamentos e melhorias nas ferramentas utilizadas. Com isso venho o problema de que um livro ficaria antigo e de certa forma obsoleto em pouco tempo.

Então tive a ideia de hospedar o conteúdo em um servidor, podendo assim atualizá-lo sempre quando for necessário, além de que um site próprio traria novas possibilidades para o que seria um curso online. Mas neste caso eu teria mais trabalho, pois teria que desenvolver um site completo com acesso para membros que adquiriram o curso.

Será que vale o esforço? O que você faria na minha posição?

livro.

Vide:

Todo livro na nossa área que seja um pouco mais técnico passa por essa defasagem. Se você trabalhar bem os conceitos da engine e a base for sólida, acho que vale a pena, pois mesmo que ocorra a defasagem, o que ficará é o ponto de partida.

Eu mesmo tenho livros de Java 1.4, Eclipse 3.0.1, GRails 1.3.7, etc. No final das contas, eles me foram um excelente “pontapé inicial”.

[quote=Capati]
Então tive a ideia de hospedar o conteúdo em um servidor, podendo assim atualizá-lo sempre quando for necessário, além de que um site próprio traria novas possibilidades para o que seria um curso online. Mas neste caso eu teria mais trabalho, pois teria que desenvolver um site completo com acesso para membros que adquiriram o curso.[/quote]
Essa ideia muito me agrada, mas como você falou, dará BEM MAIS trabalho. Você não necessariamente precisa CRIAR um ambiente de aprendizado cara, pode utilizar um já existente e oferecer seu material nele. Se bem que eu não achei uma plataforma que olhei um tempo atrás, mas talvez esse link te ajude: http://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,veja-onde-encontrar-moocs-e-cursos-online,1058861

Cara, só você pode responder, eu iria de livro, mas porque a segunda opção, será praticamente um negócio se você realmente quiser focar nisso.

No livro, um ponto de partida poderia ser a Casa do Código: http://www.casadocodigo.com.br/ da própria Caelum

Abs e muito sucesso no projeto :wink:

[quote=adriano_si]Todo livro na nossa área que seja um pouco mais técnico passa por essa defasagem. Se você trabalhar bem os conceitos da engine e a base for sólida, acho que vale a pena, pois mesmo que ocorra a defasagem, o que ficará é o ponto de partida.

Eu mesmo tenho livros de Java 1.4, Eclipse 3.0.1, GRails 1.3.7, etc. No final das contas, eles me foram um excelente “pontapé inicial”.[/quote]

Realmente, tendo algo sólido é o ponto de partida. Se valer a pena, poderei até lançar uma segunda edição mais atualizada. Se der tudo certo este projeto será meu “ponta pé” inicial também.

Até pensei nessa possibilidade, o primeiro site que me venho em mente foi a Udemy, mas é um site gringo e com pouco curso na nossa língua, não tenho certeza se vai atrair o pessoal daqui. Mas valeu pelo link, vou conferir com mais cuidado.

[quote=adriano_si]Cara, só você pode responder, eu iria de livro, mas porque a segunda opção, será praticamente um negócio se você realmente quiser focar nisso.

No livro, um ponto de partida poderia ser a Casa do Código: http://www.casadocodigo.com.br/ da própria Caelum

Abs e muito sucesso no projeto ;)[/quote]

Valeu, eu acho que o livro seria o mais ideal para começar. Talvez a ideia do site fique para algo mais futuramente, mas fiquei interessado na ideia do site por se tratar de um conteúdo mais dinâmico, pois não ficaria limitado apenas em texto e imagem.

Sempre há essa possibilidade.

De fato. Há um tempo atrás enquanto estudava Python, lembro que ví algo sobre um ambiente desse tipo em português cara, ou então eu sonhei com ele, pois ao fazer a procura ainda há pouco pra lhe dar a referência, não achei nada :frowning:

A casa do código tem um esquema onde tu escreves o teu livro e lança ele conforme vai completando. Podes lançar uma versão mini aceitável (creio que há critérios para isso) e conforme fores aprontando o resto, eles vão publicando o PDF com a atualização pra quem já comprou em formato digital, quando ele fica completo, rola a edição final e o formato impresso é distribuído. Eu achei massa esse formato, pois não precisas esperar a finalização total pra já ter ou dar um feedback do livro que estás comprando.

Enfim.