Vou fazer uma pergunta, pois pintou uma dúvida quando comecei a ler sobre o WebWork e consequentemente sobre o Pull MVC…
É o seguinte, quando se fala tanto em mvc ou indo mais longe no pull mvc, onde se pode usar seus “componentes” (vou explicar mais adiante pq coloquei entre “” e chamei de componentes) tanto numa aplicação web como numa desktop (swing) por exemplo…
Até ai blz, o q eu queria é comparar isso com o mecanismo da Microsoft… Pensando numa aplicação ASP em 3 camadas, onde nas minhas paginas .asp eu teria as chamadas para componentes (por isso usei “componentes” acima) feitos no VB onde estao as regras de negocio etc… isso (a grosso modo) nao é uma forma de pull mvc? Afinal, eu tenho minha camada VIEW (.asp) separada e ainda posso usar meus componentes (Dll´s) em um programa desktop de VB tbm…
E ainda vou mais longe, imaginando q eu faço um arquivo .jar com algumas funcoes que eu uso sempre, como validacoes e tudo mais e coloco no direto LIB do meu tomcat (lib do tomcat mesmo, nao da aplicacao, pois assim todas as aplicacoes tem acesso)… O mesmo, no caso do ASP, não é o que o COM+ faz?
Não sei se me expressei direito, qualquer coisa eu explico melhor e desculpe se postei um assunto sobre outra tecnologia… é q fiquei intrigado com essa duvida… rs
ps: Não estou querendo comparar se um é melhor q o outro, apenas saber se o conceito é o mesmo…
Pois eh, meu caro Allan, vc está no ponto pra enxergar a grande verdade no mundo da computacao: tem um monte de coisa velha com cara de nova por aí.
Claro que um JAR é melhor que uma DLL (write once, run anywhere), e se vc usa um Picocontainer ou um Merlin ou sei lá, vc pode fazer coisas muito mais loucas que simplesmente usar os componentes no seu servlet…
Eu nunca usei o COM+, mas eu acho que tem ainda umas coisas a mais do que “classes no /lib”… tipo busca de componentes dado uma interface, coisas assim.
Seguinte: esse modelo da Microsoft que vc mencionou (de pegar qqer objeto COM e usar dentro dum ASP) em Java funciona com as boas e velhas bibliotecas (ou seja, segredo nenhum, eh soh saber dar import :))
O caso aqui eh que o que hj vc faz com ASP e VB nao eh MVC, enquanto as paginas ASP eh que mandarem na coisa.
Quando o ASP manda no componente COM, voce nao tah fazendo M-V-C, vc esta fazendo M-V+C, ja que o ASP implementa tanto a View quanto Controller.
Bom, finalizando, usando um WebWork da vida vc tem estruturas bem definidas: tua Action de controle, um JSP ou Velocity pra View, e os beans (JavaBeans ou Enterprise JavaBeans, nao importa por enquanto) do seu Model.