PVGUJ/SCJP 5.0 - Seção 1: Declarações, Inicialização e Definição de Escopo

Seção 1: Declarações, Inicialização e Definição de Escopo

* Desenvolver código que declare classes (inclusive classes abstratas e todas as formas de classes aninhadas), interfaces e enumerações e que inclua o uso apropriado de instruções de pacote e de importação (inclusive importações estáticas).
* Desenvolver código que declare uma interface. Desenvolver código que implemente ou estenda uma ou mais interfaces. Desenvolver código que declare uma classe abstrata. Desenvolver código que estenda uma classe abstrata.
* Desenvolver código que declare, inicialize e use primitivas, matrizes, enumerações e objetos como variáveis estáticas, locais e de instância. Além disso, usar identificadores legais para nomes de variáveis.
* Desenvolver código que declare métodos estáticos e não estáticos e, se for o caso, usar nomes de métodos que sigam os padrões de nomenclatura do JavaBeans. Além disso, desenvolver código que declare e use uma lista de argumentos de comprimento variável.
* Com base em um exemplo de código, determinar se um método está substituindo corretamente ou sobrecarregando outro método e identificar valores de retornos legais (inclusive retornos co-variantes) para o método.
* Com base em um conjunto de classes e superclasses, desenvolver construtores para uma ou mais dessas classes. Com base em uma declaração de classe, determinar se um construtor padrão será criado e, caso afirmativo, determinar o comportamento desse construtor. Com base em uma listagem de classes aninhadas ou não aninhadas, escrever código para criar uma instância da classe.

Pró: http://www.guj.com.br/posts/list/56753.java

[quote=MrDataFlex]Seção 1: Declarações, Inicialização e Definição de Escopo

* Desenvolver código que declare classes (inclusive classes abstratas e todas as formas de classes aninhadas), interfaces e enumerações e que inclua o uso apropriado de instruções de pacote e de importação (inclusive importações estáticas).
[/quote]

Bom tópico: http://www.guj.com.br/posts/list/56499.java

Como se faz multiplas heranças em java?

Não se faz. :roll:

Mas como todos gostam de burlar isso.

http://csis.pace.edu/~bergin/patterns/multipleinheritance.html


http://mijava.sourceforge.net/

http://www.objectfaq.com/oofaq2/DynInh.htm

Porque da “limitação”:


http://forum.java.sun.com/thread.jspa?threadID=465364&tstart=60
http://forum.java.sun.com/thread.jspa?threadID=557864&messageID=2737831

Santo google! Salvei uma araucária hoje!

Até!

  • Desenvolver código que declare uma interface. Desenvolver código que implemente ou estenda uma ou mais interfaces. Desenvolver código que declare uma classe abstrata. Desenvolver código que estenda uma classe abstrata.

O que eu entendi errado então?

interfaces :wink:

para classes não existe herança multipla mas para interfaces existe…

vc pode perfeitamente criar a seguinte interface:

public Interface InterfaceFilha extends InterfacePai1, InterfacePai2{

}

a classe que implementar esta interface tera que obrigatoriamente implementar todos os metodos de seus pais

mas jamais pode fazer isto com classes… em java não existe herança multipla com classes.

Um exemplo …

interface Radio {}
interface Relogio {}
public class RadioRelogio implements Radio, Relogio {}

Até mais,
Fernando.

[quote=luistiagos]para classes não existe herança multipla mas para interfaces existe…

vc pode perfeitamente criar a seguinte interface:

public Interface InterfaceFilha extends InterfacePai1, InterfacePai2{

}

a classe que implementar esta interface tera que obrigatoriamente implementar todos os metodos de seus pais

mas jamais pode fazer isto com classes… em java não existe herança multipla com classes. [/quote]

Bom primeiro pq interfaces nao é uma class… ela nao extends da class pai Object. E em java nao tem a herança multipla para evitar problemas… tipo vc tem dois metodos iguais em duas classes usa a herança multipla e na hora de chamar… passa o metodo, qual dos metodos a jvm ia chamar… ela teria que opinar por uma va q ela escolhe uma que vc nao queria… isso é um problema… é ± isso… outros gujeiros ai com mais experiencia na area pode ti explicar melhor… hehe