Está semana eu andei postando no forum diversas perguntas relacionadas a hibernate e spring, mas a grande dúvida seria sobre persistencia de dados.
Procurei em diversos sites uma resposta coerente da qual eu pudesse entender quais beneficios eu poderia obter utilizando um framework para gerar persistencia de dados.
Não sei ao certo se persistir a todos momento seria a melhor solução, pode haver momentos que para uma tela com uma combo com 20 itens o jdbc resolveria facilmente, claro que se essa página for acessada por diversas pessoas e eu possa ter uma forma de fazer um cache para que a proximo usuário possa ter um acesso mais rápido pois essas informações já foram carregados anteriormente seria muito bom…
Parece até estranho, mas eu noto que existem pessoas que utilizam o hibernate simplesmente porque ele se tornou um padrão de mercado e nem faz ideia dos beneficios que el pode oferecer… usam por usar e se alguém fizer algum questinamento elas saem correndo…
Valew pessoal…
Hiberante te torna independente de banco de dados, integra com um pool de conexões de modo transparente e vc não precisa ficar mapeando seus beans na SQL
realmetne escrever menos é um sinonimo de uma menor possibilidade de código redundante e erros… mas se eu tiver uma query muito grande ??? que tenha muitas junções, union, unionAll ele consegue resolver isso numa boa ???
em teoria vc não precisa manjar de Unions, Joins. O Hibernate resolve sozinho se vc construir bons mapeamentos para seus objetos. Na prática, é bom conhecer SQL e seus recursos pra entender como que o Hibernate está resolvendo os acessos.
Você ja viu algum tutorial de hibernate? ja leu a documentação?
como você mesmo disse, o hibernate é um padrão, então valhe a pena dar uma boa olhada nele.
Você vai ver que é realmente mais produtivo, principalmente se usar as ferramentas certas