Quais classes irão no meu diagrama de classe UML

Se puderem me ajudar a entender isso:

Vou ter minhas classes em pacotes: DAO, Facade, Model, Controle.

Pra realizar meu diagrama de classes da UML quais classes irão no meu diagrama… pq se colocar todas parece que fica tipo uma interação.

O diagrama sei como fazer, a dúvida é quais classes.

UML serve para comunicar entre os interessados no projeto uma visao geral do sistema portanto não faz sentido repersentar tudo em diagramas, evite detalhes de implementacao nessas visoes pq desviam atencao do que é importante comunicar, afinal você não vai implementar usando uml mas uma linguagem de programacao certo?

Inclua no seu diagrama o que achar importante comunicar sobre o seu sistema.

O grande problema de quem começa em UML é colocar detalhes de implementação nos diagramas. Isso ocorre porque UML não é a primeira linguagem que se está aprendendo, fazendo com que se leve conhecimentos de outras linguagens pros desenhos.

A decisão de nomear os pacotes como você fez é precipitada, você tem que definir o problema que você vai resolver, depois partir pra solução. Recomendo a você fazer os casos de uso primeiro, e depois fazer as classes que representam o domínio do seu problema (ou seja, não aquelas que são sufixadas como DAO, MBean, etc.), não precisa se preocupar com os atributos e métodos das classes num primeiro instante (deixe-as vazias por enquanto), o mais importante é definir quais o nomes das classes e quais são seus relacionamentos entre elas. Quando você tiver as classes em mão, você vai poder definir melhor uma organização em pacotes.

É isso.

[quote=JavaTux]Se puderem me ajudar a entender isso:
Vou ter minhas classes em pacotes: DAO, Facade, Model, Controle.
Pra realizar meu diagrama de classes da UML quais classes irão no meu diagrama… pq se colocar todas parece que fica tipo uma interação.
O diagrama sei como fazer, a dúvida é quais classes.[/quote]

Bem partindo do ponto que vc sabe como fazer.

Vc deve utilizar as classe que fazem para da sua solução

• ex.: se for um diagrama de sequencia
    sua ação começa com o ator e passa para as classe que representam a sequencia das ações do ator para um evento.
    (ator -> incluirProduto() -> Produto.listarProduto() -> ProdutoDAO.pesquisarProduto()
    ator -> incluirProduto() -> Produto.criar() ->
    ator -> incluirProduto() -> ProdutoDAO.gravar(produto))
  • ex.: para caso de uso
    vc tem o evento que o ator ira realizar
    (ator -> cadastraProduto).
    -ex.: no diagrama de classe
    vc terá suas classes, mas não serão todas que iram apararecer mas as que representam o dominio daquele evento ou do seu modulo…

não se preocupe em detalhar excessivamente seus UML eles podem mudar com o tempo…

em relação a DAO, Facade, Model, Controle essa parte são infraestrutura, está certo em pensar em organizar assim…
mas não vão interferir nos UML.

abr