Ou seja, em um projeto que se inicia, quais os critérios que levam à escolha da tecnologia JAVA como solução? Quais as características desse projeto que estão sendo atendidas com essa tecnologia?
Obrigado
Carlos Rosa
Ou seja, em um projeto que se inicia, quais os critérios que levam à escolha da tecnologia JAVA como solução? Quais as características desse projeto que estão sendo atendidas com essa tecnologia?
Obrigado
Carlos Rosa
rs
Eu vejo como uma vantagem para o Java a grande quantidade de soluções prontas para usar: lib, frameworks e por ai vai (e a maioria com código fonte disponível).
Um outro aspecto é que utilizando uma IDE e frameworks de desenvolvimento ela é bastante produtiva. (e eu já “codei” em python, ruby e php).
EDITADO: A documentação é ótima também.
Sua pergunta responde! Java é uma tecnologia, uma plataforma e não só uma linguagem! Isso significa dizer que sua grandeza proporciona soluções diversas e inimaginaveis!
Um outro argumento para escolher java é o próprio mercado! Só que talves esse não seja um bom argumento, ja que você deve analisar suas necessidades e não a moda da estação(Muitas gente faz isso! Eu comecei a estudar Java assim :P).
Acho que motivos de fato não faltam, como tambem existe outras linguagens que atendem tambem diversos requisitos assim como o java. Porem o que me levou pessoalmente a utilizar foi a similaridade com C/C++ a qual eu ja programava, porem em comparacao com o java, a produtividade era muito baixa. Tambem pelo mercado(Como o zakim falou, levado pela moda ehehhe). Porem acho que vai muito de cada equipe/programador escolher a linguagem, pois acredito que muitas outras tambem possam fazer o que o java faz, entao nao vale ficar batendo cabeça e esperneando tentando provar qual a melhor linguagem, a verdade que é tambem muita questao de opniao pessoal. E na minha opniao, java é A linguagem
Faço essa pergunta por estar em um processo de definição. Programo com Delphi a alguns anos, praticamente da versão 1 para cá, e estou vendo muito mercado principalmente para as aplicações web (mesmo aquelas migradas do desktop). Então pretendo investir em JAVA para que eu tenha condições de acompanhar essa mudança e levar minhas aplicações comigo. rs
Obrigado pelas respostas.
Carlos Rosa
Ah, também a possibilidade da multiplataforma…claro
Carlos Rosa
[quote=carlosrosa]Faço essa pergunta por estar em um processo de definição. Programo com Delphi a alguns anos, praticamente da versão 1 para cá, e estou vendo muito mercado principalmente para as aplicações web (mesmo aquelas migradas do desktop). Então pretendo investir em JAVA para que eu tenha condições de acompanhar essa mudança e levar minhas aplicações comigo. rs
Carlos Rosa[/quote]
Não pense em JAVA para qualquer sistema WEB.
É muito importante analisar o tamanho da sua aplicação, quantos usuários conectados, se vai precisar de escalabilidade, talvez clustering e etc. Porque em MUITOS casos, principalmente em sistemas de pequenos e médio porte, um PHP ou RoR é mais produtivo que Java.
[quote=ManchesteR][quote=carlosrosa]Faço essa pergunta por estar em um processo de definição. Programo com Delphi a alguns anos, praticamente da versão 1 para cá, e estou vendo muito mercado principalmente para as aplicações web (mesmo aquelas migradas do desktop). Então pretendo investir em JAVA para que eu tenha condições de acompanhar essa mudança e levar minhas aplicações comigo. rs
Carlos Rosa[/quote]
É muito importante analisar o tamanho da sua aplicação, quantos usuários conectados, se vai precisar de escalabilidade, talvez clustering e etc. Porque em MUITOS casos, principalmente em sistemas de pequenos e médio porte, um PHP ou RoR é mais produtivo que Java. [/quote]
Pois é, ManchesteR. A minha necessidade atual é a criação de uma aplicação para controles burocráticos de uma empresa - clientes, fornecedores, contas, estoques, etc - para rodar em um servidor que não está fisicamente na empresa. E também existe a possibilidade de compartilhar a mesma aplicação para empresas diferentes de forma online. São empresas pequenas que irão usar esse serviço. O que ve diz?
[quote=ManchesteR]
É muito importante analisar o tamanho da sua aplicação, quantos usuários conectados, se vai precisar de escalabilidade, talvez clustering e etc. Porque em MUITOS casos, principalmente em sistemas de pequenos e médio porte, um PHP ou RoR é mais produtivo que Java. [/quote]
A utilização de frameworks como VRaptor, Mentawai, Wicket, Waffle… não trariam toda (ou boa parte) dessa produtividade para o mundo java ?
E eu acho que já na categoria de médio porte, o java se enquadra legal.
Concordo com o ManchesteR, não é qqr aplicação de padaria ou site pessoal que o uso da plataforma java será economicamente vantajosa sobre as plataformas simples…
Muitos projetos de pequeno porte, são atendidos pela solução LAMP (Linux, Apache, MySQL, PHP) de forma eficaz, eficiente e barata.
Java é uma plataforma excelente, mas cuide para não construir um tanque de guerra para descascar nozes.
:thumbup:
Provavelmente então seria o caso, de se usar uma solução LAMP – Linux, Apache, MySQL e PHP – para essa situação!!! Existe atualmente frameworks voltados para o PHP, no sentido de aumentar a produtividade? E permitir, também, aplicações seguras?
Carlos Rosa
[quote=khaoz]
A utilização de frameworks como VRaptor, Mentawai, Wicket, Waffle… não trariam toda (ou boa parte) dessa produtividade para o mundo java ?
E eu acho que já na categoria de médio porte, o java se enquadra legal.[/quote]
Claro que os frameworks trazem produtividade, porém para tarefas simples, um PHP e um RoR são mais simples/rápidos (claro que você deve ter conhecimento para fazer isso).
Hoje em dia é mais fácil achar um servidor LAMP do que um servidor Java.
É mais fácil começar um projeto Rails do que criar um projeto Java (principalmente os projetos frankstein, ou seja, aqueles com milhões de frameworks).
Geralmente programar com linguagens dinamicas é mais rápido do que em Java (apesar que a possibilidade de fazer merd* é grande também).
Não dá para comparar a produtividade (no fator tempo) do Rails com qualquer framework Java existente
Enfim, se o sistema é pequeno e NÃO irá utilizar a plataforma Java EE de fato, (servidor de aplicação, controle de transação, caching, security e etc), eu não vejo o porque usar Java.
Eu mesmo, alguns meses atrás, tive a possibilidade de criar um sistema simples de contas à pagar/receber e controle de estoque. O sistema deveria ser web, pois iria ser acessado remotamente. Analisando os requisitos (e bem simples por sinal) a melhor escolha foi o RoR (no qual eu tinha um conhecimento razoável). Resultado: em meio período primeiro release estava entrando em produção (sem a parte de interface criada, ou seja, CSS, imagens e etc). E hoje as poucas mudanças/melhorias (faz mais de 1 mês que não mexo no código) são entregues rapidamente.