Quais os degraus para a carreira em Java?

Saudações programadores! Eu sou o Gabriel e preciso da sabedoria coletiva de vocês.

//Introdução

Li alguns tópicos parecidos com esse, de mais de dois anos atrás. Porém senti a necessidade de postar e receber respostas atuais.

Eu sempre gostei de programação, porém nunca trabalhei como programador e esse ano eu decidi virar para essa área e estudar mais forte do que apenas por hobbie. Porém diante de pesquisas sobre conteúdos eu me encontrei de frente com dezenas de assuntos diferentes. E isso me faz questionar: O QUE APRENDER?

Dos livros que ESTOU ESTUDANDO ATUALMENTE, segue alguns títulos:

  • Java como programar edição 10; - Deitel
  • Java 8 – Ensino Didático - Desenvolvimento e Implementação de Aplicações - Sérgio Fugeri
  • Apostila Gratuita Java Orientação a Objetos - Caelum

Após esse conteúdo, VOU COMPRAR muitos outros. Como por exemplo:

  • Desbravando Java e Orientação a Objetos - Casa do Código

  • Design Patterns com Java - Casa do Código

  • Java SE 8 Programmer I - Casa do Código

  • Spring MVC - Casa do Código

  • Test-Driven Development - Casa do Código

  • Orientação a Objetos e SOLID para Ninjas - Casa do Código

  • Introdução à Arquitetura e Design de Software - Casa do Código

  • JSF Eficaz As melhores práticas para o desenvolvedor web Java - Casa do Código

  • Java 8 Prático Lambdas, Streams e os novos recursos da linguagem - Casa do Código

  • Aplicações Java para a web com JSF e JPA - Casa do Código

  • REST Construa API’s inteligentes de maneira simples - Casa do Código

  • JPA Eficaz As melhores práticas de persistência de dados em Java - Casa do Código

  • Java EE Aproveite toda a plataforma para construir aplicações - Casa do Código

  • Testes automatizados de software Um guia prático - Casa do Código

  • CDI Integre as dependências e contextos do seu código Java - Casa do Código

  • VRaptor Desenvolvimento ágil para web com Java - Casa do Código