Quais os objetivos que mais caem na prova de SCJP?

Olá pessoal,
Estou praticamente na vespera da prova de SCJP tenho feito alguns mocks e meus score estão mais ou menos assim 40% no examlab, 60% Inquisition e 75% no TestKiller. Fora isso percebo que meus pontos mais fracos são generics, I/O, InnerClasses. Gostaria de saber duas coisas: 1) Quais os tópicos que normalmente mais são cobrados na prova de SCJP e 2) Qual o conselho dos amigos para estudo nessa reta final?

Abraço

Estuda generics, Threads e collections, esses são os pontos mais difíceis da prova,

Mais ou menos quantas questões de cada tópico desses cairam na sua prova? Muito conceito, API ou mais código mesmo?

[quote=jbjares]Mais ou menos quantas questões de cada tópico desses cairam na sua prova? Muito conceito, API ou mais código mesmo?
[/quote]

Cara…todos os tópicos caem e a prova é gerada aleatoriamente. O que significa que podem cair 10 questões de concorrência e 1 de Coleções, ou o contrário.

O importante é que em primeiro lugar você saiba que o livro da Kathy Sierra é fundamental (claro que há poucas exceções que aprendem java só lendo a documentação, mas isso é pra poucos ) pra prestar essa prova. Uma vez lido o livro, o ideal é que você faça exatamente o que está fazendo: simulados.

Por experiência própria, eu aconselho que você se foque nos master exam’s que vem com o livro e no examlab. Saiba que o exam lab é pelo menos 5 vezes mais difícil que a prova, e o master exam é um pouco mais difícil que a prova também. O Test Killer é totalmente dispensável, não passa de uma cola da prova, ou seja, DECOREBA. Não vejo razão pra fazer uma prova se é pra ser aprovado colando.

iaew cara…

estude tds os objetivos…

na media cai de 6 a 10 questões de cada topico… isso em media…

e claro q em alguns topicos cai menos ou ate não cai…

mais pode crer q vai cai td…

os mais dificeis são Thread, Coleçoes, Genericos e API…
mais os outros tambem são dificies…

blz

[quote=Jeferson_Manetti]iaew cara…

os mais dificeis são Thread, Coleçoes, Genericos e API…
mais os outros tambem são dificies…

blz[/quote]

De fato esses são os temas mais complexos, porém as questões da prova sobre esses temas geralmente são as mais simples. Tanto é que muitos dos que fizeram a prova e postaram o resultado aqui obtiveram 100% em Threads e Collections.

[quote=rod.attack][quote=Jeferson_Manetti]iaew cara…

os mais dificeis são Thread, Coleçoes, Genericos e API…
mais os outros tambem são dificies…

blz[/quote]

De fato esses são os temas mais complexos, porém as questões da prova sobre esses temas geralmente são as mais simples. Tanto é que muitos dos que fizeram a prova e postaram o resultado aqui obtiveram 100% em Threads e Collections.[/quote]

Verdade… eu sou um deles… shaushausahusha
tirei 100% nos "mais dificeis"
http://www.guj.com.br/posts/list/118001.java

:smiley:

Maravilha… :slight_smile:

cai mais é: fundamentos, O.O, api. ai que ta boa parte do exame, o restante nao corresponde nem 30% (collections, threads, etc)

good luck :smiley:

inner class, collections, classe anonima

são coisas que caem bastante, as vezes a questao nem está falando especificamente desses assuntos, mas eles estão juntos no código.

então se voce nao souber voce pode confundir…

hauahauahua, eu to estudando Collections/Generics que nem um louco.
Por nunca ter trabalhado com Java tenho muitas dificuldades de entender estes tópicos.

Abraço.

Acho fundamentos, declaração e escopo os piores, é pegadinha em cima de pegadinha, sem falar em situações que nunca se vê num desenvolvimento normal de programas, são difíceis pois vão contra o bom senso.

É verdade, eu tirei 100% em Threads que achava a mais dificil e 90% nas outras chegou em fundamentos 63%

cai mts pegadinhas

Todos caem de forma um tanto equilibrada. Mas o que sempre está mais presente porque é a base da linguagem são fundamentals.

Mas a complexidade maior é o de Collections/Generics e Threads. Pode-se ter umas questões bem chatas aí, e cuidado para não confundir questão que testa você em outro tópico. Exemplo: A questão têm threads, mas no fundo o que está acontecendo é acesso a um membro de instância diretamente dentro de um método estático.

E respondendo ao jbares, conselho de estudo seria: Se você tiver feito notas então reveja-as, reveja também aqueles tópicos do final de capítulo e questões que você teve dúvida nos simulados. E mantenha a calma, eu sei que é complicado, mas é essencial.

Valeu felipepedrini… é isso aí você ta coberto de razão, nesse momento acabo de fazer uma revisão dos 3 primeiros capitulos, onde no meu ponto de vista cuminam no 3. Fiz o exercicio desse 3 capitulo outra vez… e sempre me dou mal nele… agora parece até que dei uma melhorada de 12 acertei 8 e tudo que errei foi falta de atenção. Mas enfim, mais um motivo pra manter a calma é saber que a atenção é um dos pontos chaves implicitos da prova… Li o livro todo uma vez, mais alguns capítulos principalmente os tres primeiros ja li umas 5 vezes outros duas no máximo… Mas não cheguei a fazer notas não tudo que eu fiz foi testar muito e notas só de collections e generics mas a de generics eu perdi. Vou agora dar mais uma estudada em alguns assuntos que me enrolo como as pegadinhas do switch, os métodos de Thread e quem sabe dar mais uma revisada em generics… recebi a Mundo Java a um tempão e só agora que eu vi que tem uma matéria interessante lá sobre generics, devo dar uma lida também… e depois vou só descansar… :slight_smile:

Valeu Pessoal!!