Quais os objetivos que mais caem na prova de SCJP?

14 respostas
jbjares

Olá pessoal,
Estou praticamente na vespera da prova de SCJP tenho feito alguns mocks e meus score estão mais ou menos assim 40% no examlab, 60% Inquisition e 75% no TestKiller. Fora isso percebo que meus pontos mais fracos são generics, I/O, InnerClasses. Gostaria de saber duas coisas: 1) Quais os tópicos que normalmente mais são cobrados na prova de SCJP e 2) Qual o conselho dos amigos para estudo nessa reta final?

Abraço

14 Respostas

taaqui

Estuda generics, Threads e collections, esses são os pontos mais difíceis da prova,

jbjares

Mais ou menos quantas questões de cada tópico desses cairam na sua prova? Muito conceito, API ou mais código mesmo?

rodrigo.bossini

jbjares:
Mais ou menos quantas questões de cada tópico desses cairam na sua prova? Muito conceito, API ou mais código mesmo?

Cara…todos os tópicos caem e a prova é gerada aleatoriamente. O que significa que podem cair 10 questões de concorrência e 1 de Coleções, ou o contrário.

O importante é que em primeiro lugar você saiba que o livro da Kathy Sierra é fundamental (claro que há poucas exceções que aprendem java só lendo a documentação, mas isso é pra poucos ) pra prestar essa prova. Uma vez lido o livro, o ideal é que você faça exatamente o que está fazendo: simulados.

Por experiência própria, eu aconselho que você se foque nos master exam’s que vem com o livro e no examlab. Saiba que o exam lab é pelo menos 5 vezes mais difícil que a prova, e o master exam é um pouco mais difícil que a prova também. O Test Killer é totalmente dispensável, não passa de uma cola da prova, ou seja, DECOREBA. Não vejo razão pra fazer uma prova se é pra ser aprovado colando.

Jeferson_Manetti

iaew cara…

estude tds os objetivos…

na media cai de 6 a 10 questões de cada topico… isso em media…

e claro q em alguns topicos cai menos ou ate não cai…

mais pode crer q vai cai td…

os mais dificeis são Thread, Coleçoes, Genericos e API…
mais os outros tambem são dificies…

blz

rodrigo.bossini

Jeferson_Manetti:
iaew cara…

blz

De fato esses são os temas mais complexos, porém as questões da prova sobre esses temas geralmente são as mais simples. Tanto é que muitos dos que fizeram a prova e postaram o resultado aqui obtiveram 100% em Threads e Collections.

Jeferson_Manetti

rod.attack:
Jeferson_Manetti:
iaew cara…

blz

De fato esses são os temas mais complexos, porém as questões da prova sobre esses temas geralmente são as mais simples. Tanto é que muitos dos que fizeram a prova e postaram o resultado aqui obtiveram 100% em Threads e Collections.

Verdade… eu sou um deles… shaushausahusha
tirei 100% nos "mais dificeis"
http://www.guj.com.br/posts/list/118001.java

:smiley:

jbjares

Maravilha… :slight_smile:

LPJava

cai mais é: fundamentos, O.O, api. ai que ta boa parte do exame, o restante nao corresponde nem 30% (collections, threads, etc)

good luck :smiley:

Nykolas_Lima

inner class, collections, classe anonima

são coisas que caem bastante, as vezes a questao nem está falando especificamente desses assuntos, mas eles estão juntos no código.

então se voce nao souber voce pode confundir…

rmala_ti

hauahauahua, eu to estudando Collections/Generics que nem um louco.
Por nunca ter trabalhado com Java tenho muitas dificuldades de entender estes tópicos.

Abraço.

B

Acho fundamentos, declaração e escopo os piores, é pegadinha em cima de pegadinha, sem falar em situações que nunca se vê num desenvolvimento normal de programas, são difíceis pois vão contra o bom senso.

Nykolas_Lima

É verdade, eu tirei 100% em Threads que achava a mais dificil e 90% nas outras chegou em fundamentos 63%

cai mts pegadinhas

felipepedrini

Todos caem de forma um tanto equilibrada. Mas o que sempre está mais presente porque é a base da linguagem são fundamentals.

Mas a complexidade maior é o de Collections/Generics e Threads. Pode-se ter umas questões bem chatas aí, e cuidado para não confundir questão que testa você em outro tópico. Exemplo: A questão têm threads, mas no fundo o que está acontecendo é acesso a um membro de instância diretamente dentro de um método estático.

E respondendo ao jbares, conselho de estudo seria: Se você tiver feito notas então reveja-as, reveja também aqueles tópicos do final de capítulo e questões que você teve dúvida nos simulados. E mantenha a calma, eu sei que é complicado, mas é essencial.

jbjares

Valeu felipepedrini… é isso aí você ta coberto de razão, nesse momento acabo de fazer uma revisão dos 3 primeiros capitulos, onde no meu ponto de vista cuminam no 3. Fiz o exercicio desse 3 capitulo outra vez… e sempre me dou mal nele… agora parece até que dei uma melhorada de 12 acertei 8 e tudo que errei foi falta de atenção. Mas enfim, mais um motivo pra manter a calma é saber que a atenção é um dos pontos chaves implicitos da prova… Li o livro todo uma vez, mais alguns capítulos principalmente os tres primeiros ja li umas 5 vezes outros duas no máximo… Mas não cheguei a fazer notas não tudo que eu fiz foi testar muito e notas só de collections e generics mas a de generics eu perdi. Vou agora dar mais uma estudada em alguns assuntos que me enrolo como as pegadinhas do switch, os métodos de Thread e quem sabe dar mais uma revisada em generics… recebi a Mundo Java a um tempão e só agora que eu vi que tem uma matéria interessante lá sobre generics, devo dar uma lida também… e depois vou só descansar… :slight_smile:

Valeu Pessoal!!

Criado 20 de março de 2009
Ultima resposta 24 de mar. de 2009
Respostas 14
Participantes 9