gostaria de me tornar um analista de sistemas, estou no último semestre de ciência da computação.
quais os requisitos para conseguir vagas como analista? o que devo aprender pra enfrentar o mercado de trabalho?
trabalhei na área de desenvolvimento asp .net por 6 meses, tive pouca experiência.
Dominar os processos de desenvolvimento de software, principalmente análise, design e desenvolvimento.
primeiro link sobre o assunto: http://pt.wikipedia.org/wiki/Processo_de_desenvolvimento_de_software
Ter experiência com pelo menos 1 tecnologia. Se você já teve contato com o ASP.NET MVC, para se tornar analista, você deve ter bagagem técnica suficiente para decidir quais recursos da tecnologia são mais viáveis para cada situação. Por exemplo: Qual a melhor classe para manipular XML? Utilizo Asp.net mvc apenas para REST ou trabalho com os recursos do Asp.net MVC Razor? Entity Framework ou NHibernate?
Noções de gerência de projeto. Um analista de sistemas em uma empresa pequena é responsável desde a arquitetura até a distribuição das atividades da equipe. Já sabe como criar estimavas de conclusão? Como extrair ao máximo a capacidade de um programador? Como decidir quais atividades devem ser priorizadas?
E principalmente, jogo de cintura, para lidar com o mundo fora da tecnologia. Você deve ter habilidades para apresentar seus resultados para profissionais que não são da TI (investidores, gerentes, etc).
e lá vamos nós:
http://blog.fragmental.com.br/2008/01/15/quando-eu-crescer-quero-ser-analista-de-sistemas/
Não exite mais analista de sistema…desenvolvimento de software é uma atividade de grupo aonde o cada membro do grupo desempenha vários papeis…sem divisão de trabalho ou especialização…
Procure aprender como trabalhar numa equipe agil…
acredito que pela pouca experiência que ele tem, ele não quer saber se o cargo de analista de sistemas existe ou não, mas saber quais as habilidades necessárias para exercer um papel do setor estratégico do desenvolvimento de software (ao contrário do papel dos programadores).
Papéis estratégicos são exercidos por executivos. Se a pessoa tem tanta vontade de exercer cargo executivo deveria ter estudado administração logo de uma vez (ou partir para um programa de trainees).
Sendo assim, o tal “analista” é um cargo tão tático/operacional quanto programador.
[quote=rmendes08]Papéis estratégicos são exercidos por executivos. Se a pessoa tem tanta vontade de exercer cargo executivo deveria ter estudado administração logo de uma vez (ou partir para um programa de trainees).
Sendo assim, o tal “analista” é um cargo tão tático/operacional quanto programador. [/quote]
Sempre tive essa mesma percepção. Engraçado que cada dia parece brotar mais pessoas com aquele pensamento: “começar como programador e depois virar analista”. WTH??
Um trecho do texto do calcado que você compartilhou diz tudo:
Hoje em dia tem analista pra tudo (Analista *). Uma pena alguns usarem isso só pra mostrar pra tia que “trabalha com TI”, pois o nome é bonitinho…
Papéis estratégicos são exercidos por executivos. Se a pessoa tem tanta vontade de exercer cargo executivo deveria ter estudado administração logo de uma vez (ou partir para um programa de trainees).
Sendo assim, o tal “analista” é um cargo tão tático/operacional quanto programador. [/quote]
Então você concorda que pessoas sem conhecimento algum de TI tem capacidade de tomar decisões no âmbito tecnológico? Apenas noções administrativas são suficientes?
Ou esses ‘executivos’ são profissionais que detêm de conhecimento de TI?
Explica melhor isso aí. Então um analista <de sistemas, ou qualquer coisa aqui> é responsável por extrair ao máximo a capacidade de um programador? Não consigo imaginar um “analista” com um ano de experiência (como você citou), recém-formado, e extraindo o máximo de um programador sênior com mais de 10 anos de experiência em desennvolvimento de software…isso é uma espécie de hierarquia?
Sempre quando digo que sou programador as pessoas fazem uma cara de “WTF? Deve ganhar nada”. Nos melhores casos pensam que sou programador de CNC.
Sempre quando digo que sou programador as pessoas fazem uma cara de “WTF? Deve ganhar nada”. Nos melhores casos pensam que sou programador de CNC.[/quote]
Exato! tenho conhecidos e alguns membros da família que “trabalham com TI” (vulgo analistas, funcionais, etc). Galera de fora acha que ganham horrores (pois fazem questão de dizer quanto ganham), acham que são “Jedi’s”, coisa de outro mundo e tal.
No fim das contas EU prefiro ficar assim, no anonimato, visto como “programador de CNC” lol
Mas isso tem começado a me incomodar. Tem nego que realmente não manja nada e tem mais moral que eu por ser gerente de abobrinhas. Acho que vou começar a dizer que sou desenvolvedor, é um pouco mais chique que programador haha
Explica melhor isso aí. Então um analista <de sistemas, ou qualquer coisa aqui> é responsável por extrair ao máximo a capacidade de um programador? Não consigo imaginar um “analista” com um ano de experiência (como você citou), recém-formado, e extraindo o máximo de um programador sênior com mais de 10 anos de experiência em desennvolvimento de software…isso é uma espécie de hierarquia?[/quote]
Onde citei 1 ano de experiência?
E você, que começa a trabalhar em uma empresa hoje e já tem ‘10 anos de experiência em desenvolvimento’, não pode ser orientado por um analista desta empresa que possui 3 anos de experiência?
O ‘analista’ obteria o máximo de sua capacidade lhe alocando na atividade mais apropriada à sua experiência.
[quote=JoaquimGM]Onde citei 1 ano de experiência?
E você, que começa a trabalhar em uma empresa hoje e já tem ‘10 anos de experiência em desenvolvimento’, não pode ser orientado por um analista desta empresa que possui 3 anos de experiência?
O ‘analista’ obteria o máximo de sua capacidade lhe alocando na atividade mais apropriada à sua experiência.[/quote]
Desculpe-me, li errado. Vc tinha citado “1 tecnologia”.
Contudo vejo que com processos cada vez mais ágeis esse papel tende a fazer menos sentido, uma vez que desenvolvedores têm tido papel importante tanto na “análise de requisitos” (kickoff meetings com o cliente), quanto na decisão arquitetural e desenvolvimento.
Tais processos têm mostrado resultados lucrativos e econômicos em diversas áreas. Ou seja, pra mim, uma equipe pragmática com programadores responsáveis e liderança com muita bagagem técnica é o necessário para atingir o máximo da capacidade que citara.
Não generalizo e nem menosprezo papel de ninguém, mas na minha experiência, projetos de sucesso foram liderados por pessoas altamente capacitadas no sentido técnico, e claro, com conhecimento de produto que foi adquirido com o tempo antes de se tornarem líderes. O contrário nem sempre é verdade, pois vi projetos serem um fracasso (ou quase) quando a liderança conhecia até bem de produto/negócio, mas tinha uma escassa competência técnica. Esses eram os tais “analistas”. Daí minha crítica.
Ola pescadorsemvara tudo beleza?
Acho que minha opinião pode te ajudar na sua decisão. Minha visão é totalmente diferente do pessoal aqui é muito controvérsia.
Na década de 90, a engenharia de software vivia uma era chamada “engenharia tradicional”. Nessa época, existia um cargo chamado de “Analista de Sistema”. Essa cara era meio que um chefe, até um tipo de gestor por controlar a criação e entrega de software. Mas isso morreu…não existe mais…é coisa antiga e ultrapassada. Não daria para escrever tudo sobre isso.
Hoje em 2015, muitas coisas mudaram. Vivemos a era II da engenharia de software chamada “Gestão Agil”. É um paradigma de gestão totalmente oposto e diferente da decada de 90. As pessoas que criam um software são denominadas “Equipe de Desenvolvimento” e nela não existe divisão, separação ou hierarquia. Todos fazem tudo e todos são responsáveis por tudo.
A sua pergunta remete ao esse cargo dos anos 90. E eu te falo, esqueci isso!
Vc esta se formando agora, e tente entrar em empresas novas com mentalidades e paradigmas atuais…
Fato é que existem empresas hoje fazendo gestão de software da década de 90…eu mesmo dou consultorias para muitas…mas é uma transição inevitável, devagar e lenta.
Essa é minha dica para vc…
T+
O cargo ainda é Analista de Sistemas. O que a pessoa vai trabalhar exatamente depende do processo de cada lugar, independente do que vendem em palestras.
[quote=pescadorsemvara]gostaria de me tornar um analista de sistemas, estou no último semestre de ciência da computação.
quais os requisitos para conseguir vagas como analista? o que devo aprender pra enfrentar o mercado de trabalho?
trabalhei na área de desenvolvimento asp .net por 6 meses, tive pouca experiência.[/quote]
Os requisitos sao os pre requisitos obrigatorios que as vagas na sua regiao pedem mais. Por exemplo uma vaga para projeto ASP.NET MVC devera estudar o mesmo, além do que for relacionado, como HTML, JS, HTTP, framework de persistencia utilizado lá, etc conforme a vaga.
Eu concordo, um administrador de empresas tem plenas condições de gerir um setor de TI, no entanto, eh necessário uma base sólida na equipe. Fizeram essa aposta aqui na empresa (a moça leu o Vendedor Pit Bull de cabo a rabo) e não está lah aquelas coisas.
[]'s
Na minha experiência o programador mais incompetente da equipe geralmente é promovido a analista de sistemas.
Faz um bom tempo que é normal neste cargo a pessoa além de propor soluções, também programar. No caso dele se refere a analista de sistemas que usa por exemplo tecnologia .NET como meio de prover soluções. Mas nada contra a quem deixa de programar para ficar mais focado no processo e em liderar equipe, não impedindo que outros analistas mais técnicos participem também. Importante é a equipe ter um bom equilíbrio e cada um trabalhar no que se sente a vontade no momento da vida, cada um contribuindo com seu melhor. Não tem regra geral, cada local pode adotar o que for melhor pro caso.