Conversando com alguns desenvolvedores aqui do estado, é bem raro encontrar alguém que gostou do Angular entre eles, os que mais estou ouvindo falar sem dúvidas é React e VueJS. Algumas tendências que eu também acredito que estão vindo com muita força são as Progressive Web Apps e Web Components.
Esses frameworks JS vem e vão. AngularJs 1.x morreu e deve receber só correções. O Angular 2 é outro produto completamente novo, tiveram que fazer do zero devido AngularJs ter problemas de projeto em relação a performance, e além disso resolveram usar typescript. Boa sorte quem continuar arriscando. Como ficou famoso, muitas empresas pedem, então quem busca vagas no mercado tem que estudar mesmo. ReactJs é a nova modinha.
Se concentre na base: HTML, JS puro e CSS. Ferramenta vem conforme oportunidade, senão vai ter que estudar tudo que estiver sendo cogitado.
Sobre back-end, como você vem do Java, dependendo do que você usa dentro do Java pode estar fora de cogitação mesmo, então nos informe o que usa exatamente.
Java eu utilizo muito Webservices(JAXWS-SOAP/JAXRS-REST), EJB e JPA. Da parte de Web JSF, JSP, essas camadas de view eu acredito que morrerão com o tempo.
Consigo imaginar o Nelson Rubens narrando essa thread huahauhaua
Aqui na terra de Vogue, tendências e provocações não faltam. O segundo colocado Angular alfineta o vaidoso React: “Ele só faz View”. React não deixa barato e solta: “Pelo menos faço bem feito. Por isso estou bombando.”
O Señor NodeJS continua forte no seu castelo, embora acontecimentos recentes fizeram alguns adeptos o abandonarem. Seus servos tentaram amenizar com cartas e textos na internet, o efeito foi mínimo mas mesmo assim possui uma quantidade grande de adeptos, principalmente aqueles que precisam de resposta rápida.
Já o solitário Meteor aproveita que ninguém fala dele e tira umas férias na Índia enquanto os engenheiros trabalham pra integrá-lo no mercado com as demais ferramentas. “Vou voltar em 2017 com tudo”, promete.
Enquanto isso, na base da terra da Web, o trio HTML, CSS e Javascript jogam dominó. Boring, como sempre.