Quais são as tendências de mercado (linguagens e ferramentas)?

Alô galera do GUJ!

Como muitos aqui sou desenvolvedor, comecei com Java e ainda assim permaneço, já me preparando para futuras demandas em Angular.

Analisando o atual panorama, vejo que o AngularJS(v1.x) está entrando forte no mercado, notei que o NodeJS segue como tendência também.

Como aqui vejo pessoas antenadas, gostaria de pedir as dicas para bolar meu plano de estudos.

E aí, quais serão as tecnologias que bombarão? Angular 2? React? Java 9 vai tomar o mercado? Java vai perder mercado consideravelmente?

Conversando com alguns desenvolvedores aqui do estado, é bem raro encontrar alguém que gostou do Angular entre eles, os que mais estou ouvindo falar sem dúvidas é React e VueJS. Algumas tendências que eu também acredito que estão vindo com muita força são as Progressive Web Apps e Web Components.

1 curtida

Esses frameworks JS vem e vão. AngularJs 1.x morreu e deve receber só correções. O Angular 2 é outro produto completamente novo, tiveram que fazer do zero devido AngularJs ter problemas de projeto em relação a performance, e além disso resolveram usar typescript. Boa sorte quem continuar arriscando. Como ficou famoso, muitas empresas pedem, então quem busca vagas no mercado tem que estudar mesmo. ReactJs é a nova modinha.

Se concentre na base: HTML, JS puro e CSS. Ferramenta vem conforme oportunidade, senão vai ter que estudar tudo que estiver sendo cogitado.

Sobre back-end, como você vem do Java, dependendo do que você usa dentro do Java pode estar fora de cogitação mesmo, então nos informe o que usa exatamente.

2 curtidas

Java eu utilizo muito Webservices(JAXWS-SOAP/JAXRS-REST), EJB e JPA. Da parte de Web JSF, JSP, essas camadas de view eu acredito que morrerão com o tempo.

JSF sempre foi uma má solução e finalmente está caindo em desuso. EJB acho desnecessário no cenário web.

se quer atuar com front-end web tem que ficar ligado, cada 6 meses tem uma nova “tendência”.