Qual a coisa mais dificil no java?

Escrever 1 aplicação usando J2EE estupidamente escalavel com performance do outro mundo? Facil.

Escrever 1 aplicação clusterizada usando tudo quanto é firula distribuida? Facil.

Escrever 1 aplicação GUI com tanta ergonometria e facilidade de uso que todos engenheiros da Apple invejariam? Em swing? Não é dificil.

Conseguir sobreviver ao encoding hell que qualquer aplicaçãozinha que precise conviver com varios ambientes e encodings? Mais dificil que por um ovo de avestruz.

Qual é a coisa do java que te faz suar frio de tanta “magia negra” necessaria para funcionar.

PS: Para fazer oque eu acho dificil é “só” nunca esquecer de declaram explicitamente o encoding em todos lugares e saber como sobreviver a um API legado como java.util.Properties que não suportam property files em encodings diferentes de ISO-8859-1.

Escrever um Connector baseado na especificação JCA…

At,

Fazer aplicações java imprimir no linux!
Nao consigo mesmo…

Abraços

Encoding realmente tem alguns macetes. Certa vez, quando eu comecei com java, precisava ler em um arquivo XML que tinha caracteres unicode.

Apanhei bastante para descobrir que o parser não funcionava se eu não abrisse o arquivo com o encoding correto. Atraves de uma sequencia “cheia de magia” de jars no classpath, o parser da IBM era o unico que conseguia ler o arquivo sem nenhum parametro adicional. Mas como eu não queria usar nada proprietário, fui vasculhar na net. Depois de uma semana fuçando na net, descobrí que o encoding era fundamental para que o parser conseguisse parsear o XML; Aí rolou numa boa :lol:

[]s, Welington B. Souza

Ler XMLs de uma forma organizada por SAX e nem ficar colocando milhares de string.equals()- dificil (usando digester com visitors entrando pelo construtor fica bacaninha)

Abrir o browser do usuario em determinada url sem usar Runtime.exec nem nada nativo. - impossivel

Para mim, considerando que tenho pouca experiência, o difícil do Java é programar em Java. Utilizar todos os seus recursos com eficiência é um desafio.

O mais dificil em Java é achar algo que ele nao faz hehehe.

Ahh… fazer uma simples aplicação em swing com L&F´s dinâmicos(q podem ser trocados pelos usuários)e q funcione da mesma forma no mac,windows e linux…dah no saco… :?

Largar o java!

atualmente é o Java Media Framework (JMF)

que tal usar a API Desktop para isso ? :smiley:
Acho que não é impossível não :slight_smile:

E em applets também é uma forma mto facil de fazer…
Tem até JEditors que fizeram por aí para servirem de “browsers” :stuck_out_tongue:

[…]
abrazz!!

PS: dificil no java… é programar e odiar o que faz :wink:

abrazz

Jovem,

O mais dificil do java é que não existe limites…

J2ME chato d++++++++++

abs,

[quote=Kanin Dragon]Jovem,

O mais dificil do java é que não existe limites…

abs,
[/quote]

O que tu quer dizer com isso?

Abraços

Sempre achei utilizar generics muito difícil.

que tal usar a API Desktop para isso ? :smiley:
Acho que não é impossível não :slight_smile:

E em applets também é uma forma mto facil de fazer…
Tem até JEditors que fizeram por aí para servirem de “browsers” :stuck_out_tongue:

[…]
abrazz!!
[/quote]

O post é de 2004.