Escrever 1 aplicação usando J2EE estupidamente escalavel com performance do outro mundo? Facil.
Escrever 1 aplicação clusterizada usando tudo quanto é firula distribuida? Facil.
Escrever 1 aplicação GUI com tanta ergonometria e facilidade de uso que todos engenheiros da Apple invejariam? Em swing? Não é dificil.
Conseguir sobreviver ao encoding hell que qualquer aplicaçãozinha que precise conviver com varios ambientes e encodings? Mais dificil que por um ovo de avestruz.
Qual é a coisa do java que te faz suar frio de tanta “magia negra” necessaria para funcionar.
PS: Para fazer oque eu acho dificil é “só” nunca esquecer de declaram explicitamente o encoding em todos lugares e saber como sobreviver a um API legado como java.util.Properties que não suportam property files em encodings diferentes de ISO-8859-1.
Encoding realmente tem alguns macetes. Certa vez, quando eu comecei com java, precisava ler em um arquivo XML que tinha caracteres unicode.
Apanhei bastante para descobrir que o parser não funcionava se eu não abrisse o arquivo com o encoding correto. Atraves de uma sequencia “cheia de magia” de jars no classpath, o parser da IBM era o unico que conseguia ler o arquivo sem nenhum parametro adicional. Mas como eu não queria usar nada proprietário, fui vasculhar na net. Depois de uma semana fuçando na net, descobrí que o encoding era fundamental para que o parser conseguisse parsear o XML; Aí rolou numa boa :lol:
Ler XMLs de uma forma organizada por SAX e nem ficar colocando milhares de string.equals()- dificil (usando digester com visitors entrando pelo construtor fica bacaninha)
Abrir o browser do usuario em determinada url sem usar Runtime.exec nem nada nativo. - impossivel
Para mim, considerando que tenho pouca experiência, o difícil do Java é programar em Java. Utilizar todos os seus recursos com eficiência é um desafio.
Ahh… fazer uma simples aplicação em swing com L&F´s dinâmicos(q podem ser trocados pelos usuários)e q funcione da mesma forma no mac,windows e linux…dah no saco… :?