Qual a configuração de maquina para rodar e desenvolver aplicativos java perfeitamente?

Oi,

Vc tem 1?

Tchauzin![/quote]

Sim.

Uso eclipse nele. :)[/quote]

Oi,

Não vejo uma diferença em usar Macbook de outros notes…
O que vale é a configuração =)

Até meu pc desktop com 512MB de memoria rodava o Eclipse tranquilo :wink:

Tchauzin!

Oi,

Vc tem 1?

Tchauzin![/quote]

Sim.

Uso eclipse nele. :)[/quote]

Oi,

Não vejo uma diferença em usar Macbook de outros notes…
O que vale é a configuração =)

Até meu pc desktop com 512MB de memoria rodava o Eclipse tranquilo :wink:

Tchauzin![/quote]

Sério, não tem fanatismo nenhum. Sempre fui usuário de PC, inclusive uso PC no trabalho.

Tenho um Macbook em casa e as diferenças são diversas.

Segue a lista de coisas que me fizeram gostar MUITO do Mac:

• A bateria dura 5 horas (os modelos mais novos duram 7) e sim, com uso de wi-fi DIRETO;
  • O monitor é LED;
  • A placa de video é uma GeForce 9400M;
  • O drive de CD é tipo aquele de carro, que ejeta o CD e você coloca pelo buraquinho, sem ter que se preocupar em encaixar o CD naquela bandeja;
  • O sistema operacional é UNIX;
  • Se você usar o trackpad do Macbook você nunca mais vai querer usar outro trackpad na vida. É multi-touch e tem várias funções com 2, 3 ou 4 dedos. Alías, não tem botão, todo o trackpad é um grande botão pressionável;
  • Quando a Apple lança um upgrade, é barato. O Mac OS X Snow Leopard custa 79 reais pra um Mac ou 129 reais o family pack com 3 licenças;
  • Um Mac e um PC com as mesmas características tem preços equivalentes;
  • Sem contar estabilidade, usabilidade etc.

Agora, pra você entender o que eu tô falando, procure algum lugar que tenha Mac e use por um dia. :slight_smile:

E só pra constar. Tô falando de Mac pois o cara perguntou qual é o computador ideal para comprar. Ou seja, está dentro do tópico.

Oi,

Eu já tive um Mac e troquei por um Sony Vaio. Não me arrependo em nada :wink:

Ambos são ótimos… Mais eu não recomendaria comprar um Mac (fortuna) só para rodar aplicativos java.

Tchauzin!

Pra começar, um mac não é caro.

Se vc comprou um vaio, vc poderia comprar um mac. O vaio tem um preço muito mais alto do que realmente vale(como também o mac, mas o mac é osx e mac é mac).

Eu não entendo a necessidade de usar windows pra java(a não ser que o projeto necessite), um cara que trabalha programando em java, diz que é varias permutações de letrinhas e tal mas não sabe diferenciar um unix(seja ele um osx, bsd ou linux) de um windows tanto em performance ou segurança é realmente deprimente.

Querer comparar um mac com um pc é equivalente a querer comparar um palio com uma ferrari. O palio funciona, mas ferrari… é ferrari. É tipo aquela marca que vc prefere comprar por ser mais cara e demonstrar mais confiança, é isso.

[quote=pablosaraiva]

Sério, não tem fanatismo nenhum. Sempre fui usuário de PC, inclusive uso PC no trabalho.

Tenho um Macbook em casa e as diferenças são diversas.

Segue a lista de coisas que me fizeram gostar MUITO do Mac:

• A bateria dura 5 horas (os modelos mais novos duram 7) e sim, com uso de wi-fi DIRETO; => BOM
  • O monitor é LED; => E ??
  • A placa de video é uma GeForce 9400M; => qualquer note tem
  • O drive de CD é tipo aquele de carro, que ejeta o CD e você coloca pelo buraquinho, sem ter que se preocupar em encaixar o CD naquela bandeja; => E???
  • O sistema operacional é UNIX; => BOM, mas o Ubuntu existe!
  • Se você usar o trackpad do Macbook você nunca mais vai querer usar outro trackpad na vida. É multi-touch e tem várias funções com 2, 3 ou 4 dedos. Alías, não tem botão, todo o trackpad é um grande botão pressionável; => Ninguem em sã conciencia usa trackpad pra trabalhar.
  • Quando a Apple lança um upgrade, é barato. O Mac OS X Snow Leopard custa 79 reais pra um Mac ou 129 reais o family pack com 3 licenças; => BOM
  • Um Mac e um PC com as mesmas características tem preços equivalentes;=> Errr… NAO
  • Sem contar estabilidade, usabilidade etc. => ???

Agora, pra você entender o que eu tô falando, procure algum lugar que tenha Mac e use por um dia. :slight_smile:

E só pra constar. Tô falando de Mac pois o cara perguntou qual é o computador ideal para comprar. Ou seja, está dentro do tópico.[/quote]

[quote=Gauss]Pra começar, um mac não é caro.

Se vc comprou um vaio, vc poderia comprar um mac. O vaio tem um preço muito mais alto do que realmente vale(como também o mac, mas o mac é osx e mac é mac).[/quote]

Oi,

Discordo! O preço de um Sony bom é muito mais em conta do que um Mac bom. Ou melhor, o preço de um Mac não tão bom é muito maior do que o preço de um Sony bom.

Mac é Mac…
Sony é Sony e vice versa.

Tchauzin!

Tanto eclipse quanto netbeans no minimo 2gb de memoria para n ter q passar por lentidoes e perda de tempo!

Tenho 1 dual core 2.0 e 1gb de memoria e uso eclipse! se eu tiver passando anti virus ou gravando um cd ao mesmo tempo posso parar de trabalhar e apenas fazer 1 coisa por vez se nao eh travacao na certa!
creio que o ideal seja 4gb

fredferrao,

Concordo em alguns pontos principalmente do fato do ubuntu ser unix e de ser um usuário de linux(slack), mas vc precisa de ser bem mais realista… eu mesmo não uso uma distro tao windows-like(ubuntu :lol: ) que vem tudo já configurado e talz e mesmo assim tenho diversos problemas que de maneira alguma tenho no mac.

As distros de linux melhoraram MUITO nessa ultima decada, passou de uma alternativa grátis para o windows para uma alternativa melhor do que o windows para muita coisa(incluindo programar), mas ainda deixam a desejar quanto a questão de usabilidade. Ok, vc pode instalar algum pacote pra um dashboard, uma coisa ali e outra aqui e ter quase um mac, mas quando vc compra um mac vc precisa de fazer o seguinte:

Ligar.

E isso faz toda a diferença quando se quer ser produtivo e algumas horas de configuração vc ganharia já o valor da diferença de preços trabalhando, o mac parece muito mais trabalhado e certinho quando se liga e a experiência é bem diferente, ex:

Acabo de instalar o osx e preciso de configurar meu teclado, ele me pede pra eu apertar uma tecla e ok… :slight_smile:

[quote=lina][quote=Gauss]Pra começar, um mac não é caro.

Se vc comprou um vaio, vc poderia comprar um mac. O vaio tem um preço muito mais alto do que realmente vale(como também o mac, mas o mac é osx e mac é mac).[/quote]

Oi,

Discordo! O preço de um Sony bom é muito mais em conta do que um Mac bom. Ou melhor, o preço de um Mac não tão bom é muito maior do que o preço de um Sony bom.

Mac é Mac…

Tchauzin!
[/quote]

Vou usar as lojas oficiais, um sony/mac “tops”:

http://www.sonystyle.com.br/br/site/catalog/ProductDisplay.jsp?stockType=A&parentCatId=cat3920002&category=informatica&ProductCount=3&tabNum=1&id=VGN-Z870A/B

r$ 9000

r$ 4900

Mesmas configs(13pol, c2d 2.53ghz, 4gb memoria, 13’ e 500gb de hd), o da sony é pc e ainda quase 2x mais caro.

Com essa grana do sony de 13 polegadas eu pego um macbook pro de 2.8ghz(config melhor) e com 17pol.

Eu achava que era o mesmo preço antes de pesquisar os dois preços, deu pra ver que a tal sony foi humilhada :wink:

ps: o CEO da apple é o steve jobs, e da sony… conhece?

Bom eu uso Mac desde 2000, quando tive o contato numa produtora de mídia. De lá pra cá só fui ver PC novamente quando Mac virou de fato PC :-). E a única coisa que tenho a dizer, não há comparação !! Do design do produto à sistema operacional.

PS: Meu iMac g3 dos primeiros está firme e forte até hoje, roda uma porrada de aplicações e é RISC !! ORgulho !! :slight_smile:

Por fim, grande vantagem sobre o Sony Vaio - MacOs X !! HackinTosh nunca é confiável 100% …então prefira Snow Leopard o Original :slight_smile:

[quote]Dell Inspiron:

Componentes
Windows® 7 Ultimate Original 64-bit em Português (OEM, já configurado, “é só ligar”)
Processador Intel® Core?2 Duo E8500 (3.16 GHz, 6 MB L2 cache, 1333 MHz FSB) - BRH7017
Preto
3 anos de Garantia a Domicílio
Memória 4GB DDR2 800MHz (2x2GB)
Disco Rigido SATA de 500GB (7200RPM) c/ Cache DataBurst?
Monitor Dell 22 polegadas D2201 - Widescreen
McAfee Security Center - 36 meses
Placa de Vídeo ATI Radeon HD 4350 com suporte a HDMI (512MB, 128-bit, 600MHz)
Gravador de DVD/CD (Unidade DVD+/- RW 8x)
Acessórios
Microsoft® Works 9.0 em Português
Sem alto-falantes (Os alto-falantes são necessários para ouvir áudio do sistema)
Mouse Óptico USB 2 Botões
Teclado Dell ABNT2
Placa de rede Ethernet 10/100 integrada
Sem opção de Modem

Preço: R$2.986[/quote]

[quote]iMac

21,5 pol. : 3,06GHz

* Intel Core 2 Duo 3,06 GHz
* Resolução de 1920 x 1080 (16:9)
* 4 GB de memória
* Disco rígido de 500 GB 1
* SuperDrive de camada dupla de 8x
* Placa gráfica NVIDIA GeForce 9400M

* R$ 4.699,00 [/quote]

Isso é um desktop, vou ser sincero, eu não tenho a mínima idéia do que é esse “SuperDrive de camada dupla”, espero que valha os R$1.700 a mais no preço, e antes que você diga que tem poucas informações do Mac, isso é tudo que o site da própria Apple Store informa.

Quanto à Notebooks, mesmo comparando com o Sony Vaio, ele só ganha na duração da bateria e ainda é mais caro, mesmo que a diferença seja menor (em torno de R$400).

[quote=Gauss][quote=lina][quote=Gauss]Pra começar, um mac não é caro.

Oi,

Mac é Mac…

Tchauzin!
[/quote]

http://www.sonystyle.com.br/br/site/catalog/ProductDisplay.jsp?stockType=A&parentCatId=cat3920002&category=informatica&ProductCount=3&tabNum=1&id=VGN-Z870A/B

r$ 9000

r$ 4900

Mesmas configs(13pol, c2d 2.53ghz, 4gb memoria, 13’ e 500gb de hd), o da sony é pc e ainda quase 2x mais caro.

Com essa grana do sony de 13 polegadas eu pego um macbook pro de 2.8ghz(config melhor) e com 17pol.

Eu achava que era o mesmo preço antes de pesquisar os dois preços, deu pra ver que a tal sony foi humilhada :wink:

ps: o CEO da apple é o steve jobs, e da sony… conhece?[/quote]

Oi,

Na realidade você pegou um Sony top e um Mac meia boca.
Se analisar as confgs irá ver que não é a mesma coisa. (Ex.: 500gb para o Sony enquanto seu Mac com 250gb).

Você deveria comparar com esse MAC:

[quote]MacBook Pro MC226BZ/A c/ Intel® Core 2 Duo 2.8GHz 4GB 500GB LED 13" Superdrive (Leitor e Gravador DVD/CD), Bluetooth, Wi-Fi, Câmera iSight, GeForce 9600M GT 512MB, Mac OS X 10.5 Leopard - Apple

Valor: R$ 10.449,00[/quote]

Sony:

[quote]Tela widescreen de 13,1 polegadas, 4GB de memória, disco rígido 500GB e processador Intel ® Core 2 Duo são umas das características deste nootebook desenvolvido para resistir a todo tipo de viagem. Além disso, por meio da saída HDMI é possível conectá-lo em outros aparelhos Full HD e obter resolução 1080p com imagens incrivelmente nítidas e som digital de até 7.1 canais. Para sua maior segurança, ele vem acompanhado de um leitor biométrico de impressões digitais, e também, de câmera, microfone e Bluetooth integrados. Além de ser leve, este notebook irá proteger seus dados e permitir que você se mantenha sempre conectado as suas necessidades!

Valor: R$ 8.999,00 [/quote]

Tchauzin!

Boa tarde.

Acredito que o tópico esteja perdendo um pouco o seu foco e há julgamentos de qual melhor ferramenta, computador, servidor e etc. A questão, no meu ponto de vista, é exatamente o que o Christian Borges disse no inicio do tópico, depende muito do seu objetivo. Se vai desenvolver um programa “caseiro” desktop, não há o porque de mais de 512 MB de RAM. Um exemplo que posso dar é trabalhar com Flex-Java, para se trabalhar com o minimo de tranquilidade, é um Dual-Core com 4 GB. Agora a pergunta, e para um servidor, qual o ideal? A resposta, quanto você e/ou sua empresa tem ($) para investir em equipamento? E qual a sua necessidade?

Então eu diria que antes de sair investindo alto em equipamentos é analisar a sua necessidade e condições financeiras para a compra de máquina(s).
Abraços.

Depende qual plataforma vc ira desenvolver

Eclipse = um lixo porem mais leve (com 1gb ja da conta do recado)
Netbeans = o melhor porem mais pesado (no minimo 2 gb)
agora o ideal e um bom processador e uma boa placa grafica e 4gb de memoria
assim vc n tera dor de cabeca e tera um otimo desempenho !!!

[quote=lina][quote=Gauss][quote=lina][quote=Gauss]Pra começar, um mac não é caro.

Oi,

Mac é Mac…

Tchauzin!
[/quote]

r$ 9000

r$ 4900

ps: o CEO da apple é o steve jobs, e da sony… conhece?[/quote]

Oi,

Na realidade você pegou um Sony top e um Mac meia boca.
Se analisar as confgs irá ver que não é a mesma coisa. (Ex.: 500gb para o Sony enquanto seu Mac com 250gb).

Você deveria comparar com esse MAC:

[quote]MacBook Pro MC226BZ/A c/ Intel® Core 2 Duo 2.8GHz 4GB 500GB LED 13" Superdrive (Leitor e Gravador DVD/CD), Bluetooth, Wi-Fi, Câmera iSight, GeForce 9600M GT 512MB, Mac OS X 10.5 Leopard - Apple

Valor: R$ 10.449,00[/quote]

Sony:

[quote]Tela widescreen de 13,1 polegadas, 4GB de memória, disco rígido 500GB e processador Intel ® Core 2 Duo são umas das características deste nootebook desenvolvido para resistir a todo tipo de viagem. Além disso, por meio da saída HDMI é possível conectá-lo em outros aparelhos Full HD e obter resolução 1080p com imagens incrivelmente nítidas e som digital de até 7.1 canais. Para sua maior segurança, ele vem acompanhado de um leitor biométrico de impressões digitais, e também, de câmera, microfone e Bluetooth integrados. Além de ser leve, este notebook irá proteger seus dados e permitir que você se mantenha sempre conectado as suas necessidades!

Valor: R$ 8.999,00 [/quote]

Tchauzin![/quote]

O com HD de 500GB custa 6mil(configs realmente iguais ao vaio de 9mil)

Esse ai de 10k claramente tem as configs melhores que a do vaio.

Vou ser bem claro, eu conheço pouquissimas pessoas que sairam de mac pra PC e acredito que vc nunca teve um e quer achar que comprou algo bom. Ok, é bom… dentre os PCs eu acho o vaio legal, mas mac tem osx.

[quote]Dell Inspiron:

Componentes
Windows® 7 Ultimate Original 64-bit em Português (OEM, já configurado, “é só ligar”)
Processador Intel® Core?2 Duo E8500 (3.16 GHz, 6 MB L2 cache, 1333 MHz FSB) - BRH7017
Preto
3 anos de Garantia a Domicílio
Memória 4GB DDR2 800MHz (2x2GB)
Disco Rigido SATA de 500GB (7200RPM) c/ Cache DataBurst?
Monitor Dell 22 polegadas D2201 - Widescreen
McAfee Security Center - 36 meses
Placa de Vídeo ATI Radeon HD 4350 com suporte a HDMI (512MB, 128-bit, 600MHz)
Gravador de DVD/CD (Unidade DVD+/- RW 8x)
Acessórios
Microsoft® Works 9.0 em Português
Sem alto-falantes (Os alto-falantes são necessários para ouvir áudio do sistema)
Mouse Óptico USB 2 Botões
Teclado Dell ABNT2
Placa de rede Ethernet 10/100 integrada
Sem opção de Modem

Preço: R$2.986[/quote]

[quote]iMac

21,5 pol. : 3,06GHz

* Intel Core 2 Duo 3,06 GHz
* Resolução de 1920 x 1080 (16:9)
* 4 GB de memória
* Disco rígido de 500 GB 1
* SuperDrive de camada dupla de 8x
* Placa gráfica NVIDIA GeForce 9400M

* R$ 4.699,00 [/quote]

Isso é um desktop, vou ser sincero, eu não tenho a mínima idéia do que é esse “SuperDrive de camada dupla”, espero que valha os R$1.700 a mais no preço, e antes que você diga que tem poucas informações do Mac, isso é tudo que o site da própria Apple Store informa.

Quanto à Notebooks, mesmo comparando com o Sony Vaio, ele só ganha na duração da bateria e ainda é mais caro, mesmo que a diferença seja menor (em torno de R$400).[/quote]

Vc quer comparar o estilo de um mac com esse dell(o sony vaio pelo menos tem estilo)? Se é pra montar do zero eu monto um sem marca alguma, com 3k eu acho que vc faz um i7 com 8gb de memória facinho.

Vamos fazer o seguinte, eu monto um carro com um motor com as mesmas specs de uma ferrari e vc me da em troca uma? :slight_smile:

Dell, microsoft entre outras não tem bom gosto pra nada… pra decidir algo eles simplesmente colocam 100 pessoas dentro de uma sala e no final sai algo sem graça sempre, coisa que é um pouco diferente na apple.

Tirando que esse tal dell a não ser que seja um hackintosh(que por acaso é ilegal), não será unix(a não ser que seja linux ou bsd…). Qualquer um que tem um conhecimento por mais superficial que seja de sistema operacional entende a diferença disso. É difícil comparar um SO unix-certified com um windows - windows sempre foi mediocre e coisa de povão. A microsoft é muito focada em atirar para todos os lados(não estou reclamando já que da tanto dinheiro pra ela hehe) a apple em fazer poucos produtos mas BONS produtos.

Vc acha que a ferrari ainda faria carros tão legais se tivesse até o seu próprio sistema operacional? Eu também não.

– Os comentários deste fórum devem conter algo construtivo para o aprimoramento do conhecimento. By Lina –

– Os comentários deste fórum devem conter algo construtivo para o aprimoramento do conhecimento. By Lina –

voltemos ao assunto do tópico.

Para maiores informações sobre mac siga pra ca: http://www.guj.com.br/posts/list/143568.java

Logo de cara ja vera que o mac é sim mais caro para configs, identicas, aka inferiores.

Oi,

Não vou discutir com você.

Só disse que não precisa ter um Mac para rodar e desenvolver aplicativos java perfeitamente.

Voltando ao tópico principal desta thread:

Para rodar aplicações java é simples. Poderá ter uma maquina simples, com processador simples e com 512 de RAM.

Para desenvolver, irá depender da IDE escolhida:

Se for utilizar um Eclipse/JCreator (entre outras parecidas), poderá utilizar um processador simples com 512 ou mais de memória.
Se for utilizar uma ferramenta mais “robusta” como NetBeans, deverá pensar em adquirir mais de 512 de RAM.

Ok?

Tchauzin!

O tópico é sobre uma máquina para desenvolvimento, se é pra entrar em questão de estilo nem adianta discutir já que gosto é que nem você-sabe-o-quê, cada um tem o seu.
A questão é que não há motivo para se pagar mais caro em um Mac para uma máquina de desenvolvimento, na verdade o bom é fazer o que você disse depois, montar uma completamente do zero, e por isso o tópico foi criado, pra se ter uma idéia de uma boa configuração.

E eu concordo com a maioria que depende do uso que se faz, mas hoje em dia uma máquina desktop com uma configuração razoável (3~4 GB RAM, HD de 350 pra cima, CPU de dois core’s) está tão barato que não vale a pena contar os giga, vale a pena pagar um pouco mais caro por flexibilidade (tipo, não ter medo de botar pra rodar um Oracle Express).

Bom, eu já usei um PentiumIII 500 + 256 de ram e como só estudava Java ele me atendeu perfeitamente. Depende muito do que você precisa na máquina.

Eu, por exemplo, tenho um PC somente e trabalho com SVN, um banco de dados mysql, um tomcat com Archiva, Jira e um TeamCity em uma máquina virtual e uso o Eclipse e o Intellij ao mesmo tempo (antes que me pergunte o porquê da máquina virtual eu adianto que minha conexão é vaga-lume e estava me atrapalhando demais usar servers remotos). Também uso um Notebook para quando eu não estou em casa, ele é um dinossauro perto do meu Desktop, mas me atende perfeitamente pro que eu faço nele.

Enfim, pro meu caso com o servidor, um simples desktop ou notebook não iria funcionar e uma super máquina seria um exagero. Acho bom você listar tudo o que precisa ter na sua máquina que já é um ótimo começo pra começar a pensar no hardware.

Quanto a usar Mac, eu recomendo que teste antes de comprar porque apesar de ele ser muito bacana você pode não gostar e ter um prejuízo no fim das contas.

Mais uma coisa: pelo amor de Deus, parem de comparar Eclipse com Netbeans! O Eclipse é uma plataforma e o Netbeans é um produto, ambos tem filosofias e estratégias de mercado completamente diferentes e nenhum deles seria excelente se não existisse o outro para fazer concorrência. Imaginem se o Netbeans continuasse com aquele editor horrível ou se o Eclipse continuasse sem suporte aceitável para J2EE…