A grande jogada do Java é a comunidade que está envolta dela e isto dá uma força enorme a linguagem.
Você pode utilizar o JBuilder para a programação que é uma IDE proprietária da Borland. Não tiro os méritos dela não, pelo contrário… Para programação que envolve muitas telas com swing por exemplo eu prefiro o JBuilder.
Agora para Programação web, e de pequenos aplicativos, nada melhor do que o bom e reconhecido eclipse (http://www.eclipse.org), um projeto licenciado pela CPL (http://www.eclipse.org/legal/cpl-v05.html).
Caso você note que o eclipse cubra suas necessidades, gastos com softwares são zerados e o único gasto que você passa a ter é com o hardware
Para rodar o eclipse (assim como o Delphi e até mesmo o JBuilder) uma máquina com 128MB de RAM já é o suficiente mas 256 é o recomendado.
Para vc ter uma idéia eu utilizava um Pentium III 650Mhz com 256MB de RAM em casa e consigeguia programar nele tranquilo com o eclipse.
Valeu… Vou baixar o eclipse, um amigo já gravou um JBuilder genérico, estarei dando os primeiros passos e vamos ver no que dá.
Abraços.
Julio.
[quote=“eltonk”]Seja bem vindo a comunidade Julio.
A grande jogada do Java é a comunidade que está envolta dela e isto dá uma força enorme a linguagem.
Você pode utilizar o JBuilder para a programação que é uma IDE proprietária da Borland. Não tiro os méritos dela não, pelo contrário… Para programação que envolve muitas telas com swing por exemplo eu prefiro o JBuilder.
Agora para Programação web, e de pequenos aplicativos, nada melhor do que o bom e reconhecido eclipse (http://www.eclipse.org), um projeto licenciado pela CPL (http://www.eclipse.org/legal/cpl-v05.html).
Caso você note que o eclipse cubra suas necessidades, gastos com softwares são zerados e o único gasto que você passa a ter é com o hardware
Para rodar o eclipse (assim como o Delphi e até mesmo o JBuilder) uma máquina com 128MB de RAM já é o suficiente mas 256 é o recomendado.
Para vc ter uma idéia eu utilizava um Pentium III 650Mhz com 256MB de RAM em casa e consigeguia programar nele tranquilo com o eclipse.
Tenho um Athlon XP 2.0 com 512MB de RAM e o Jbuilder Roda mto bem, o problema é que estou desenvolvendo um sistema grande, a base de dados está em SQL Server e já passa de um milhão de registros com mais de 100 tabelas. Ai as queries ficam bem lentas, e o Jbuilder se arrasta pra compilar. Em outros sistemas menores o JBuilder funciona numa boa.
Pelo que vi na documentação da Borland o JBuilder exige pelo menos 768Mb de RAM para o funcionamento ideal, ai vai depender do que vc espera como “funcionamento ideal”
Julio, vai uma dica quanto ao Jbuilder. Infelizmente ele não trabalha com qualquer versão java. Ele usa qualquer VM para compilar e rodar aplicativos feitos por você. Mas para ele ser execultado ele exige uma certa versão da VM que geralmente vem com ele. A versão 7 por exemplo usa o VM 1.3.1. Essa versão é lenta. A versao 8 do Jbuilder usa a VM 1.4.0 que é muito mais rapida, mas tambem é mais lenta que a VM 1.4.2_04 que é a ultima versão do java atualmente e é sem duvida a mais rapida de todas. Tente usar o Jbuilder versão 8 para cima.
Uma outra boa opção Free é o NetBeans. No momento considero a melhor IDE para desenvolvimento de aplicativos cliente com telas (Swing). Mas ele tambem possui muita coisa que talvez você não use.
De qualquer forma vale a pena dar uma olhada caso o Jbuilder e o Eclipse não te agrade.
sempre usei NetBeans, e essa semana to meio q migrando pro eclipse, instalando plugins pra trabalhar com GUI e tal, só pra “reconhecer territorio”…, e concordo com o jVampire, o NetBeans ainda é meu preferido pra isso… e pra muitas outras coisas tb, …mas não me amarro muito a IDE não, uso oq tiver rodando… mas JBuilder… ahh… ai eu apelo pro notepad mesmo… :lol:
Isso depende muito da versão que você usou. Sinceramente o Jbuilder na minha opnião ainda bate o NetBeans e o Eclipse em muitas coisas que fica dificil listar. Trabalhei com ele 3 anos. Usei a versao 3.1(coisa horrivel, sem duvida o notepad é melhor), 4 (melhorou muiiiiiiiito), 5 (mais melhoras), 6 (melhorias bestas), 7 (the best porem usa VM 1.3.1 para rodar), e atualmente a 8 que é muito boa mas nada a mais que a 7 a não ser para o lado EJB. E na minha opnião em termos de wizards e agilidade para montar uma aplicação J2EE completa e sem transtornos ele sem duvida é melhor na minha opnião. Mas pelo preço que se paga nele as outras opções sao muito mais atrativas, compensa deixar os wizards de lado para usar uma IDE de graça. Mas infelizmente o Jbuilder tem coisas imbutidas nele que facilitam muito o desenvolvimente de qualquer aplicativo. Falo pois tenho experiência com ele e com o NetBeans. O Eclipse estou pegando agora mas ja vi que é uma ótima IDE, mas em termos de opções não se compara. Só que pelo que eu vi o mercado está cada vez mais usando o Eclipse pois é o berço do WebSphere Studio e só por esse fato ja merece uma boa atenção. Por outro lado o NetBeans é um projeto com nucleo sun e portanto deve se tornar cada vez mais integrado aos web servers e aplication servers Open sources como Tomcat, JBoss e um que a sun vai lançar ou ja lançou nao me lembro o nome. De qualquer forma eu aconselho a aprender a usar todos, porque java é java e da pra fazer até no edit do DOS. Mas integrar tudo e entregar no prazo não é para qualquer IDE não.
Descupem escrever uma biblia eu me empolguei. hehehe.