Qual a diferença entre ciência de dados, mineração de dados e business intelligence ?

O que faz cada profissional ?
E qual a diferença entre ciência de dados, mineração de dados e business intelligence ?

por que vc pensa que são profissionais diferentes?

vamos la. o termo Business Intelligence é mais antigo, historicamente ligado ao uso de Data Warehouses (DW) /OLAP/OLTP. na minha opinião é quando vc utiliza metodos bem definidos e estatistica para analisar dados e utilizar isso nas suas decisões de negócio.

por exemplo, se vc sabe que existe uma série histórica de boas vendas no periodo do Natal, o Analista de BI vai trabalhar esse periodo, talvez para vender ainda mais ou tentar dar foco em produtos que não venderam tão bem assim.

Mineração de Dados vai alem. vc usa metodos para extrair possiveis padrões e novas dimensões para serem analisadas. Por exemplo vc pode descobrir que não é o Natal que é relevante, mas o sexo de quem compra ou a idade. Ou a localização geográfica das pessoas, a temperatura daquele dia, etc.

Imagine um refrigerante. Ninguem atravessa a cidade para comprar uma garrafa, vc vai comprar no supermercado mais proximo. Se uma grande rede de supermercados deixa vender o seu refrigerante não adianda vc pensar “no natal”.

Ciência de Dados pode utilizar tecnicas de mineração de dados. Porem eu, pessoalmente, acho que não precisa. Usando tecnicas como Inteligencia Artificial, Machine Learning, etc, vc pode com poucos dados conhecidos talvez desenvolver sistemas capazes de fazer previsões interessantes.

Grosso modo, o ato de minerar dados é a coleta ( input ), enquanto Ciência de Dados vai produzir algum resultado ( output ) além do obvio.

O caso do Netflix é um bom exemplo: baseado nos filmes que vc ja assistiu eles podem sugerir outros filmes relevantes. Mas não por que eles sabem que vc só assiste Anime. Eles tem grandes matrizes de ids de filmes e de usuarios e sabem extrair que pessoas que assistiram 1, 4 e 5 em geral assiste o 6 também. Nessa abordagem ( um algoritmo que só leva em conta numeros/identificadores) o titulo, a duração, os atores, o sexo de quem assiste pode ser totalmente irrelevante.

O que uma mineração de dados pode trazer: uma nova dimensão para os algoritmos. Talvez o sexo, talvez o idioma dos filmes, talvez os atores que aparecem ali, o fato q vc assistiu ate o fim, que vc assistiu varias vezes, etc.

Não necessariamente são profissinais diferentes. Pro netflix utilizar um algorimo pra sugerir filmes isso parte de analistas de negocio ( BI ). podem ser os mesmos ou pode ser que eles tenham enfases diferentes mas com um background comum.

espere outras respostas - eu não sou especialista

1 curtida