Se eu estiver postando no lugar errado me desculpem, sou novo aqui.
Estou fazendo um editor de mapas tipo o que tem no rpg maker, eu utilizo até os chipsets dele, so que gasta memoria demais,
provavelmente estou fazendo da forma errada.
Tenho uma classe chamada Tile, ela guarda um valor short[2] chamado index e um boolean[8] que eu coloquei o nome de transforma, o index é utilizado para saber qual pedaço de imagem do chipset vai ser desenhado, como o chipset é separado em dois tipos eu uso um short[2], já o boolean[8] transforma eu utilizo para salvar o estado do desenho, no rpg maker um tile vai se transformando quando você coloca um tile do mesmo tipo ao seu lado, fazendo curvas por exemplo.
Meu mapa é simplesmente um matriz dessa classe Tile.
O programa funciona blz, mas quando eu crio um mapa pequeno o java já consome uns 40 mb de memoria, se criar o maior possivel 500x500, ele consome quase 110 mb, 500*500 = uma matriz de 250000 elementos.
Eu acabei de fazer POO e estou estudando sobre como fazer jogos em 2d, ja li varias coisas aqui e no site http://www.pontov.com.br/site/ mas como não achei nada sobre meu problema resolvi perguntar.
Alguem sabe qual estrategia que dever ser usada ou se quiser opinar sobre como deveria ser feito, desde ja agradeço.