Qual a evolução do Swing?

Boa tarde a todos,
Aqui na empresa em que trabalho, a diretoria teve a ideia de melhorar o layout do sistema.
Hoje nosso sistema é um ERP muito completo, 100% desktop com as GUIs feitas usando Swing.
Eu tive a ideia de usar JavaFX, mas dois aqui já foram contra falando que é tenso mexer com isso e tal.
Alguém tem alguma ideia de como deixar o layout do sistema mais bonito? Pode ser usando outra coisa ao invés do Swing ou até melhorando algo no Swing mesmo.

Desde já agradeço as ideias.
Abraços

Qual o real motivo da migração? É só para deixar o sistema mais bonito ou haverá melhorias (que não podem ser implementadas na versão atual) ?

Existe a possibilidade de o sistema ser migrado pra uma plataforma web, rodando a aplicação num servidor local e acessando pela rede da empresa?

Sobre o Swing, testou alterar o look and feel padrão? Se sim, a alteração não te agradou?

Abraço.

Olá TerraSkilll, o motivo é apenas ficar mais bonito mesmo. Hoje são telas cinzas, ultrapassadas, parecem até Delphi.
Um dia esse ERP vai ser migrado pra WEB, mas não se sabe ao certo quando.
Sobre o Swing, que é o que usamos hoje, estamos testando os look and feel dele. Acho que vai ser o mais rápido e prático. Estamos até pensando em alguns look and feel pagos.

JavaFX realmente é bonito, porém algumas coisas são bem diferentes do Swing. Irá dar trabalho migrar um ERP inteiro pra JavaFX

Meus primeiros sistemas na empresa onde trabalho foram feitos em JavaFX, mas como foi dito, talvez migrar pra web direto seja mais vantajoso.

Meu primeiro sistema:

1 curtida

Realmente é que nem o amigo falou javaFX é muito bonito mesmo, tem funções incriveis que eu sofri para conseguir efeito parecido no swing, ja tive q mudar um sistema de Controle de Estoque para javaFX, é dificil, mas na minha opinião valeu muito a pena.

1 curtida

Bom dia,

Eu uso JavaFx há 3 anos, bom tem seus prós e seus contras

1 curtida

Aqui na empresa quando resolvemos migrar nossas aplicações para java partimos direto para o JavaFX, mas chegamos a testar o Swing, no Swing a programação é meio parecida com a do android de conteineres e tudo o mais, no JavaFX a programação é toda MVC. O design da tela vc faz em XML, e tem uma IDE muito boa pra isto o Scene Builder. Utilizando bem a OO dá pra fazer maravilhas em JavaFX, o código fica muito mais organizado que em Swing. Hoje considero que além da parte gráfica, ganha-se em organização do código com JavaFX. Logo, eu consideraria migrar.

1 curtida

Não vale a pena migrar para JavaFx, é uma tecnologia fora de cogitação.

Se a aplicação não utiliza recursos de hardware avançados, ou que sejam impossíveis de fazer via browser, então é melhor migrar para web.

Havendo algum módulo que faça acesso avançado ao hardware, separe em módulo específico para desktop de acordo com o setor da empresa. Sem falar que acessar recursos nativos do SO já é complicado com Java, não fazendo sentido usar Java em desktop.

Oi Robson, poderia compartilhar sua experiência? Estou começando um projeto acadêmico, em um curso que estou fazendo, e penso que JavaFx seria uma boa opção. (Multiplataforma, comunidade extensa, muitas libs, etc…)

Realmente o código fica bem mais bonito, ao migrar um sistema de Controle de Estoque e afins, ate me assustei com a organização e a diminuição no código, quando era swing tinha muito código para tabela, codigo e mais código para fazer funções, no javaFX ficou tudo mais “fácil” e limpo de se fazer! eu Recomendo!

cara a tecnologia javaFX não é fora de cogitação, na minha opinião, vai depender da função, ou caso. Toda linguagem, ou tecnologia tem seus proprios pós e contras. Vai depender do caso de uso!

Também não concordo que JavaFX seja uma tecnologia fora de cogitação, é obvio que exista uma tendência de migração para aplicativos Web, mas milhões de empresas ainda tem a necessidade que os aplicativos sejam desktop, pequenos comércios e tal. E a oracle tem incentivado o uso, e a cada dia a ferramenta ganha mais adeptos. Hoje por exemplo, já se pode rodar aplicativos FX em aparelhos mobile, e se não me engano até na WEB será possível.

1 curtida

A unica opção é javaFX ou Java web porem não sera tão simples assim…

Boa tarde.

Pensando a longo prazo rs! Quando forem migrar para WEB, podem considerar o seguinte https://vaadin.com/home

Com o estilo de programação J2SE (classes anônimas, internas, etc…), como no Swing, vocês podem ter um tremendo ganho de tempo.

Inclusive, existem diversos materiais na WEB que explicam como realizar a migração do Swing para o Vaadin.

[]'s