Qual a maneira mais correta?

Boa tarde Galera!

Estou desenvolvendo uma Agenda usando Swing e gostaria d padronizar as fontes para todos labels e textfields.

Estou utilizando a seguinte forma:

public class Uteis {
     public static final Font FONTE = new Font("Courier New", Font.BOLD, 13);
}

e sempre que vou mudar a fonte eu faço:

labelXXX.setFont(Uteis.FONTE);

Essa é a melhor maneira em questao de OO e desempenho? Ou tem algo melhor?

valeu!

Olá,

Dessa maneira funciona legal, mas as configurações do seu programa vão ficar amarradas ao código, se quiser alterar a camada de apresentação, vc terá que recompilar algumas classes, e isso não é legal…
Com o uso do Properties, vc utiliza um arquivo texto externo para alterar as configurações do seu programa. Depois que pegar do arquivo as configurações, vc pode alimentar com os dados suas “classes utilitárias” e depois é só pegar com esses seus métodos estáticos, por exemplo. Ou pode tbm tornar todo o Properties estático, dai vc não precisa mais das classes utilitárias…

Você poderia usar um Properties e inicializar estes parâmetros no start-up da sua aplicação.
Aqui tem um tutorial bem simples mas eficiente sobre o uso do Properties.

Abraço!

Valeu pela dica kra! mas esse método q vc passou é MUITO avançado pra o q eu preciso no momento hehehehe

minha agenda é bem ismples, so pra um trabalho de escola mesmo, só pode ter java e o banco pra vc ter ideia vai ser no Access hahaha

valeu mesmo!! :smiley:

Uma forma simples e um pouco mais flexível seria você criar um método fábrica que criasse os labels. Por exemplo:

public JLabel createLabel(String texto){
   JLabel label = new JLabel();
   label. setText(texto);
   label.setFont(Uteis.FONTE);
   return label;
}

Neste caso, se você quiser alterar mais alguma coisa além da fonte fica mais fácil…