Pessoal, gostaria de saber qual a opinião de vocês sobre ferramentas UML.
Conheço ArgoUML, Poseidon e Jude… qual a ferramenta que vocês usam? por que?? qual a vantagem de tal ferramente e quais as desvantagens das outras, prós e contras???
Eu, por exemplo, prefiro o Jude, pois tem uma ótima interface e a impressão é impecável!
Abraços,
[color=“green”]Eu uso o Jude tb e não tenho do q reclamar (até então… não sei futuramente).
Além de ser gratuita é de fácil entendimento… Aconselho usar Jude!!![/color]
Olá,
Depende do que você quer fazer com UML.
Se você está usando UML para passar idéias, dizer como uma aprte do sistema será implementado, fazer rascunhos, etc. (tendência de metodologias ágeis defendida pelo Fowler), qualquer desenhador de diagramas está excelente, até mesmo um quadro branco e uma máquina digital.
Se você quer usar UML à mdoe ensinada nas aulas normais de engenharia dde software, como ferramenta para gerenciar e criar código automaticament,e vai precisar de algo mais robusto, uma ferramenta CASE como o Rose, Together, Magic Draw ou Poseidon. Essa abordagem é defendida pela IBM/Rational e muitas outras emrpesas engessadas.
Se você quer utilizar UML como linguagem de programação, utilizando conceitos de MDA, vai rpecisar de algo como o AndroMDA. Essa abordagem éd efendida por todo mundo, mas é meio sci-fi ainda (deve melhorar com a UML 2.0).
[]s
[quote=“pcalcado”]Olá,
Depende do que você quer fazer com UML.
Se você está usando UML para passar idéias, dizer como uma aprte do sistema será implementado, fazer rascunhos, etc. (tendência de metodologias ágeis defendida pelo Fowler), qualquer desenhador de diagramas está excelente, até mesmo um quadro branco e uma máquina digital.
Se você quer usar UML à mdoe ensinada nas aulas normais de engenharia dde software, como ferramenta para gerenciar e criar código automaticament,e vai precisar de algo mais robusto, uma ferramenta CASE como o Rose, Together, Magic Draw ou Poseidon. Essa abordagem é defendida pela IBM/Rational e muitas outras emrpesas engessadas.
Se você quer utilizar UML como linguagem de programação, utilizando conceitos de MDA, vai rpecisar de algo como o AndroMDA. Essa abordagem éd efendida por todo mundo, mas é meio sci-fi ainda (deve melhorar com a UML 2.0).
[]s[/quote]
Opa pcalcado
Só não entendi o que você quis dizer com linguagem de programação…
Pois até aonde sei uml não é uma linguagem de programação e sim uma metodologia… estou errado?
Se for, poderia me dar uma luz esclarecendo melhor?
Valeu.
[quote=“diogoacl”]
Pois até aonde sei uml não é uma linguagem de programação e sim uma metodologia… estou errado?[/quote]
Sim, você está errado 
A Unified Modeling Language é uma linguagem de modelagem de sistemas OO. RUP, XP, Scrum, UP, etc. são metodologias, e você pode usar UML na maioria delas.
A idéia por trás da UML como linguagem de programação é aprar de pensar nos modelos UML apenas como idéias do que vai ser implementado e fazê-las implementações.
Quando você programa em, por exemplo, Java, você apenas modela seu problema, que escreve o programa mesmo (bits e bytes) é o compilador. A idéia é que você modele seu problema completamente na UML e um compilador o transforme em bit e bytes 
sorry cara…
confundi Modeling com metodologia…
corrigindo, eu , ao meu ver é uma linguagem de modelagem e não uma linguagem de programação…
você não programa com UML, você modela! E isso é uma unifcação, ao invés das pessoas desenharem em cada empresa seguir o seu tipo de diagrama, estrutura, usa-se a UML para modelar! Era isso que eu quis dizer, desculpe pela METODOLOGIA… hehhe saiu…
uma analogia seria a modelagem de BD, não é uma linguagem, e sim modelagem ER.
[quote=“diogoacl”]
corrigindo, eu , ao meu ver é uma linguagem de modelagem e não uma linguagem de programação…[/quote]
Você consegue programar em Português? Português mesmo, do jeito que estamose screvendo aqui no fórum.
Não? Por que?
Porque não existe compilador. Construir um compilador para português é muito difícil, porque a linguagem é muito “orgânica”. UML não é assim.
Desde que haja um compilador, pode-se programar em UML. E para que? Por que é uma linguagem de extremo alto nível, ótima para, por exemplo, cosntruir linguagens específicas de domínio, destinadas à um tipo de aplicação.
Dê uma lida aqui:
http://www.omg.org/mda/
[]s
Já que vocês já saíram do foco da minha pergunta, vou sair mais ainda…
pcalcado… o que você quer dizer com “Toda vez que você usa Struts… Deus mata um bebê foca” ???
[quote=“Gleidstan”]Já que vocês já saíram do foco da minha pergunta, vou sair mais ainda…
pcalcado… o que você quer dizer com “Toda vez que você usa Struts… Deus mata um bebê foca” ???[/quote]
Foi mal desviar o seu topico cara, era só que eu queria esclarecer uma coisa que apareceu durante!
Mas ai pcalcado de te responder, vou dar uma lida melhor e depois continuamos nossas ideias!
hehehe

voltando…
eu curto o ArgoUML, o Microsoft Visio e o do Eclipse, que esqueci o nome…
Olá pessoal!!!
Eu usava o Argo para suprir uma necessidade q eu tinha de criar códigos modelados para PHP, pois ele era o único q tinha plugin para PHP, até onde eu achei…
Depois passei para o Magic Draw pois o Argo não limitava algumas coisas q não poderiam ser usadas no UML (ou eu não sabia como fazer :p)…
Quando comecei a usar o Rational Rose ele satisfez as minhas necessidades q eu tinha em desenvolvimento de Modelagem de Sistemas…
Agora uso ele com frequencia, pois também trabalho com Java agora…
[]'s