Depende de:
[list]Empresa que você trabalha. Cada empresa tem (ou deveria ter) um guia das convenções que devem ser utilizadas.[/list][list]Projeto que você está contribuindo. Projetos opensource tbm tem suas guidelines.[/list]
Agora, se nenhum dos dois itens acima se aplicarem, depende de você. O que você mais gosta? O que facilita sua leitura? O importante é seguir a convenção adotada no projeto inteiro.
Eu gosto de:
/** * Comentário inicial... * */// linha em brancopackagefoo;// linha em branco// imports em ordem alfabéticaimportjava.io.*;importjava.util.*;// linha em brancopublicclassTeste{// linha em branco para separar o miolo da classe de sua definição// métodos com corpo pequeno sem linhas em branco// do contrário, separar igual à classe// () do método junto ao seu nome// espaço para abrir o bloco ({)publicvoidteste(){// faz alguma coisa (máximo 3 linhas)}// separar TUDO que estiver dentro de parênteses com espaco// depois do parêntese de abertura e antes do parêntese de fechamento.// ↓ ↓ publicvoidteste2(intparametro){// declarar uma variável por linha// agrupar por tipos ou por propósitointa=1;intb=2;intc=3;int[]d=newint[]{1,2,3};// SEMPRE usar chaves em ifs, fors, etc. com apenas uma linhaif(a!=2){System.out.println("a não é 2!");}if(a==1){// índices de arrays sem espaços.// eu usei por muito tempo com espaços, mas de uns 2 anos para cá// eu tenho preferido sem espaçoSystem.out.println(d[0]);// mas quando existe alguma expressão, eu ainda prefiro espaçosSystem.out.println(d[(1+3/2)]);}// separar operandos com espaçosSystem.out.println(1+2+3);}// linha em branco para separar o miolo da classe de sua definição}
Essas são apenas algumas práticas q eu lembrei agora de bate pronto, mas tem mais.
Outra coisa legal é seguir o Java Code Conventions.
A
Andr_de_Souza_Vieira
Muito Obrigado Galera!
Solucionou minha dúvida.
Até mais ver.