Qual a melhor linguagem de programacao?

Ola galera…
Bom…sou um rescem nascido no mundo da programacao…
E como nao poderia ser diferente, tenho diversas duvidas por onde comecar…
Sei que estou num local onde respira-se JAVA, mas aqui vao algumas de minhas duvidas:

1. Qual eh a melhor linguagem de programacao orientada a objetos?
  2. Qual a diferenca entre JAVA e C++ ??
  3. As aplicacoes desenvolvidas em Kylix sao boas/estaveis ??
  4. As aplicacoes em JAVA nao ficam muito pesadas ???

Bom…trabalho e uso Linux ja a alguns anos, e agora quero (necessito) desenvolver aplicacoes para Linux (tipo sistema comercial integrado que acessam bancos de dados tipo PostgreSql ou Oracle)

Eh isso ai galera…como perceberam nao sei nada (ainda) de programacao…
Alguem pode me esclarecer algumas destas duvidas ???

Abracos,

Flavio

[Warflame detected]

1. Smalltalk. O resto não é de fato puramente orientado a objetos (ok, estou sendo radical, eu sei).
  2. Java não sofre linkagem durante o processo de compilação, gerando código nativo, ao contrário de C++.
  3. Não sei. Mas se é algo feito pelo Anders Heilsberg, melhor não apostar sua alma nele :twisted:
  4. Não. Decididamente.

[color=“blue”]COBOL forever :lol:

tô zuando, com certeza Java é uma das melhores 8)

Valeu pessoal !!!
Skyblue[/color]

Perguntar qual a melhor linguagem de programacao num forum de Java eh como perguntar qual a melhor banda de NWOBHM no fórum do fã-clube do Iron Maiden. :smiley:

a melhor eu não sei te falar. As que eu mais gostei foram c php e java agora se você quiser saber qual a pior ee te afirmo que é JavaScript, isso é coisa do capeta :slight_smile:

php ate da pra engolir, mas C orientado a objetos?! :shock:

JavaScript é uma linguagem melhor do que Java em muitos aspectos. O que fode é a implementação que a gente vê nos browsers :wink:

Experimente brincar com JavaScript usando uma implementacao boa (por exemplo, Rhino) e a coisa muda bastante de figura. Vale a pena :smiley:

Vou ter que discordar de algumas respostas dos colegas:

Essa pergunta é como perguntar se eu prefito comer de garfo ou de colher. A resposta certa depende do que você vai comer.
Você pode usar garfo pra quase qualquer coisa, mas se for comer sopa, existem ferramentas melhores. Por isso, não dá pra dizer qual é a melhor linguagem de programação (OO ou não). Isso vai depender da sua aplicação.

Inúmeras! Java é, de longe, muito mais portável do que C++. Possui uma ampla quantidade de bibliotecas, uma arquitetura OO mais limpa/clara e muitos outros detalhes. Por outro lado, C++ é compilado, permite herança múltipla e outros detalhes. Não dá pra responder tudo de uma só vez.

Essa eu não sei responder! :shock:

Novamente, depende. Eu não responderia com um “decididamente não”. :smiley:
Experimente fazer uma aplicação SWING, por exemplo. A título de comparação, faça um Hello World, exibindo uma caixa de diálogo, em Java e em Delphi/VB/C++. Veja a diferença!
Aplicações em Java podem ficar pesadas sim. Na verdade, tudo aponta para esse lado: código “interpretado”, garbage collector rodando, alocação dinâmica de memória usada abusivamente, etc. Mas, existem várias “técnicas” e recursos para evitar isso. Novamente, depende da aplicação e de como ela foi projetada. (nota.: aí, vocês vão dizer, em qualquer linguagem isso é verdade, mas eu replicaria citando o exemplo do Hello World! Não vou ser categórico, mas acho que não se pode otimizar um HW em Java a ponto dele ficar melhor do que em C++ - embora possamos desotimizar o HW feito em C++ :wink: )

Só uma correção: Java também. E digo mais: pra código de máquina! É virtual, mas continua sendo um máquina capaz de executar programas, não? :wink:

O que você provavelmente quis dizer aqui é que, ‘por outro lado, C++ é compilado para a plataforma nativa’. O que também é verdade em Java: existem diversos compiladores deste tipo (GCJ sendo o exemplo mais comum). Mas eu estou só enchendo o saco, tou sem nada a acrescentar na discussão até agora.

Bom, eu não sei comparar java a outras linguagens, mas posso te dizer muitos motivos que indicam o quão bom java é :smiley: leia o tópico “5 razoes para usar java” que ira se esclarecer bastante :slight_smile:

ps.: o que diabos é NWOBHM?

Tem esse também:
http://www.guj.com.br/forum/viewtopic.php?t=4956

New Wave Of British Heavy Metal :lol:

[]'s

[quote=“LIPE”]
ps.: o que diabos é NWOBHM?[/quote]

“New Wave Of British Heavy Metal”. Foi o boom que teve o Heavy Metal naquela época, com o Iron Maiden liderando a coisa.
Seria aquele tipo de coisa que acontece hoje em dia com outros estilos e que uma boa parte da galera que curtiu a NWOBHM insiste em descer a lenha, falando que o som não presta e que os moleques são tontos, justamente o que nossos pais falavam da gente na época eheheh. :wink:

Olá

A única linguagem realmente essencial que precisa ser aprendida por quem quer trabalhar com desenvolvimento de sistemas é o inglês. Quem não consegue ler inglês técnico sugiro fortemente que pare tudo e comece a aprender ou mude de profissão.

[]s
Luca

Linguagem boa é dificil…tive contatos com várias…trampei muito tempo com Java…bom…acho Java uma linguagem legal…tive contato com php um pouco e asp…achei o php legal tb…

quero deixar a minha pior aqui…javascript…linguagem chatissima para achar erros… :slight_smile: …as vezes perdia horas para achar um erro ridiculo… :lol:

ate mais…

como vc faz isso? eu costumo usar o Javascript Console do Firefox, q eh bem detalhado…

• Acredito que hoje Java é a linguagem Orientada a Objetos mais aceita no mundo. Ela é com certeza totalmente OO.

• Pense em C++ como um módulo de extenção da linguagem C. Ela na verdade apenas acressenta recursos. Porém é extremamente compléxa, e falo isso por experiência própria, sua sintaxe é tão grande que poderia levar uma vida p/ aprender, sem falar que criar um interface USER decente com ele é um inferno!! Java por outro lado é uma limguagem muito mais simples, sua sintaxe é pequena e qualquer um pode aprender em aprocimadamente dois meses. Sua API tb é muito mais extensa e as aplicações são muito menores. Além do mais costruir uma interface USER é tb MUUUUITO mais facil.

• Sobre o Kylix eu não posso te falar.

• Definitivamente não!! Eu ouço muito dizer que aplicações Java são pesadas, outros sitam aplicações SWING. Bom eu rodo aplicações Java SWING aqui em casa como qualquer programa C/C++ e minha máquina nem é tão potênte. É claro que leva um pouco mais de tempo p/ carreguar, mas o que são alguns segundos. Sem falar que essa diferença é ainda menor pois o Linux gerencia a memória muito melhor que o Windows e vc vai sofrer muito menos esse impácto. Diferença mesmo vc só vai sentir em projetos muito grandes e rodando sobre SOs ruins.
    Ex.: O Eclipse fica um MERDA aqui em casa. Uso o Windows 2000 e é só abrir o Eclipse que ele já cai na memória virtual. Por outro lado no SlackWare ele roda muito bem, e minhas aplicações tb, neste caso tanto no Linux quando no Windows.

E só mais uma coisa. A AMD tem um projeto p/ implementar a JVM nos chipsets dos seus processadores. A Intel já fez afirmações que mostram que esse é um caminho quase irremediavel. Logo seus programas Java serão tão ou mais rapidos que os equivalentes em C/C++!!!

[quote=“sergiousp”][quote=“richardpeder”]
quero deixar a minha pior aqui…javascript…linguagem chatissima para achar erros… :slight_smile: …as vezes perdia horas para achar um erro ridiculo… :lol:
[/quote]

como vc faz isso? eu costumo usar o Javascript Console do Firefox, q eh bem detalhado…[/quote]

Eu achava os erros pelo IE… :slight_smile: …mas isso faz muiiito tempo… :wink:

ate mais…

ta explicado! :? bizarro eh o IE!!! (aqueles erros dele sao mto obscuros)

Nao concordo com a ultima afirmacao. Afinal, onde estao os metodos dos tipos int, long, double, char? A mera existencia de tipos primitivos faz com que a linguagem nao seja “completamente OO”. Mas Java é “OO o suficiente”. :wink:

Isso pra não falar da herança multipla

Gustavo Guilherme BacK