Qual a melhor sequência de aprendizado?

Estou no inicio de um curso básico de JAVA, e também tenho estudando muito em casa, mas não tenho experiencia com programação, e estou tendo um pouco de dificuldade para absorver termos como: Strings, variáveis, IDEs, constantes, etc… na real, tá dificil de enchergar extamente a função de cada uma delas, e onde é o correto que elas estejam, as questões são:
1º Há uma sequencia lógica para aprender e absorver essas coisas?
2º Essa dificuldade é só minha, ou é normal no inicio dos estudos de JAVA?

Valeu gente!!!

Se vc não sabe o que são variáveis, constantes, string…
é sinal que vc não está apenas iniciando em Java, e sim
iniciando em programação, certo?
É a primeira vez que vc está aprendendo uma linguagem?

Qual sua idade? Faz faculdade na área?
Já fez disciplina de Algoritmos alguma vez?

Cara… estudar programação e não ter dúvidas é IMPOSSÍVEL!!!
Bem… quanto a suas, são normais. Qualquer um se enrola todo quando está aprendendo (eu faço isso direto!! hehehe…).
O que não vale é desistir. Faça o seguinte:

• Se você pretende aprender a programar além de Java, estude lógica de programação. Vai te ajudar a resolver os conflitos quanto aos tipos de dados e controles, como if, for, while e essas coisas.
  • Entenda o paradigma de programação orientada a objetos: programar é solucionar um problema no computador simulando o mundo real. Com o tempo você vai pegar isso rápido e fácil.
  • Se dedique bastante. Não há mérito sem esforço.

E, pra qualquer dúvida, posta aqui que o pessoal no fórum ajuda muito!! Eu sou prova viva de que esse fórum não só auxilia em dúvidas da linguagem como também é um excelente ambiente de contatos profissionais.

Um abraço,

Tiago Paulino.

Caramba, respostas muito rápidas, Muito bom…rsrs

Bom Milton, realmente estou iniciando em programação, e sim, é a primeira vez que estou aprendendo uma linguagem:
Tenho 29 anos, não faço faculdade na área, aliás até passei no vestibular pro IST aqui de Petrópolis, onde iria fazer TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) mas por causa do trabalho não pude frequentar e acabei perdendo a vaga, neste curso que eu estou fazendo houve uma introdução a algoritimos, e eu também tenho baixado muita coisa relacionada, em tese eu entendí, questões como identificar, definir e resolver o problema, criar um passo a passo da solução etc…o que tá me furando o olho mesmo agora é pssar a “receita” da solução para a linguagem, derrepente é por que tá muito no inicio, mas é uma experiência frustrante, saber resolver, mas não conseguir entender a liguagem para qual devemos traduzir essa pseudo-receita.
E Tiago, valeu mesmo, isso é uma das coisas que eu queria saber.

Brigadão gente!!

Aproveite e faça a sua inscrição no JEDI (Java Education and Development Initiative) e depois baixe as apostilas.
sds

EDIT - pus a URL, para facilitar a vida não só do Jorge como de todo mundo que quiser aprender.

Comece estudando Lógica de Programação, mas não pense que quando vc estiver trabalhando vc irá criar algoritmos, fluxogramas ou algo desse tipo antes de programar…

Vc já vai estar acostumado, então não precisará mais, MAS, pra começar é excelente, pois força seu pensamento lógico e rápido.

Depois, Programação Orientada a Objetos é uma boa continuação. Saber como um programa OO (orientado a objetos) funciona, como mexer com ele…é super importante…

Após isso, uma grande parte diz pra vc estudar Java propriamente dito, eu aconselharia vc a estudar UML, pois auxilia vc a continua estudando a POO e te da uma BELÍSSIMA base pra começar a programar. Mas lembre-se: UML NÃO É OBRIGATÓRIO EM UM CURRICULO DE PROGRAMADOR! É um diferencial, mas não uma obrigatoriedade.

Apenas agora eu falaria pra vc estudar o Java, mas começando de baixo: colocando em prática o que vc aprendeu em Lógica, POO e UML, pegando aqueles exercícios da lógica de programação e trazendo pra Java. Mas vamos com calma, pegue os exercícios MAIS FÁCEIS. Sem brincadeira, se vc sentir dúvidas, volte no nível anterior e tente arranjar mais alguns exercícios pra fazer até vc não ter mais dificuldades.

Espero ter ajudado…

Lembrando: Isso não é uma sequência a ser seguida rigidamente, mas é um conselho meu. Muitos vão dizer que UML não é pra ser estudado antes da linguagem. Eu estudei antes e isso só me ajuda.

Qulquer dúvida, precisando de apostilas, qualquer coisa, me manda MP que eu tento ajudar!

oi cara eu tb sou aprendiz em java mais ja usei o c++ como programacao.

sobre variaveis vou dar uma pequena dica.

vamos supor que tu queiras usar um programa que le um certo nome e sua idade.

inicio

// declaracao

string:=nome; // o nome usa-se geralmente os caracteres
idade:=inteiro; // a idade usa-se o inteiro pk varia de {1,2,3…N}; isso pk nao vamos dizer que o Rui tem 10 anos e meio mas se fosse essa intencao haveriamos de usar como declaracao
idade1:=real; // para numeros flutuantes

.
.
.

fim

espero ter ajudado

Lógica de Programação

Programação Orientada a Objetos

UML

Java, Como Programar - Deitel

Essa técnica de aprendizagem é excelente!

=)