Comece estudando Lógica de Programação, mas não pense que quando vc estiver trabalhando vc irá criar algoritmos, fluxogramas ou algo desse tipo antes de programar…
Vc já vai estar acostumado, então não precisará mais, MAS, pra começar é excelente, pois força seu pensamento lógico e rápido.
Depois, Programação Orientada a Objetos é uma boa continuação. Saber como um programa OO (orientado a objetos) funciona, como mexer com ele…é super importante…
Após isso, uma grande parte diz pra vc estudar Java propriamente dito, eu aconselharia vc a estudar UML, pois auxilia vc a continua estudando a POO e te da uma BELÍSSIMA base pra começar a programar. Mas lembre-se: UML NÃO É OBRIGATÓRIO EM UM CURRICULO DE PROGRAMADOR! É um diferencial, mas não uma obrigatoriedade.
Apenas agora eu falaria pra vc estudar o Java, mas começando de baixo: colocando em prática o que vc aprendeu em Lógica, POO e UML, pegando aqueles exercícios da lógica de programação e trazendo pra Java. Mas vamos com calma, pegue os exercícios MAIS FÁCEIS. Sem brincadeira, se vc sentir dúvidas, volte no nível anterior e tente arranjar mais alguns exercícios pra fazer até vc não ter mais dificuldades.
Espero ter ajudado…
Lembrando: Isso não é uma sequência a ser seguida rigidamente, mas é um conselho meu. Muitos vão dizer que UML não é pra ser estudado antes da linguagem. Eu estudei antes e isso só me ajuda.
Qulquer dúvida, precisando de apostilas, qualquer coisa, me manda MP que eu tento ajudar!