E ae pessoal to finalizando um sistema de banco de dados e estou na duvida de qual SGBD usar eu já fiz um curso sobre oracle 11g e essa seria minha primeira escolha porem, não sei se para uma aplicação desktop o oracle seria o melhor.
Alguem pode me dar uma dica?
Tirando a questão do preço, qual o problema do oráculo? Se quer um “free totalmente de grátis sem custo adicional” parecido com oracle, vá de postgres…
Tirando a questão do preço, qual o problema do oráculo? Se quer um “free totalmente de grátis sem custo adicional” parecido com oracle, vá de postgres…
Edit: Medo de uma aplicação que foi desenvolvida sem definição do banco de dados…
[quote=wiliam_jar]E ae pessoal to finalizando um sistema de banco de dados e estou na duvida de qual SGBD usar eu já fiz um curso sobre oracle 11g e essa seria minha primeira escolha porem, não sei se para uma aplicação desktop o oracle seria o melhor.
Alguem pode me dar uma dica?[/quote]
Depende do tamanho ou quanto a empresa está investindo no negócio para crescimento, além de investir no Oracle também terá que ter pelo menos um DBA com alguma disponibilidade para tirar bom proveito dele em relação as necessidades. E se for algo pequeno, mesmo tendo o Oracle Express, seria mais adequado o PostgreSQL.
No meu sistema (link na assinatura) eu deixo a opção por usar o MySQL(requer instalação) ou o H2(este é embarcado). Os 2 atendem a necessidade do sistema, algumas consultas complexas, triggers e views, nada tão avançado. Acredito que usar o Oracle exija uma necessidade de performance extrema.
Acredito que se for para uso de graça, pode usar tanto o MySQL(que é da própria Oracle), PostgreSQL ou então os bancos embarcados(H2,Derby, HSQLDB…). Tudo vai depender da complexidade e necessidade de performance da sua aplicação.
MySql, eu adoro ele pra aplicaçõe desktop ,rs
a minha opinião é que “depende” de onde você deseja manter esse banco de dados…
se for manter na própria máquina do usuário, eu recomendo ou o my sql (pela leveza) ou algum banco embarcado. Se for colocar em outra máquina como servidor de banco de dados (ainda que você coloque o servidor web na mesma), ai ja acho que compensa um oracle, postgree ou mysql ainda, dependendo da sua demanda (se vai precisar de particionamento, se vai ter uma quantidade excessiva de usuários simultâneos, muitas instâncias, ou se não vai usar tanto desses recursos, mais a parte de vários usuários simultâneos e olhe la mais você ainda quer algo robusto, ou se você quer algo realmente leve na máquina mas que não consuma muitos recursos de hardware como tempo de cpu por exemplo) e de se o dono do sistema está disposto a pagar ou não…
[quote]a minha opinião é que “depende” de onde você deseja manter esse banco de dados…
se for manter na própria máquina do usuário, eu recomendo ou o my sql (pela leveza) ou algum banco embarcado. Se for colocar em outra máquina como servidor de banco de dados (ainda que você coloque o servidor web na mesma), ai ja acho que compensa um oracle, postgree ou mysql ainda, dependendo da sua demanda (se vai precisar de particionamento, se vai ter uma quantidade excessiva de usuários simultâneos, muitas instâncias, ou se não vai usar tanto desses recursos, mais a parte de vários usuários simultâneos e olhe la mais você ainda quer algo robusto, ou se você quer algo realmente leve na máquina mas que não consuma muitos recursos de hardware como tempo de cpu por exemplo) e de se o dono do sistema está disposto a pagar ou não… [/quote]
all.-
Só para ter uma idéia, a própria Adobe (na versão CS2) tinha um programa chamado “Adobe Version Cue”, que era um programa Java que usava uma base MySQL. http://en.wikipedia.org/wiki/Adobe_Version_Cue
[quote=wiliam_jar]E ae pessoal to finalizando um sistema de banco de dados e estou na duvida de qual SGBD usar eu já fiz um curso sobre oracle 11g e essa seria minha primeira escolha porem, não sei se para uma aplicação desktop o oracle seria o melhor.
Alguem pode me dar uma dica?[/quote]
Se tem preferência pela Oracle vá de XE…
Pelo visto não conhece ou nunca trabalhou com framewworks de persistência…