Boa tarde pessoal. Faço Sistemas de Informação e sou “sócio” dos cursos Alura, digo isso porque comprei todos os pacotes e tenho gostado dos cursos, mas mesmo assim eu acho que ainda falta alguma coisa. A minha pergunta é: Pra onde correr depois da faculdade? Para se tornar um bom desenvolvedor. Cursos? Pós? Mestrado? Doutorado? EUA? Enfim, qual o próximo passo para se tornar um grande profissional?
Lembrando que todas as opiniões são bem vindas. Cada pessoa tem o direito de pensar do seu modo. E, para mim, tudo é válido, pois a intenção é explorar melhor o universo fora da faculdade.
Obrigado e um abraço a todos.
Douglas Zappelini
[quote=dzappelini]Boa tarde pessoal. Faço Sistemas de Informação e sou “sócio” dos cursos Alura, digo isso porque comprei todos os pacotes e tenho gostado dos cursos, mas mesmo assim eu acho que ainda falta alguma coisa. A minha pergunta é: Pra onde correr depois da faculdade? Para se tornar um bom desenvolvedor. Cursos? Pós? Mestrado? Doutorado? EUA? Enfim, qual o próximo passo para se tornar um grande profissional?
Lembrando que todas as opiniões são bem vindas. Cada pessoa tem o direito de pensar do seu modo. E, para mim, tudo é válido, pois a intenção é explorar melhor o universo fora da faculdade.
Obrigado e um abraço a todos.
Douglas Zappelini[/quote]
Já está empregado na área?
Olá dzappelini, você começou por um ótimo lugar, a Caelum é referência para aprender Java. Sobre os cursos, acho que você deveria avaliar o que você está precisando aprender no momento e fazer esses cursos, ou até mesmo comprar alguns livros e estudar por si mesmo. Está trabalhando na área? Um passo essencial pra tornar-se um grande profissional é entrar na área adquirindo a experiência do dia a dia, você vai se deparar com diversas situações que farão você evoluir com o decorrer do tempo. Não há grandes segredos, o principal é se dedicar.
Aproveitar o embalo de ser estudante e estudar pra concurso público através de curso integral.
Não trabalho na área. Trabalho com posto de gasolina. Mas sempre nas horas vagas estou estudando, no trabalho mesmo. Também estou envolvido num projeto para desenvolvimento de um site, mas também não sou eu quem desenvolve, mas atualmente uma das coisas que me motiva estudar java/android é para criar um app para o meu site e, futuramente também criar alguma coisa referente ao posto. Enfim, não trabalho diretamente na área, mas sou completamente ligado a ela, até porque se o site der certo como foi planejado eu vou ficar bem dizer trabalhando na área desenvolvendo em cima do meu próprio app. Mas eu pergunto isso porque eu já fiz Engenharia Florestal e quando eu estava na faculdade os alunos geralmente saiam da graduação direto para o mestrado e depois alguns para o doutorado. Eu não quero fazer somente a graduação em sistemas, gostaria de saber quais as opções para depois do curso? No caso da Eng. Florestal, a variedade de mestrado era ampla.
Att,
Douglas Zappelini
Inglês é o básico neste mundo… Para onde ir?
Tem diversos MBA em desenvolvimento, é uma opção interessante.
Para desenvolvimento java/android, além dos cursos, livros, o recomendado é muita prática, meter a mão na massa: desenvolva projetos, faça programas diversos.
Fazer uma MBA em Gestão de TI…ou até mesmo o tecnólogo, ótimo para se ter uma visão geral da área de TI… seja como desenvolvedor e ate mesmo como se funciona outras áreas dentro das grandes empresas…
Cara eu tenho vontade nem que seja uma extensão de 3 meses fazer fora do País.
Nos EUA na Califórnia,tenho um Tio que mora lá e ele vai me facilitar muito as coisas rs.
Ele mora perto Vale do Silício,gostaria muito de ter a experiência de fazer uma extensão uma boa universidade Stanford,Berkeley MIT e por ai vai rs…
Acho também que um concurso é muito bom.
Principalmente esses da PF,BNDES,BACEN …
Já pensou em fazer um Pós em Arquitetura de Software ou cursos.
E tantas opções que é difícil falar isso é muito pessoal.
Mais começa pelo Básico tenta entrar na área que gosta e adquirir experiência,depois você começa a pensar nisso.
Certificações também ajuda muito a conseguir um emprego !
O mundo profissional de TI é completamente diferente do mundo acadêmico.
Algumas coisas são mais práticas, outras são mais burocráticas; Várias situações são particulares, não se aprende estudando…
O que lhe aconselho é procurar um concurso público para você aproveitar sua bagagem acadêmica, pois as provas dos concursos públicos são feitas por profissionais acadêmicos, e não profissionais em atuação.
Caso não queira concurso, inicie em um emprego, mas esteja preparado para ganhar pouco, e se dedicar bastante.
Um profissional de TI demora de 3 a 6 anos para ganhar um salário razoável (algo em torno de 5/7 mil).