Olá pessoal sou novo aqui no forum e estou com uma indecisão tremenda, espero que vc’s possam me ajudar!!
Bom é o seguinte, eu estou com uma oportunidade de fazer um curso qualquer de TI;
pois bem eu não sei qual área é digamos “melhor” para ingressar.
Programação JAVA ou WEB
Sei que java tem diversas formas. A questão é, qual a linguagem que o mercado futuro vai precisar.
O que acha de eu tirar essa certificação e dpois mudar para J2EE ou J2ME…essa é a duvida…???
é viável???
O conhecimento de java que eu tenho é pouco pois aprendi na faculdade e como estou no 3 ano preciso saber aonde ingressar.
bom espero que vc’s possam me ajudar…
obrigado!!!
:lol:
Você tem java como um Kernel para as outras tecnologias que se extende para a plataforma J2EE.
Se você quer trabalhar com Integração de Aplicação você deve ter conhecimento sobre serviços EJBs entre outras tecnologias que atuem nesse cenário.
Falar eu tenho que uma opção entre Java e WEB é algo , como você me disse-se, devo endenter o que é Objeto mas não preciso saber o que são variéveis de instância.
O Java é hoje umas das principais plataformas de desenvolvimento do mundo (recentemente ate divulgaram pesquisa alegando ser a mais usada de todas). Investir em Java hoje é uma otima ideia se pensar no mercado disponivel.
O Java é uma plataforma completa, que abrange desde programação Desktop (telinhas etc), até Web, celulares e outras coisas. Para qualquer uma dessas areas que voce queira se especializar, eh necessario saber Java Básico e conceitos de Orientacao a Objetos (aconselho que entao comece seus estudos por aí).
Depois, para escolher que area seguir: a esmagadora maioria do mercado Java hoje está na parte de Web (Struts, JSPs, JSF etc). Entao eu iria por esse caminho. Nada impede claro que voce veja Java ME (a parte mobile do Java) tambem.
E, so pra esclarecer: o Java EE é a parte do Java que cuida de aplicacoes “corporativas”, mais pesadas, geralmente ligadas a servidor. A parte de Web do Java (JSP, Servlets, JSF) está dentro do Java EE embora este tenha mais coisas (como EJBs e outras siglas famosas).
Em suma: para quem está começando, recomendo um curso de Java Básico e Orientacao a Objetos e outro de Java para Web.
Seja bem-vindo!
Meu conselho é que você deve “agarrar” alguma linguagem e estudar muito.
Eu acho Java uma ótima opção, pois tem muito material disponível para estudo e uma comunidade muito forte!
Também não faria um curso para aprender Java. Baixe apostila, Caelum é uma das melhores, ou então compre um livro e estude.
Cara, ser autodidata é uma condição sine qua non de quem quer ser um bom profissional na área de informática.
É só minha opnião.
Boa sorte!
Bom, der tempo ao tempo… isso é essencial… agora se quer aprender uma linguagem de programacao e quer investir em java… começe pelo basico com o pessoal acima falou, eu tb nao recomendo ir logo para um curso… vc pode aprender muita coisa… com Internet(incluindo participação no guj) + Livros. Caso vc tenha disciplina para estudar com livros… é um bom caminho, mais barato e que o nivel de aprendizado… é diferente do curso… Mas se vc “se acha” que nao é autodidata… responda:
pq?
Ja tentou ser e nao teve sucesso mais pq?
Ja que esse ponto de audidata depende da cultura ou necessidade… se quando vc nasceu sempre foi estimulado a leitura entao facilita senao vc pode ser a partir de agora por necessidade e muita força de vontade…
Por fim, as ferramentas abaixo:
livros(dar uma pesquisa aqui no forum que vc vai encontrar topicos sobre livros recomendados)
participar de um grupo, forum(guj) - mesmo que vc nao possa ainda esta ajudando mais, lendo posts de outros usuarios, da categoria que vc está é interessante com o tempo vc começa a participar automaticamente…