Qual diferença entre () e []

assim galera fico na inercia em saber se () e [] o java n ver como diferentes ou existe alguma diferente por exemplo em array usamos o mesmo c = new int [];

iai tem difrenças entre eles ou nao? posso usar tanto () qto []
c = new int ();

hehe

[] é sempre para arrays.
() é sempre para chamada de métodos, agrupamento de expressões etc.
{} é sempre para agrupar comandos etc.
<> é sempre para "generics", ou então para os operadores de comparação.

Não é como em matemática.

vc usa [] quando lida com Arrays

vc usa () quando vc está chamando um método ou construtor sem parâmetros.

int [] a = new int[10]; // array de inteiros com 10 posições

String b = new String(); // instancia um objeto da classe String
String b = new String(“oi”); // mesma coisa, mas passando parametro no construtor

[quote=camilolopes]assim galera fico na inercia em saber se () e [] o java n ver como diferentes ou existe alguma diferente por exemplo em array usamos o mesmo c = new int [];

iai tem difrenças entre eles ou nao? posso usar tanto () qto []
c = new int ();

hehe [/quote]

Não entendi muito bem sua pergunta camilo…
apesar do pessoal ter respondido bem legal…não sei se foi isso que você perguntou…
Acho qeu você estava se referindo a criação de arrays…se usar [] ou () tem uma diferença…
seria isso? :?:

Acho q ele deu só como exemplo o array, más esta se referindo a tudo mesmo…
Estou certo ?

nesse exemplo q vc deu o [] serve pra declarar um vetor de inteiros. Esse uso “int()” SERIA um construtor de uma classe. Porém, essa classe int não existe. Ou existe?

Só lembrando…existe tb o diferente uso de () e [] em EL (Expression language)

Apesar de achar q ñ existe, tbm fiquei com a puga atrás da orelha com relação a pergunta do rissato. :?:

int é um tipo primitivo. Primitivos não têm construtores. Se você tentar usar “new int()” vai obter um erro de sintaxe.

Foi o q eu pensei, rs.

para você conseguir usar os inteiros como objetos, você tem que usar os “parentes” objetos deles…conhecidos como wrappers(acho que é isso)
ai então ficaria:
Int i = new Int();

:wink: não é?

ae galera vlw pela ajuda, era isso mesmo q queria saber a diferença entre os dois…obrigado pela ajuda dei apenas um exemplo… com array mas solucionaram heeh!!