Hein?
Uma vez acreditei que os métodos são as funções de um objeto ou classe.
Se vc estiver programando em Java é método se tiver em VB,ASP etç, é função mas basicamente é a mesma coisa.
Ex: Java
public boolean validaCpf(String cpf){
}
Ex: VB
Function validaCpf(cpf as String)
End Function
Me corrijam se eu estiver errado.
Não tem haver com tipo: um retorna algo, outro não retorna nada? Sei lá…
Uma função deve retornar algo.
Um método pode ou não retornar alguma coisa.
Andre nao tem nada haver, o q o Pedrosa falou esta CORRETO so um coisa
no exemplo q ele deu de java q esta faltando…
Ex: Java
public boolean validaCpf(String cpf){
//Faltou
return cpf //// true ou false
///
}
[quote=Diogo Cabral]Uma função deve retornar algo.
Um método pode ou não retornar alguma coisa.[/quote]
Uma função em C pode ser do tipo void, isto é, não retornar nada, com oum método void em java. Claro, temos o caso das functions e procedures em Pascal e coisas assim…
Entretanto vc não precisa atribuir o valor retornado para algum objeto ou variavel. Prova disso é que a função printf em C retorna um inteiro que ninguem usa, praticamente.
Acredito que Função é um Metodo… Pelo menos ninguem postou algo realmente que quebrace esse conceito…
:!:
Oi, pessoal,
Eu estou muito no início do estudo de Java, preciso é de aprender, e graças a ajuda que recebo aqui de vocês eu estou melhorando meus conhecimentos, não me sinto em condição de ensinar nada, mas eu acho que faltou dizer aí acima uma coisa importante, é que em Java não existem funções, esse termo acho que pode ser esquecido por quem deseja aprender java.
Mas já foi dito aí acima que o que é função em outras linguagens , em Java é método, não importa se retorna ou não retorna, isso em java, mas aí se é pra comparar com outras linguagens, se não retorna não é função, é procedure.
Dá uma confusão danada na cabeça da gente. Por exemplo no Visual Basic, métodos são rotinas embutidas nos componentes, ou respostas a eventos. Se você cria um procedimento em VB é uma sub procedure, em Java é método(), não precisa retornar nada. Mas no VB se retorna é função (claro, chama de Function Procedures) mas é função, se não retorna não é função, é procedure comum. Mas, em Java, retornando ou não, é método().
Essas diferenças é que me dificultam entender java. Por isso, o que eu preciso mesmo é de ajuda, mas falei só porque lembrei dessas diferenças. Em Java, a única coisa que eu consegui aprender é que existem classes, essas classes tem objetos e métodos próprios, e esses objetos e métodos podem se usados por outras classes. Como? Ainda estou aprendendo.
Abraço a todos.
Luca
se nao me engano em linguagens como pascal, existe funcao e procedimento, uma retorna algo e a outra nao retorna, ou seja, é void.
Em java tudo é metodo.
Entao metodo é funcao e procedimento.
Cara li muito a respeito disso uma vez
E pelo que entendi Função é a mesma bosta que método… só que o tal
“método”, é uma maneira mais bonitinha de se chamar, e mais nada!..
PS: Se função pode ou não retornar , e metódo não… é inviável… essa afirmação!.. acredito eu…
Trabalhei muito tempo com o PHP e lá é function pra cá function pra lá…
e o mesmo pode ou não retornar algo…
Olá,
Discussão interessante!
:arrow: http://www.tech-faq.com/lang/pt/java-method.shtml
Sem mais!
Abraço,
São só nomes.
Em Java temos funções associadas a objetos chamadas de métodos.
Em C++ temos funções-membro (apesar de agora se falar muitoem método também).
Em linguagens procedurais, onde uma função é o tijolo fundamental e não objetos, temos geralmente funções e procedimentos, uns com retorno outros não.
~Cada linguagem chama suas funções de uma coisa, umas têm algum nível de classificação mais específico.
Perguntei pq sou novo aqui na minha empresa. Tem uns vb-man aqui q falaram entre si: “ora…(não entendi)… posso usar método e função aqui tbém…”, eu só escutandinho, achei melhor perguntar no forum pra não me queimar…
se você estiver programando em pascal tem sim,
em pascal procedure não tem retorno, function tem …
mas em java é tudo method, que pode retornar “void” ou qualquer outra coisa
[quote=peczenyj][quote=Diogo Cabral]Uma função deve retornar algo.
Um método pode ou não retornar alguma coisa.[/quote]
Uma função em C pode ser do tipo void, isto é, não retornar nada, com oum método void em java. Claro, temos o caso das functions e procedures em Pascal e coisas assim…
Entretanto vc não precisa atribuir o valor retornado para algum objeto ou variavel. Prova disso é que a função printf em C retorna um inteiro que ninguem usa, praticamente. ;-)[/quote]
Verdade, respondi pensando em uma determinada linguagem e esqueci das outras.
Acho que o pcalcado conseguiu sintetizar a discussão em uma só frase.
[quote=lorena.dourado]Olá,
Discussão interessante!
:arrow: http://www.tech-faq.com/lang/pt/java-method.shtml
Sem mais!
Abraço,
[/quote]
fala sério …
usaram o tradutor do google pra traduzir esta página
olhem a desgraça que tem la …
vácuo público da estática principal (args da corda []) {
// este programa de Java imprime “Hello o mundo!”
System.out.println {“Hello mundo! ”);
}
“vácuo público da estática principal” ficou meio forçado
agora, “args da corda []” matou a pau
eu levei acho que pelo menos 20 segundos pra acreditar nisto
As literaturas costumam tratar em Java tudo como método.
Em VB, muitas literaturas dizem o que a galera já disse aqui: função não pratica nenhuma ação e retorna algo. um método (uma Sub) pode ou não praticar uma ação e não retorna nada.
Há muito tempo atrás, naum lembro em que VB, eu dei uma de joão-sem-braço e tentei fazer uma function alterar alguma coisa (naum lembro se um arquivo, um objeto, ou sei lá o que), e ele dava pau na linha que praticava a ação.
Agora, em java, eu acho que é mais uma questão de gosto mesmo, chamar função ou método. Tem quem chame tudo de função, tem quem chame tudo de método e tem também quem aplica a diferença do VB no Java pra se referir aos métodos (ou funções? :lol:). Já vi usarem também “operação”, mas esta carregava uma certa semântica: Se referia a métodos/funções definidas por interfaces definidas por um componente para se ligar a outros componentes através de interfaces por estes disponibilizadas… :!: :!: :!: :!: :!: :!: :!: :!: :!: :!: :!: :!:
PS.: C… de rir com a tradução mencionada pelo Urubatan… muito comédia…
Pessoal, pessoal!
Como o pcalcado disse, são apenas palavras. Tanto métodos como funções, procedures ou o que quiserem chamar são módulos de código que se sabe que pode se chamar mais de uma vez. Ou não. Nesse caso, servem apenas para dividir um programa em segmentos menores e mais fáceis de se dar manutenção mais tarde.
Puxando pela primeira explicação que dei, podemos usar 2 nomes que são comuns a todos esses (uma espécie de “superclasse”): rotinas e/ou sub-rotinas.
Pegando uma possível definição de rotina: tarefa que é feita mais de uma vez.
C.Q.D.
Acho que essa frase é do Nelson Piquet
[]s